Logo
Imprimir esta página

Simpósio internacional discute inovações na ventilação mecânica durante a pandemia

O evento será gratuito e contará com especialistas de renome internacional e nacional

No dia 9 de julho, acontece o Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica, com intuito de debater sobre as técnicas tradicionais, mas sobretudo, analisar os aprendizados e inovações tecnológicas obtidas através da pandemia de covid-19. O evento é organizado pela Rede Americas, Instituto Americas e Centro de Educação e Treinamento Edson Bueno (Ceteb).

O evento conta com especialistas de renome internacional e nacional, se realizando on-line. “Será uma grande oportunidade de gerar compartilhamento de experiências práticas, debater estudos e evidências científicas mais recentes, além das melhores práticas para o sucesso do paciente e equipes de saúde”, destaca o organizador do evento, o coordenador nacional das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Rede Americas, Dr. Victor Cravo.

O outro organizador simpósio e coordenador da UTI Geral do Pró-Cardíaco, Dr. Felipe Saddy, enfatiza que o maior objetivo do simpósio é condensar as informações mais importantes para a prática médica e multidisciplinar. Segundo ele, um dos pontos importantes de debate será sobre a pandemia.

Segundo o especialista, através de estudos que serão apresentados e amplamente debatidos, foi possível perceber que existem três tipos de pacientes, cujas estratégias ventilatórias são diferentes de acordo com a manifestação desses fatores, e não identificar esses padrões de comportamento, pode levar ao aumento nos índices de mortalidade. “Nós sabemos que nem todo paciente com covid-19 se comporta da mesma forma, uma característica dessa doença é que ela tem um comportamento muito individual, cada paciente responde de uma forma”.

A partir das experiências de cada palestrante, seja no Brasil ou em países como Itália e Holanda, (países em que os palestrantes atuam), serão condensadas as informações cultivadas ao longo da pandemia e mostrados caminhos de tratamento que o médico, dentro de sua realidade pode atuar de forma mais assertiva.

Como participar

As inscrições para o Simpósio Internacional de Ventilação Mecânica são gratuitas, e podem ser feitas através deste link. Os participantes podem acompanhar as palestras através das plataformas digitais a partir das 8 horas no dia 9 de julho.

Programação:

8:00-8:15h – Abertura – Dr. Paulo Cesar P. Souza.

I – Entendendo a nova insuficiência respiratória aguda e o uso de suporte respiratório não invasivo.

Felipe Saddy

8:20h – Como organizar uma UTI para o atendimento da COVID-19?

Paolo Pelosi

8:40h – Como organizar uma rede de UTIs para o atendimento da COVID-19?

Victor Cravo

9:00H – Diferentes fenótipos de SARA na COVID-19 realmente importam?

Paolo Pelosi

9:20h – Suporte de oxigênio: Como escalonar?

Alexandre M. Isola

9:40h – Ventilação não invasiva: Qual a melhor interface?

Marcelo Viana

10:00h - Ventilação não invasiva: Como ajustar e qual o limite para o suporte invasivo?

Massimo Antonelli

II- Como proteger os pulmões e demais órgãos?

Patricia Rocco

10:40-11:00h – Síndrome orgânica múltipla na COVID-19 (MODS-COV2)

Patricia R. Macedo Rocco

11:20-11:40h – Métodos automáticos na proteção pulmonar: Eles são efetivos?

Marcus Schultz

11:40-12:00h – Manobras de recrutamento, titulação da PEEP e PRONA: O que faz diferença?

Carmen S. Valente Barbas

12:00h – Ventilação espontânea pode ser uma opção?

Felipe Saddy

III- SARA grave e suporte circulatório extracorpóreo.

Chair: Victor Cravo

13:30-14:00h – Suporte ventilatório extracorpóreo: uma revisão

Livia Melro

14:00-14:20h – ECMO: A experiência de um centro de referência.

Felipe Henriques

14:20-14:40h - Traqueostomia: Quando e como?

Marcio Lucas

14:40-15:00h – Sedação e bloqueio neuromuscular: Melhor estratégia.

Fernanda Cristina Paes

15:00-15:30h – Achados nas biópsias pulmonares e nas autópsias

Vera Capelozzi


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto