Brasil, 18 de Junho de 2018

+ F O N T E -

PROTESTE ensina consumidor a se proteger de ataques virtuais

Manter senhas da Internet seguras requer uma série de cuidados

A PROTESTE, Associação de Consumidores, faz um alerta para os consumidores sobre ataques na internet. O cyber crime pode pesar no bolso até mesmo de empresas, forte alvo dos criminosos.

Quem nunca se preocupou com as senhas, deve repensar sua segurança virtual. Segundo os dados publicados pela cam­panha do Dia Mundial da Senha, 90% das senhas criadas hoje em dia, são fáceis de serem descobertas por crackers (pessoa que tenta roubar senhas) e hackers. As mais comuns são: 123456, senha, deus, ninja, combinações com no­mes, sobrenomes e até mesmo datas de aniversário, números de telefone e documentos de identificação.

O Relatório de Informações de Segurança Cibernética do Norton, explica que o Brasil está entre os cinco países que mais sofrem crimes cibernéticos. Somente em 2016 os ataques chegaram a 42,4 milhões de pessoas afetadas, e o prejuízo total chegou a US$ 10,3 bilhões — R$ 31 bilhões. Ataques de malware são os tipos mais comuns.

Manter uma senha segura pode resolver os problemas dos mais simples aos mais complicados. Em caso de uma invasão ao e-mail pessoal, informações pessoais estariam comprometidas, assim o como o recuso “esqueci a senha” poderia ser utilizado para diferentes acessos.

A associação recomenda que sejam criadas frases, utilizando a quantidade má­xima possível de caracteres ou, pelo menos, 16 caracteres. É imprescindível escolher frases por se tratar de algo fácil de lembrar, em vez de siglas ou datas, além de ter a opção de mesclar letras maiúsculas e minúsculas, alguns números e até caracteres especiais, como pontos de exclamação e arrobas, por exemplo. Seguindo essas orientações, uma senha segura seria: EuSaioDeCasaAs7e30 ou Euvistocalça40ou42. Lembrando que é só um exemplo, cada um precisa personalizar sua própria senha.

Dê adeus às senhas mais utilizadas

Jamais uti­lize a mesma senha para contas de e-mail, redes sociais, acessos ao Internet Banking e em cadastros de lojas virtuais. Para não se confundir, utilize um gerenciador de senhas. Por último e não menos importante, a PROTESTE aconselha a mudança da senha de três em três meses.

NÃO USE DATAS DE ANIVERSÁRIO

Quanto menor for a senha, mais fácil ela poderá ser descoberta. Porém, existem outros erros clássicos que muita gente não sabe:

✓ Sequências numéricas óbvias como 123456, 654321 e qwerty, ou combinações como abc123, são fáceis de serem descobertas, porque são as mais utilizadas;

✓ Data de aniversário, nome dos familiares e de animais de estimação e informações como clube de futebol favorito são dados fáceis de serem obtidos nas redes sociais;

✓ A combinação das iniciais do próprio nome e sobrenome e alguma sequência numérica, como data de nascimento, devem ser evitadas;

✓ Depois de criada uma senha forte, evite conta-la a alguém e evite utilizar ela em computadores com rede aberta (como a de uma lan house )ou de pessoas desconhecidas.

A PROTESTE relatou um golpe sofrido pelo consumidor e como evita-lo. Confira: https://www.proteste.org.br/eletronicos/computadores-notebooks-e-perifericos/noticia/saiba-identificar-golpes-enviados-por-e-mail


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::