Brasil, 18 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Cuidado: o cibercrime pode estar fantasiado neste Carnaval

Todo brasileiro sabe que o ano começa depois do Carnaval. Uma das festas mais esperadas, com muita folia, risadas e diversão, também traz ótimos dias de folga e de despreocupação com a rotina. Mesmo quem viaja nessa época e fica longe das festas carnavalescas, utiliza seus dias de folga para relaxar e esquecer dos problemas. E é justamente em uma hora tranquila que os cibercriminosos se preparam para atacar sua próxima vítima.

Assim como as escolas de samba, que cumprem uma série de requesitos durante os desfiles para poderem concorrer ao título de campeã do Carnaval, os cibercriminosos também podem ser avaliados da mesma maneira – e, infelizmente, acabam recebendo 10 em todos os quesitos que concorrem.

O enredo é um dos pontos fortes dos criminosos online. Assim como em um desfile de samba, a história do golpe deve ser bem contada, para que seja fácil enganar qualquer um que esteja vulnerável. Para que o enredo faça sentido, é preciso ter harmonia. Os ataques possuem um cenário perfeito, um link aparentemente legítimo e uma mensagem chamativa: tudo para que o usuário não perceba que a mensagem é um golpe. O “conjunto da obra” leva a vítima diretamente para sua rede, conseguindo acesso fácil aos dados que querem roubar – além disso, o quesito fantasia também recebe nota máxima.

“Os golpes podem ser encontrados de diversas maneiras e utilizam diferentes ‘adereços’ para agradar ao público, como golpes utilizando as marcas Walmart, Uber e Nespresso. Sendo que, na verdade, não se passa de um ataque com o objetivo de extrair seus dados e usá-los da pior maneira possível”, diz Fábio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Já o quesito evolução é o que faz os golpes continuarem a acontecer. Cada golpe cresce mais em qualidade e quantidade – como o uso de caracteres unicode, fazendo com que domínios falsos tenham uma aparência muito próxima da URL do site verdadeiro, confundindo o usuário – o que faz com que mais pessoas caiam em suas armadilhas. A comissão de frente está igualmente com nota máxima, já que as exigências mínimas para se fazer um golpe sempre foram cumpridas, como: uma promoção falsa; um link falso; e uma frase pedindo para que a vítima passe essa mensagem para outros usuários – assim ajudando os criminosos.

Proteja-se neste Carnaval! Fique atento para não se enganar pela fantasia tentadora que o ataque do ciberminoso estará usando. Por isso, para te deixar com o samba-enredo da segurança na ponta da língua, a Kaspersky Lab selecionou algumas dicas:

1) Cuidado com a rede Wi-Fi pública! Se você for utilizar, não faça login em páginas da web que podem colocar suas informações e identidade sem risco, como Facebook, Twitter, instituições financeiras, etc.

2) Caso precise realizar uma transação bancária, por exemplo, configure uma Rede Privada Virtual (VPN) e a utilize para se conectar a uma rede Wi-Fi – assim, você protege as informações transmitidas a partir do seu dispositivo.

3) Não acesse contas pessoais (bancos, e-mails ou rede sociais) por meio de dispositivos públicos. Tenha cuidado so se conectar, pois esses dispositivos podem ter programas de spyware instalados que monitoram e gravam o que foi digitado nas teclas e podem comprometer informações financeiras pessoais.

4) Se for viajar ou curtir os blocos de Carnaval, utilize o cartão de crédito em vez do de débito. Muitos cartões de crédito têm, embutido no sistema, uma proteção contra a fraude que reembolsa seu dinheiro caso isso aconteça. Soluções como o Safe Money criam um ambiente seguro para qualquer transação online que precise de informações bancárias, de cartão de pagamento ou de compras.

5) Preste atenção na hora da compra e certifique-se que o vendedor devolveu o seu cartão. Ao digitar sua senha, tape os números com sua mão livre e verifique se não há ninguém suspeito por perto tentando ver sua senha (já foram vistos casos de troca de cartões durante blocos de Carnaval de rua nas grandes cidades). Um criminoso experiente precisa menos de um minuto para obter informações essenciais, além de fraudar e clonar dados.

6) Utilize uma solução de segurança completa para seus dispositivos como o Kaspersky Total Security Multidispositivos para Android, iPhone, iPad, Mac e PC, que irá te acompanhar em todos os momentos deste feriado.

Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é uma empresa global de cibersegurança que comemora há mais de 20 anos sua operação no mercado. A experiência de inteligência e segurança de ameaças profundas da Kaspersky Lab está constantemente se transformando em soluções e serviços de segurança da próxima geração para proteger empresas, infraestrutura crítica, governos e consumidores em todo o mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui proteção de endpoits e uma série de soluções e serviços de segurança especializados para combater ameaças digitais sofisticadas e em constante evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias Kaspersky Lab e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que mais lhes interessa. Saiba mais em www.kaspersky.com.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::