Logo
Imprimir esta página

Ciclo “Cinema e Política” começa nesta quinta, dia 23/09

Uma seleção de filmes políticos, com a estreia de “Aranha” de Andrés Wood e do documentário "Nem Tudo se Desfaz", de Josias Teófilo

Repressão, fascismo, greve, ditadura militar, golpe de estado, impeachment e ascensão da extrema direita... Estes assuntos parecem saídos dos noticiários cotidianos, mas eles são também alguns dos temas centrais dos 13 filmes, a maioria de diretores consagrados e que fazem parte da história do cinema, e que serão exibidos no Petra Belas Artes, de 26 de setembro a 05 de outubro, no ciclo “Cinema e Política”.

Com a intenção de mostrar a polarização no Brasil e no mundo, o cinema não é de hoje, retrata a política, muitas vezes usada como campanha e propaganda política. Pensando nisso, e no caldeirão brasileiro que volta os olhos para as eleições de 2022, o Petra Belas Artes fez uma seleção de filmes para recordar o passado, inclusive o recente, para que os mesmos erros não sejam repetidos no futuro.

Como carro-chefe o Petra Belas Artes estreia “Aranha”, novo filme do chileno Andrés Wood (mesmo diretor de “Machuca”), vencedor do prêmio de Melhor Filme no tradicional Festival de Guadalajara, que acompanha um grupo de extrema direita, dos anos 60, que ajudou a culminar o Golpe Militar Chileno, o 11 de Setembro do Chile. Olhando para o momento atual no Brasil, o público também pode acompanhar o inédito “Nem Tudo Se Desfaz”, de Josias Teófilo, que estuda a ascensão de Jair Bolsonaro a partir das manifestações de 2013.

A inspirada curadoria do cinema mais amado de São Paulo também reuniu clássicos e cults, de décadas e nacionalidades diversas, com histórias reais e fictícias, incluindo cinco documentários: "Outubro" (1927), de Grigoriy Aleksandrov e Sergei Eisenstein; "A Batalha de Argel" (1966), de Gillo Pontecorvo; "Z" (1969), de Costa-Gavras; "Sacco e Vanzetti" (1971), de Giuliano Montaldo; "Desaparecido: Um Grande Mistério" (1982), de Costa-Gavras; "A História Oficial" (1985), de Luis Puenzo; "Arquitetura da Destruição" (1989), de Peter Cohen; "Entreatos" (2004), de João Moreira Salles; "Peões" (2004), de Eduardo Coutinho; e "Alvorada" (2020), de Anna Muylaert e Lô Politi.

Esta mostra de filmes chega em tempos de extrema polarização, valendo lembrar que o mundo sempre passou por momentos parecidos com este em que vivemos, e que o cinema sempre esteve presente, lutando contra todo tipo de censura e repressão. E como diz o lema do próprio Petra Belas Artes, “a nossa essência é resistir”, porque sem cultura não há democracia.

Sobre cada filme:

– “Aranha” tem participação da atriz argentina Mercedes Morán e do brasileiro Caio Blat no elenco, e aborda a onda de conservadorismo no Chile a partir da história de um grupo que pretendia derrubar o presidente Salvador Allende.

– "Outubro", de Grigoriy Aleksandrov e Sergei Eisenstein, realizado ainda na era do cinema silencioso, é um filme soviético sobre a Revolução de Outubro de 1917, retratado com estética semelhante a de um documentário. Começando com a queda da monarquia russa, a produção narra os conflitos crescentes em Petrogrado, com Lenin liderando a rebelião que resulta na derrubada do Palácio de Inverno do czar. Além de sua narrativa com raízes históricas, o filme é conhecido também pelas suas imagens impressionantes e montagem criativa.

– "A Batalha de Argel", do diretor italiano Gillo Pontecorvo, foi indicado ao Oscar 1969 de Melhor Direção e Melhor Roteiro. Na trama, o comandante paraquedista coronel Mathieu, um ex-lutador da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, é enviado para a Argélia dos anos 1950 para reforçar os esforços para reprimir os levantes da Guerra da Argélia. Lá ele enfrenta Ali la Pointe, um ex-criminoso mesquinho que, como líder da Frente de Libertação Nacional da Argélia, dirige estratégias de terror contra a ocupação do governo colonial francês. Como cada lado recorre à brutalidade cada vez maior, nenhum ato violento é impensável.

– "Z" é um clássico do grande diretor grego Costa-Gavras, vencedor do Oscar 1970 de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Montagem. A repressão é a regra do dia neste filme que espeta o desgoverno na Grécia dos anos 1960. Z é como é identificado o personagem de Yves Montand, um agitador de esquerda, que morre no que parece ser um acidente de trânsito. Mas, devido ao clima político, a morte de um ativista tão proeminente levanta questões preocupantes. Embora seja tarde demais para salvar a vida de Z, um exame post-mortem sugere que há articulações de um partido por trás de sua morte. À medida que os fatos vazam, aqueles que falam a verdade pagam o preço por sua honestidade.

– "Sacco e Vanzetti", dirigido pelo italiano Giuliano Montaldo, saiu do Festival de Cannes 1971 levando o prêmio de Melhor Ator para Riccardo Cucciolla. Baseado num chocante caso real, ocorrido nos Estados Unidos, o filme conta a história dos imigrantes italianos Nicola Sacco, um sapateiro, e Bartolomeo Vanzetti, um peixeiro, que viviam e trabalhavam na Boston dos anos 1920, e eram conhecidos por terem crenças anarquistas. Ao serem acusados de roubar e matar dois homens em uma fábrica de calçados, as inclinações políticas dos homens são usadas como prova no julgamento contra eles. Mesmo com o advogado de defesa Fred Moore estando convencido da inocência deles e os defendendo em um dos julgamentos mais conturbados da história dos Estados Unidos, um erro judicial levou Sacco e Vanzetti a serem executados na cadeira elétrica.

– "Desaparecido: Um Grande Mistério", outro grande filme de Costa-Gavras, vencedor do Oscar 1983 de Melhor Roteiro Adaptado, tem sua trama ambientada em 1973, quando o empresário norte-americano Ed Horman, interpretado por Jack Lemmon, chega a um país da América do Sul para procurar seu filho, Charles, um jornalista politicamente esquerdista que desapareceu durante um golpe militar. A esposa de Charles, Beth, papel de Sissy Spacek, também está procurando por ele há algum tempo, mas seus pedidos de ajuda ao consulado dos EUA não apresentaram grandes resultados. Enquanto eles tentam descobrir o que realmente aconteceu com Charles, Ed percebe que as autoridades americanas podem saber muito mais do que estão dizendo.

– “A História Oficial”, de Luis Puenzo, longa que deu para a Argentina o Oscar 1986 de Melhor Filme Estrangeiro, se concentra em Alicia (Norma Aleandro), uma professora de História do ensino médio que leva uma vida confortável com seu marido, Roberto, um empresário com ligações com os militares, e sua filha adotiva. Quando Alicia começa a se perguntar sobre a identidade dos pais biológicos da menina, ela começa a suspeitar que sua filha pode ser filha de pessoas sequestradas ou mortas pela repressão brutal do governo contra grupos de esquerda.

– "Arquitetura da Destruição", documentário sueco do cineasta Peter, explora a obsessão de Adolf Hitler com sua própria visão particular do que era e não era esteticamente aceitável e como ele aplicou essas noções enquanto dirigia o Terceiro Reich. Sua obsessão pela arte que considerava pura, em oposição às supostamente degeneradas obras de vanguarda de artistas judeus e soviéticos, revela-se profundamente ligada ao ideal igualmente obsessivo dele pela beleza física e corpos saudáveis.

– "Entreatos", dirigido por João Moreira Salles, vencedor do prêmio APCA 2005 de Melhor Filme, o documentário relata a campanha presidencial de 2002. As eleições daquele ano marcaram a quarta tentativa de Luiz Inácio Lula da Silva de chegar ao Palácio do Planalto.

– "Peões", dirigido por Eduardo Coutinho, ganhou o prêmio APCA 2005 de Melhor Filme e o troféu Candango de Melhor Filme no Festival de Brasília 2004. O documentário mergulha na busca pelos metalúrgicos do ABC paulista que participaram das maiores greves do século 20, movimento que mudou a face do sindicalismo brasileiro.

– "Nem Tudo se Desfaz", documentário inédito de Josias Teófilo, mostra os desdobramentos culturais e políticos das manifestações que aconteceram no Brasil em junho de 2013 como início de aceleradas transformações na sociedade brasileira, o que culminaria em outubro de 2018 na eleição do presidente Jair Bolsonaro.

– "Alvorada", documentário de Anna Muylaert e Lô Politi, acompanha o dia a dia de um chefe de estado em sua residência oficial. A presidente Dilma Rousseff no Palácio do Alvorada no período mais tenso e dramático da história recente do Brasil: o processo de impeachment que acabou por afastar a primeira mulher eleita presidente do país.

PROGRAMAÇÃO - Semana 23 a 28/09 - Ciclo “Cinema e Política”

Quinta (23/09)

Filme: Outubro (142 min) - Horário: 14h30

Filme: Nem Tudo se Desfaz (107 min) - Horário: 18h30

Filme: Aranha (105 min) - Horário: 20h50

Sala 5 - Carmen Miranda

Sexta (24/09)

Filme: A História Oficial (112 min) - Horário: 14h30

Filme: A Classe Operária vai ao Paraíso (125 min) - Horário: 18h30

Filme: Nem Tudo se Desfaz (107 min) - Horário: 20h50

Sala 5 - Carmen Miranda

Sábado (25/09)

Filme: A Classe Operária vai ao Paraíso (125 min) - Horário: 14h30

Filme: Nem Tudo se Desfaz (107 min) - Horário: 18h10

Filme: Z (127 min) - Horário: 20h30

Sala 5 - Carmen Miranda

Domingo 26/09

Filme: Nem Tudo se Desfaz (107 min) - Horário: 14h30

Filme: Arquitetura da Destruição (119 min) - Horário: 18h00

Filme: Sob o Domínio do Mal (1962) (126 min) - Horário: 20h30

Sala 5 - Carmen Miranda

Segunda (27/09)

Filme: Nem Tudo se Desfaz (107 min) - Horário: 14h30

Filme: Entreatos (117 min) - Horário: 18h20

Filme: Aranha (105 min) - Horário: 20h50

Sala 5 - Carmen Miranda

Terça (28/09)

Filme: Sob o Domínio do Mal (1962) (126 min) - Horário: 14h30

Filme: Nem Tudo se Desfaz (107 min) - Horário: 18h20

Filme: Missing – O Desaparecido (122 min) - Horário: 20h40

Sala 5 - Carmen Miranda

Ficha Técnica

A História Oficial (La Historia Oficial)

1985, 112min, Argentina, Drama, 14 anos, cor, idioma: espanhol (legendado)

Dir: Luis Puenzo

Elenco: Norma Aleandro, Héctor Alterio, Analia Castro e Chunchuna Villafañe

Sinopse: Buenos Aires, década de 1980. Alicia (Norma Aleandro) é uma conservadora professora de história casada com Roberto (Héctor Alterio) e mãe adotiva da pequena Gaby (Analia Castro). Completamente alheia à realidade argentina, Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes quando reencontra Ana (Chunchuna Villafañe), uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, ela decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha.

Z (Z)

1969, 127min, França/Argélia, Thriller, Drama, 14 anos, cor, idioma: francês, inglês (legendado)

Dir: Costa-Gavras

Elenco: Yves Montand, Jean-Louis Trintignant, Irène Papas

Sinopse: O assassinato real de um político liberal (Yves Montand), cometido como se fosse um acidente, é retratado no caso Lambrakis. Fato acontecido na Grécia no início da década de 60, a investigação sobre a morte do político foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade na polícia e no exército.

Sacco e Vanzetti (Sacco e Vanzetti)

1971, 125min, Itália/França, Drama Político, 14 anos, cor e p&b, idioma: italiano, inglês (legendado)

Dir: Giuliano Montaldo

Elenco: Gian Maria Volontè, Riccardo Cucciolla e Rosanna Fratello

Sinopse: Boston, Estados Unidos, início dos anos 1920. Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, dois imigrantes italianos anarquistas, são detidos pela polícia, acusados pelos assassinatos de um contador e de um guarda. O julgamento foi político e não considerou a justiça, pois ambos eram estrangeiros e seguiam uma doutrina política oposta ao conservadorismo que detinha as rédeas do poder no país. Não foram absolvidos nem mesmo quando, cinco anos depois, um outro homem admitiu a autoria dos crimes. Acabaram condenados à pena capital e executados por eletrocução em 23 de agosto de 1927.

A Batalha de Argel (La Battaglia di Algeri)

1966, 121min, Itália/Argélia, Guerra/Drama, 14 anos, p&b, idioma: francês, inglês, árabe (legendado)

Dir: Gillo Pontecorvo

Elenco: Jean Martin, Yacef Saadi, Brahim Hadjadj

Sinopse: Entre os anos de 1954 e 1957, o povo da Argélia decidiu que não seria mais explorado: assim teve início o conflito que levou o país à sua independência. No entanto, a França, através de seu numeroso exército, não estava disposta a deixar que a Argélia se tornasse independente. Começa aí uma verdadeira batalha em Argel, capital do país, travada principalmente entre os métodos convencionais da tropa francesa e as técnicas não-convencionais da FLN, a Frente de Libertação Nacional.

Entreatos

2004, 117min, Brasil, Documentário, livre, cor, idioma: português

Dir: João Moreira Salles

Elenco: Luiz Inácio Lula da Silva

Sinopse: O documentário relata a campanha presidencial de 2002. As eleições daquele ano marcaram a quarta tentativa de Luiz Inácio Lula da Silva de chegar ao Palácio do Planalto.

Peões

2004, 85 min, Brasil, Documentário, livre, cor, idioma: português

Dir: Eduardo Coutinho

Elenco: Maria Socorro Morais Alves, José Alves Bezerra, Zacarias Feitosa de Morais

Sinopse: O documentário mergulha na busca pelos metalúrgicos do ABC paulista que participaram das maiores greves do século 20. O movimento mudou a face do sindicalismo brasileiro, forneceu as bases para a criação do Partido dos Trabalhadores (PT) e fez emergir a figura do líder Luiz Inácio Lula da Silva.

Arquitetura da Destruição (Architecture of Doom)

1989, 123 min, Suécia, Documentário/Histórico, 12 anos, cor e p&b, idioma: sueco (legendado)

Dir: Peter Cohen

Elenco: Estrelas Rolf Arsenius, Bruno Ganz, Sam Gray

Sinopse: Acompanha a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. O filme destaca ainda a importância da arte na propaganda, que teve papel fundamental no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha.

Kamchatka (Kamchatka)

2002, 106 min, Argentina, Drama, livre, cor, idioma: espanhol (legendado)

Dir: Marcelo Pineyro

Elenco: Ricardo Darín, Cecilia Roth, Héctor Alterio

Sinopse: Harry (Matías Del Pozo) é um menino de 10 anos que tem uma vida normal para qualquer criança de sua idade na década de 70. Porém, sua vida muda completamente quando seus pais começam a ser perseguidos pela ditadura argentina. Para escapar dos militares, Harry e sua família são obrigados a largar todos os seus bens e fugir para uma fazenda no interior.

Desaparecido - Um Grande Mistério (Missing)

1982, 122 min, EUA, Drama, 14 anos, cor, idioma: inglês (legendado)

Dir: Costa-Gravas

Elenco: Jack Lemmon, Sissy Spacek, Melanie Mayron e John Shea

Sinopse: Um jovem escritor idealista desaparece no Chile dias após o golpe de estado que depôs o presidente Salvador Allende, em 1973. Para tentar encontrá-lo, seu pai americano vai até o país, que então vivia sob regime ditatorial, junto com a esposa viúva do rapaz desaparecido. Só que para encontrar o escritor, eles vão ter que lidar com polícia, prisão, cenas de violência e toda a má vontade da máquina pública.

Aranha (Araña)

2019, 105 min, Argentina /Brasil /Chile, Drama, 16 anos, cor, idioma: espanhol (legendado)

Dir: Andrés Wood

Elenco: Mercedes Morán, Felipe Armas, Marcelo Alonso, María Valverde e Caio Blat

Sinopse: Na década de 1970, Inés, Justo e Gerardo pertenciam a um violento grupo nacionalista que pretendia derrubar o governo de Salvador Allende. Em meio ao fervor desse conflito, eles se envolvem em um apaixonado triângulo amoroso e cometem um crime político que os separa para sempre. Quarenta anos depois, Gerardo surge inspirado não apenas pela vingança, mas também pela obsessão de reviver a causa nacionalista. Quando ele é preso por assassinato e a polícia descobre um arsenal em sua casa, o caso inevitavelmente passa a envolver seus antigos aliados. Mas Inés, hoje uma influente empresária, fará de tudo para impedir que Gerardo revele o passado dela e de Justo, seu marido.

Nem Tudo Se Desfaz

2020, 104 min, Brasil, Documentário, Livre, cor, idioma: português

Dir: Josias Teófilo

Elenco: Jair Bolsonaro

Sinopse: Documentário ensaístico sobre os desdobramentos culturais e políticos das Jornadas de Junho de 2013. Os movimentos de então foram o início de aceleradas transformações na sociedade brasileira, o que culminaria, em outubro de 2018, na eleição de Jair Bolsonaro a presidente da República.

Outubro (Oktyabr)

1927, 142 min, União Soviética, Drama Histórico, 12 anos, p&b, idioma: português

Dir: Grigoriy Aleksandrov e Sergei Eisenstein

Elenco: Vladimir Popov, Vasili Nikandrov e Layaschenko

Sinopse: Em fevereiro de 1917, a Russia passa do governo provisório de Kerensky, instaurado depois do regime czarista, para as primeiras vitórias de Lênin e seus seguidores, até ele ser preso em julho. No final de outubro, os bolcheviques entram em cena, em dez dias que abalam o mundo.

Classe Operária Vai Ao Paraíso (La Classe Operaia Va In Paradiso)

1971, 125 min, Itália, Drama Política, 14 anos, cor, idioma: italiano

Dir: Elio Petri

Elenco: Gian Maria Volontè, Mariangela Melato, Salvo Randone

Sinopse: Lulu Massa (Gian Maria Volonté) é um trabalhador exemplar, dedicado e admirado por seus chefes pelo trabalho bem feito, mas detestado pelos demais funcionários. Por conta dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, o sindicato decide entrar em greve, fazendo todos os operários da fábrica pararem. Lulu decide não se envolver com o movimento político até o momento em que sofre um acidente com uma das máquinas, o que lhe custa um dedo. Com o descaso de seus patrões com o acidente ele decide participar dos grupos revolucionários.

Sob o Domínio do Mal (The Manchurian Candidate)

1962, 126 min, EUA, Thriller, 14 anos, p&b, idioma: inglês

Dir: John Frankenheimer

Elenco: Frank Sinatra, Janet Leigh, Laurence Harvey, Angela Lansbury, Henry Silva, James Gregory

Sinopse: Após retornar como herói da Guerra da Coréia, Raymond Shaw (Laurence Harvey) e seu pelotão não conseguem se lembrar direito o que aconteceu para ele ter recebido tal condecoração. Bennett Marco (Frank Sinatra) e um outro soldado, que faziam parte do pelotão, começam a ter pesadelos horríveis sobre alguns acontecimentos vividos durante a guerra. Marco então pesquisa sobre a vida atual de Shaw, e descobre que segredos horríveis podem estar guardados sob a memória perdida, inclusive de que Shaw pode estar sendo manipulado pelos seus inimigos através de uma perigosa lavagem cerebral.

SERVIÇO:

Protocolo de segurança Covid-19 e serviço:

-Cinema aberto ao público das 14h às 21h ou 13h30 às 21h (a bilheteria abre 30 minutos antes da primeira sessão, checar a programação acima)

-Assentos intercalados determinados diretamente pelo sistema de compra dos ingressos.

-Distanciamento determinado nas áreas comuns.

-Equipe preparada com todos os equipamentos de proteção necessários.

-Higienização constante dos espaços; Intervalo de 30 minutos de uma sessão para outra.

-A conferência de ingressos será visual ou através de leitores óticos, sem contato manual por parte do atendente.

-Álcool em gel disponível em todas as áreas do cinema.

Serviço:
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação - Tel: 11 2894 5781
Site: www.cinebelasartes.com.br
Ingressos:
Preço dos ingressos normais: R$34,00/R$17,00
Segunda mais barata: R$20,00/R$10,00
Preços dos Festivais/Películas: R$22,00/R$11,00
Terças (e quartas quando abrirmos): R$30,00/R$15,00


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto