Logo
Imprimir esta página

Filme sergipano "Ímã de Geladeira" estreia na Mostra Tiradentes

O curta será exibido nos dias 24 e 25 de janeiro na plataforma do evento

Estrear um filme na Mostra de Cinema de Tiradentes é um desejo de muitos realizadores audiovisuais do Brasil, graças ao respaldo do evento em revelar filmes nacionais e à tradição de abrir o calendário anual do cinema brasileiro. Na 25ª edição do evento, Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo representarão Sergipe ao lançar o filme ‘Ímã de Geladeira’ nesta segunda-feira.

O filme integra a Mostra Praça e ficará disponível durante 24 horas a partir das 19 horas do dia 24 de janeiro no site oficial do evento, por onde também ocorrerá o bate-papo ao vivo com os diretores nesse mesmo dia, às 21 horas.

Ímã de Geladeira é um curta-metragem de ficção que transita entre os gêneros cinematográficos terror e fantasia para narrar a vida de um jovem casal preto que vive numa periferia sergipana. Com uma narrativa afro-surrealista, o filme discorre sobre a violentação aos corpos negros e periféricos e sua espetacularização pelos meios de comunicação de massa.

“A fabulação através do surreal é uma maneira de falar de algo tão profundo como o genocídio da população negra sem tocar diretamente nos traumas sofridos por nosso povo. E, mais, sem contribuir para as narrativas hegemônicas que mantêm o imaginário social sedento pelo espetáculo sangrento”, explica o co-diretor Sidjonathas.

Demarcação racial

Único filme sergipano desta edição do evento sudestino, “Ímã de Geladeira” faz uma importante demarcação racial em um espaço tradicionalmente ocupado por maioria branca, como grande parte das mostras de cinema do Brasil. A presença de dois diretores negros com um filme gravado na periferia do menor estado do país diz muito sobre o próprio tema da mostra: cinema em transição.

“Neste momento, sentimos o cinema mais próximo de nós. O movimento de cinemas descentralizados e cinemas negros vêm construindo há décadas um caminho - por vezes de formas muito precárias - para que hoje possamos discutir e vivenciar uma mudança cinematográfica”, contextualiza Carolen Meneses, co-diretora e roteirista do curta.

“Ímã de Geladeira” se soma a recentes produções afro-brasileiras que engrossam o caldo do que tem sido chamada de “primavera do cinema negro”, um movimento de ascensão de narrativas com protagonismo preto e de estreia de jovens negros cineastas, possibilitado no país pelo incentivo à democratização do acesso universitário e dos recursos públicos para o setor audiovisual.

Produzido no ano de 2020 durante a pandemia de Covid-19 seguindo todos os protocolos de saúde, o filme foi apoiado por políticas públicas emergenciais de cultura, o que revela, segundo Carolen, “que o estado de calamidade forçou a descentralização e desburocratização dos recursos e nos deu a possibilidade de acessá-los”.

O projeto foi apoiado pelo Edital de Premiação para Produção e Exibição Cultural proposto pelo Governo do Estado de Sergipe através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe - FUNCAP/SE, com recursos da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

PROGRAME-SE

Filme ‘Ímã de Geladeira’

Direção: Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo

Filme Ficção, 19’45”, 2022, São Cristóvão-SE

Classificação indicativa: livre

Na 25a Mostra de Cinema de Tiradentes - Mostra Praça

Exibição entre 24 (a partir de 19h) e 25 de janeiro (até 19h)

Bate-papo com diretores no dia 25 de janeiro às 21h

No site mostratiradentes.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto