Logo
Imprimir esta página

FEMUSC promove Noite de Gala com obra musical de Dom Pedro

Festival Internacional FEMUSC. Foto Chan Festival Internacional FEMUSC. Foto Chan

Evento será transmitido ao vivo pelo canal do FEMUSC no YouTube

Em homenagem ao bicentenário da Independência, o Festival Internacional FEMUSC promove na próxima quinta-feira, 27/01, uma Noite de Gala com concerto da obra musical “Abertura para a Independência do Brasil” composta por Dom Pedro Primeiro em 1820.

Imperador do Brasil e Rei de Portugal, Dom Pedro de Alcântara teve formação musical e tocava clarinete, fagote e violoncelo. Também é autor de outras obras, além do Hino da Independência que também foi apresentando no festival.

O concerto “Abertura para a Independência do Brasil” será tocado com réplicas de instrumentos antigos para que o público conheça a mesma sonoridade da época da composição.

Na Noite de Gala também haverá composições de Mozart e uma apresentação especial do Femusckinho, uma colônia de férias musical para crianças entre 6 e 12 anos que acontece juntamente com o FEMUSC. O objetivo é despertar as crianças para o universo da música.

Já o encerramento do espetáculo ficará por conta dos professores de Música Popular Brasileira que também celebram a Semana de Arte Moderna de 22.

A apresentação da Noite de Gala será transmitida ao vivo pelo canal do FEMUSC no YouTube: https://www.youtube.com/user/institutofemusc

Grande concertos desta terça-feira, 25/01, traz um dos maiores gênios da música: Johann Sebastian Bach

A série Grandes Concertos do Festival Internacional FEMUSC desta terça-feira, 25 de janeiro, às 20h30, vai apresentar um especial sobre Johann Sebastian Bach (1685-1750) .

Entre os destaques, serão apresentados os Concertos de Brandenburgo nº 4 e nº 5. Considerados como expoentes da música do período barroco, os Concertos de Brandenburgo são uma coleção de seis peças encomendada por Cristóvão Ludovico de Brandemburgo-Schwedt e composta por Johann Sebastian Bach. Cristóvão, um colecionador de música, solicitou a obra depois de ouvir Bach tocando na propriedade de um príncipe rival.

Os concertos serão apresentados por professores do Curso de Música Antiga do Festival, entre eles Fernando Cordella, um dos principais cravistas de sua geração, reconhecido como o melhor da América Latina; Marc Destrubé, do violino barroco e a cravista Béatrice Martin, que tocou na abertura da nova Filarmonie de Paris,entre outros.

Sobre Bach

Nascido numa família de longa tradição musical, o compositor barroco, organista, violinista e cravista desde cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Bach compôs mais de 1.100 peças, entre oratórios, concertos, tocatas, cantatas, paixões, todas em sua maioria músicas sacras. Sua habilidade ao órgão e ao cravo foi amplamente reconhecida enquanto viveu e se tornou lendária, sendo considerado o maior virtuoso de sua época.

Sobre o FEMUSC

Considerado um dos mais importantes do gênero, o Festival Internacional FEMUSC 2022 foi criado em 2006 por iniciativa do maestro brasileiro Alex Klein. Sua proposta foi tornar realidade um sonho pessoal: democratizar, popularizar e internacionalizar o aprendizado de música erudita no Brasil, através de um festival pedagógico/profissional.

A 17 ª edição do Festival Internacional FEMUSC ocorre de 16 a 29 de janeiro de 2022. Durante os 14 dias, serão realizadas mais de 50 apresentações abertas ao público, incluindo concertos de alto nível artístico internacional. Este ano o Festival faz uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e a Semana da Arte Moderna de 22.

Serviço
17ª edição do Festival Internacional FEMUSC
De 16 a 29 de janeiro de 2022
Local : Auditório do Centro Cultural SCAR
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Informações:

Acesse e curta o FEMUSC o ano inteiro


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto