Brasil, 20 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Malware Zumanek rouba credenciais bancárias e tem o Brasil como foco

Malware Zumanek rouba credenciais bancárias e tem o Brasil como foco

Há aproximadamente três meses a ESET, empresa especialista em detecção proativa de ameaças, detectou o Zumanek, uma nova família de malwares bancários, que ataca quase que exclusivamente o Brasil. Seu nível de detecção ainda não o coloca no top 10 de spywares/bankers mais detectados no país, mas o vírus traz indícios dos planos futuros do cibercrime brasileiro, focado em bancos e criptomoeadas.

A ESET analisou uma amostra dessa família de malwares (versão 3.0) com o objetivo de entender seu funcionamento e verificar as precauções tomadas por seus desenvolvedores para evitar a detecção.

Entenda a atuação deste malware bancário:

Para chegar às vítimas, os cibercriminosos se valem da Engenharia Social a fim de convencer a pessoa a baixar e executar o primeiro estágio de infecção.

Nesse primeiro estágio, o intuito é fazer uma triagem inicial da máquina onde está sendo executado, realizar o download do payload final (parte do vírus que executa a ação nociva) e, por fim, executá-lo na máquina comprometida.

Um dos motivos que explicam as detecções serem (quase que) exclusivamente no Brasil, está no fato do downloader verificar a língua do sistema escolhida pelo usuário e só atuar se entrada corresponder a ‘pt-br’.

Outra verificação do malware é com relação à proteção da máquina. Antes de tentar fazer o download de qualquer arquivo, o downloader verifica a presença de diferentes antivírus. Caso algum deles seja detectado, o processo é imediatamente encerrado. Caso não haja antivírus, o malware prossegue com o download do payload final e sua execução na máquina da vítima.

Ao final de todos os downloads e da descompressão dos arquivos (já que o payload vem em forma de ZIP), é verificado se os arquivos foram baixados e modificados corretamente.

Se a verificação for positiva, o payload final é executado. Caso contrário, os arquivos são escondidos (FILE_ATTRIBUTE_HIDDEN) e o sistema é reiniciado.

Na sequência, chega-se ao segundo estágio, que tem como finalidade prover ao atacante o controle remoto à máquina da vítima, para o roubo de credencias de acesso a serviços online banking e a casas de câmbio de criptomoeda.

A cadeia de ataque é realizada de maneira muito simples: o downloader se encarrega de baixar um ZIP contendo dois arquivos, um executável legítimo (e assinado) e uma DLL maliciosa (biblioteca dinâmica de dados para execução de tarefas) que é carregada pelo executável, executando, na sequência, o arquivo legítimo.

Após a execução dos arquivos, o Zumanek pode enviar diversos comandos à máquina da vítima. Além disso, o operador pode também visualizar a tela do usuário a partir dos dados enviados, realizando os seguintes comandos:

Isso significa que os dados bancários da vítima se tornam completamente expostos e, consequentemente, vulneráveis.

Dessa forma, fica claro que a família de malwares Zumanek trata-se de um RAT (Remote Access Trojan) com características de banker, com foco no mercado financeiro nacional: seja tradicional (ou seja, bancos) ou seja no novo mercado das criptomoedas.

“Como vimos, o cibercrime brasileiro é bastante inovador e ativo. Portanto, é sempre importante estar atento, principalmente quando utilizamos as facilidades trazidas pelas plataformas bancárias online e, agora, pelas criptomoedas”, finaliza Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil.

Para mais informações sobre a atuação do Zumanek e sobre como proteger o sistema, acesse: https://www.welivesecurity.com/br/2018/01/17/zumanek-malware-tenta-roubar-credenciais-de-servicos/

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo