Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Kaspersky Lab alerta: campanha maliciosa no WhatsApp promete kit gratuito no Dia Internacional da Mulher

Cibercriminosos brasileiros tem usado o Dia Internacional da Mulher como isca de um novo ataque malicioso disseminado via WhatsApp. A mensagem promete um kit de maquiagem gratuito às pessoas que acessarem o site. Para disseminar o golpe de maneira mais efetiva, os criminosos utilizam engenharia social para convidar os usuários a compartilharem uma mensagem com seus contatos, além de notificações de navegadores e sites, visando alcançar um maior número de vítimas.

Assim como em outras campanhas maliciosas encontradas recentemente, o método de distribuição primário da mensagem é feito por meio de notificações via navegador:

A campanha é similar a outras disseminadas ultimamente, mas possui um foco na área de varejistas do setor de beleza – sendo que o ataque oferece produtos que não existem. Quando a vítima clica no link indicado, ela é direcionada para um site falso com muitas propagandas – forma usada pelo criminoso para monetizar o golpe. Em alguns casos, quando o golpe é completado, pode até ser oferecido a instalação de um aplicativo com caráter malicioso.

A temática dos golpes são bem similares com os que alertamos no ano passado, como os que envolveram Walmart, Uber e Nespresso, bem como um falso bônus de R$15 de crédito no celular.

“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”, ressalta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab.

Como não há previsão de diminuição desses ataques, a Kaspersky Lab levantou as seguintes dicas para que os usuários não caiam em mais golpes ao longo do ano:

- Desconfie de links recebidos: mesmo que a conversa não seja com um desconhecido, é preciso duvidar da veracidade da mensagem, ainda mais se inclui uma promoção; procure sempre confirmar no site oficial da empresa qualquer informação;

- Cuidado com o mouse (ou o touch): nunca clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse sites desconhecidos. Quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente o URL em vez de clicar em um link;

- Tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos: usar um software, como o Kaspersky Internet Security, bloqueará o acesso aos sites maliciosos, scripts que tentam alterar seu roteador e assim você terá uma navegação mais tranquila;

- Notificações: não autorizar notificações em qualquer website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso. Revise sempre as configurações avançadas no seu navegador, seja no desktop ou smartphone, e remova os sites desconhecidos que estão autorizados a emitir notificações.

Os links maliciosos dessas campanhas são bloqueados em todas as soluções da Kaspersky Lab, inclusive no Kaspersky Internet Security para Android.
Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é uma empresa global de cibersegurança que comemora há mais de 20 anos sua operação no mercado. A experiência de inteligência e segurança de ameaças profundas da Kaspersky Lab está constantemente se transformando em soluções e serviços de segurança da próxima geração para proteger empresas, infraestrutura crítica, governos e consumidores em todo o mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui proteção de endpoits e uma série de soluções e serviços de segurança especializados para combater ameaças digitais sofisticadas e em constante evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias Kaspersky Lab e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que mais lhes interessa. Saiba mais em www.kaspersky.com.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::