Brasil, 20 de Junho de 2018

+ F O N T E -

O boom dos cabos de fibra óptica

Ubiratan Resende (*)

O mercado de fibra óptica movimentou US $ 2,75 bilhões em 2016 e, conforme as expectativas mais conservadoras, deve chegar a US $ 3,72 bilhões em 2022. É um crescimento superior a 5% ao ano. Mas o que está por traz desta expansão contínua? Por que os cabos estão se tornando tão populares?

A principal razão é o aumento drástico da quantidade de dados que o mundo produz. De acordo com a previsão do IDC, até 2025, o "campo de dados global" (a soma de todos os dados criados, capturados e replicados) crescerá para 163 zettabytes - dez vezes mais do que os 16.1ZB dados gerados em 2016. Essa expansão demanda conexões com grande capacidade. É aí que os cabos ópticos se tornam essenciais.

Por muito tempo, o cobre, por conta de sua alta condutividade, atendeu às necessidades quanto à transmissão de dados. As novas tecnologias, porém, tornaram o cabeamento tradicional obsoleto.

As qualidades superiores do cabo óptico ativo (AOC) tornaram-no parte essencial de inovações como realidade virtual, Internet das Coisas (IoT), Big Data, robótica, entre outros. Essas tecnologias só puderam se tornar realidade por conta da transmissão de um gigantesco volume de dados livre de interferências internas e externas.

Isso é imperativo no meio empresarial, mas ocorre também nas residências. Serviços como Video on Demand, videoconferência, jogos e vigilância domiciliar só operam adequadamente com uma conexão confiável. O cabeamento óptico também é essencial para profissionais da fotografia, música, áudio e vídeo, que precisam transmitir arquivos com infindáveis gigabytes, com alta fidelidade e com rapidez.

Essa aplicação universal vai tornando o uso de cabos ópticos generalizado. Não só pela qualidade de transmissão que as novas tecnologias demandam para serem devidamente aproveitadas, mas para processar um volume de tráfego de dados que só cresce.

(*) Ubiratan Resende é diretor geral da VIA Technologies no Brasil


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::