Brasil, 27 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Dicas da Fundação do Câncer para os foliões

O mês de fevereiro chegou e com ele a maior festa popular do país: o Carnaval! Como esse ano acontece na última semana do mês, ainda dá tempo de se preparar para enfrentar a maratona de blocos e desfiles pela cidade. Entre um batuque e outro, é bom relembrar alguns cuidados básicos com a saúde para a brincadeira não sair do ritmo. A Fundação do Câncer selecionou algumas dicas simples para os foliões aproveitarem essa jornada com energia de sobra.

· Alimentação leve

Procure comer, no mínimo, cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes. Troque as frituras por alimentos cozidos ou assados e inclua grãos, cereais integrais, leite e derivados desnatados em suas refeições. Evite alimentos industrializados, carnes processadas, defumadas, curadas e embutidos.

· Tá com sede?

Na correria, a hidratação é outro item bem importante. O corpo humano é formado por quase 70% de água, que facilita a absorção dos alimentos, diminui os riscos de infecções, pois desintoxica o organismo e contribui no fortalecimento das defesas. Invista em água e sucos naturais.

· Mexa-se!

A prática regular de atividades físicas ajuda na manutenção do peso, diminui o risco de desenvolver doenças crônicas e melhora a disposição. Trinta minutos de exercícios diários já são suficientes para obter bons resultados e para aguentar firme e forte os dias de Carnaval! Consulte seu médico antes de iniciar alguma atividade física.

Outra dica importante é alongar o corpo antes da folia. O alongamento evita lesões, melhora a postura e provoca relaxamento.

· Evite bebidas alcoólicas

O consumo de álcool está associado a mais de 200 doenças como as cardiovasculares, mentais e hepáticas. O álcool também aumenta o risco de câncer de boca, esôfago, fígado e mama, principalmente se combinado com o tabagismo.

Por isso, a dica é parar ou, pelo menos, evitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas. Afinal, para ser folião não precisa estar com o copo na mão, né?

· Xô, cigarro!

O uso do tabaco é um dos grandes vilões da saúde, sendo considerado a principal causa de morte evitável pela organização Mundial de Saúde (OMS) e responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer. A fumaça do cigarro causa vários males também para quem não fuma.

São mais de 4.700 substâncias tóxicas em cada cigarro. Quando um fumante decide deixar de fumar, os primeiros benefícios começam a ser percebidos nos primeiros vinte minutos, com a normalização da pressão sanguínea.

· Use camisinha

O uso do preservativo é o principal método para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive do contágio pelo vírus do HPV, relacionado ao câncer de colo do útero, de pênis e de boca.

Por isso, ele nunca deve faltar nas relações sexuais, mesmo nos relacionamentos estáveis.

· Proteja-se do sol

O horário recomendado para o banho de sol deve ser antes das 10h e após as 16h. Fora desses períodos, a radiação solar é muito perigosa, pois favorece o envelhecimento precoce e aumenta os riscos de desenvolver câncer de pele.

Durante a folia, não esqueça de usar protetor solar na pele e nos lábios (mínimo FPS 30 contra radiação UVA e UVB e que deve ser reaplicado a cada duas horas), boné ou chapéu e óculos de sol com filtro ultravioleta. Pense nisso na hora de escolher sua fantasia!

Notícias ::