Logo
Imprimir esta página

Seminário do MHN 2021 acontece on-line, nos dias 13 e 14 de outubro

“Escutas, conexões e outras histórias nos museus”

O seminário anual do Museu Histórico Nacional - que neste ano marca os 99 anos de criação do museu - aponta para as comemorações do seu centenário, em 2022, cujas ações de escuta e partilha são norteadoras para entender o espaço como local de conexão. O caxambu, tambor cerimonial utilizado na manifestação cultural afro-brasileira que integra o acervo do MHN, é o símbolo do Seminário MHN 2021, que tem como tema “Escutas, conexões e outras histórias nos museus”.

A transmissão acontece on-line, através do canal do MHN no YouTube (BIT.LY/CANALMHN), pela manhã (10h) e tarde (14h), dos dias 13 e 14 de outubro (os assuntos abordados serão “Curadorias compartilhadas em museus nacionais” e “Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”, respectivamente). Haverá certificado de participação mediante lista de presença em cada uma das sessões.

O evento faz parte do Plano Anual 2021, idealizado e desenvolvido pelo Museu Histórico Nacional, com o apoio da Associação de Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale (por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura). O Plano contempla temas como preservação de acervo, exposição, publicações, seminário e outras novidades, como a introdução do uso de tecnologia QR code em alguns espaços expositivos.

Provocar debates e estimular reflexões sobre processos museais
Em parceria com o Núcleo de Documentação História e Memória da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o objetivo do seminário neste ano é provocar debates e estimular reflexões sobre processos museais, tendo o museu como conexão para a produção de histórias e memórias diferentes daquelas consagradas na historiografia e museus tradicionais.

“A proposta de ouvir ‘outras histórias’ significa possibilitar a pluralização da construção da história nacional nas ações do MHN. A partir de um olhar crítico e reflexivo sobre o patrimônio museológico, a intenção é a de criar condições para a reflexão sobre temas que fortaleçam a democracia e a pluralidade da sociedade brasileira”, afirma Vania Bonelli, diretora interina do museu.

Para Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale, esta é uma oportunidade de reflexão, sobre nós e nossa história. “Para o Instituto Cultural Vale é muito relevante patrocinar o Museu Histórico Nacional, patrimônio nacional que abriga um rico e importante acervo. E que inicia as comemorações dos seus 100 anos com a promoção do diálogo e a troca de conhecimento, tornando esse patrimônio ainda mais vivo e acessível. Acreditamos que a nossa história precisa ser amplamente conhecida possibilitando às pessoas a ampliação do seu repertório, da sua visão de mundo para criarem perspectivas de futuro”, afirma.

Confira a programação completa:
Dia 13 de outubro
Sessão I (10h)
“Curadorias compartilhadas em museus nacionais”
Sandra Maria de Souza Teixeira – Museu das Remoções (RJ)
Mãe Meninazinha de Oxum e Mãe Nilce – Museu Iyá Davina (RJ)
Mediação: Maria Helena Versiani – Museu da República (RJ).
Sessão II (14h)
“Autoridade compartilhada e produção de conhecimento nos museus”
Tat’Etu Lengulukenu – Terreiro Inzo Unsaba Ria Inkosse (RJ)
Daua Puri – Movimento Indígena do Rio de Janeiro (RJ)
Mediação: Márcia Chuva (Unirio).

Dia 14 de outubro
Sessão III (10h)
“Bens e memórias: entre diálogos e disputas, tecendo novas narrativas”
Solange Palazzi – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto (MG)
Jean Baptista – Universidade Federal de Goiás (GO)
Mediação: Leila Bianchi Aguiar (Unirio).
Sessão IV (14h)
“Práticas de escuta e conexão entre museus e comunidades”
Áurea Pinheiro – Museu da Vila e programa de Mestrado Profissional em Museologia, Artes e Patrimônio/UFPI
Lopes Isabel Massango – Comitê Nacional do Conselho Internacional dos Museus/Icom-Ceca (Moçambique)
Mediadora: Juliana Siqueira – Secretaria Municipal de Cultura de Campinas (SP).

Informações sobre o Seminário MHN: .
Informações à imprensa:
Plano Anual MHN 2021: BriefCom - Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/
Demais atividades do MHN:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto