Logo
Imprimir esta página

Sesc Santo Amaro Oferece Curso On-Line e Gratuito Sobre o Legado Feminista do Samba

Série de quatro encontros propõe um aprofundamento na memória do gênero musical por meio do protagonismo feminino

Em junho e julho, o Sesc Santo Amaro oferece o curso on-line “Bênçãos, saias e cantos: a história feminista do samba”, com Naira Marcatto. A ação acontece de 22/06 a 13/07, terças, e aborda a memória do samba por meio de mulheres protagonistas para edificá-lo na cultura popular.

Ao todo são quatro encontros que buscam instrumentalizar interessadas e interessados para a compreensão dos muitos papéis fundamentais da presença feminina na criação, desenvolvimento e estabelecimento do gênero musical brasileiro como elemento de coletividade e sua primordialidade.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Aula 1: A participação feminina na constituição do samba na urbanidade

Aula 2: O samba como identidade nacional: as mulheres da rádio

Carmem Miranda: samba tipo-exportação

As vozes ocultas do mainstream

Aula 3: As mulheres na escola: pastoras, costureiras, passistas, cozinheiras e baianas

O advento de Elizeth Cardoso e o nascimento de Clara Nunes

Aula 4: Beth Carvalho e Alcione: o estabelecimento de uma estética Nara Leão e a redemocratização do samba

As herdeiras desse legado existem?

Sobre Naira Marcatto

Naira Marcatto é cantora e pesquisadora musical. Bacharel em Música Popular, foi orientada pela cantora e pesquisadora Regina Machado (Universidade de Campinas – UNICAMP) com quem trabalha desde 2010. Pós-graduanda em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina. É preparadora artístico-vocal tanto no teatro quanto na música e, sua pesquisa sobre samba remonta à sua participação na fundação do Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Amigos da Vila Mariana e em atividade Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, quando teve seu apadrinhamento artístico realizado pelo patrono da escola, Seu Nenê.

SERVIÇO
AÇÃO ON-LINE
CURSO: BÊNÇÃOS, SAIAS E CANTOS: A HISTÓRIA FEMINISTA DO SAMBA
Quando: de 22/06 a 13/07, terças
Horário: 19h às 21h
Classificação: Livre
Onde: Plataforma Zoom
Inscrições: Inscrições a partir de 16/06, às 14h em inscrições.sescsp.org.br
Gratuito

SESC SANTO AMARO

Aviso: a unidade está retomando as atividades presenciais gradualmente com medidas para o distanciamento social e seguindo os protocolos de saúde recomendados pelo poder público por meio do Plano São Paulo, instituído pelo Governo do Estado. Tais medidas visam evitar a disseminação e atuam como medida de contenção ao avanço do Novo Coronavírus (COVID-19).

Algumas aulas dos cursos físico-esportivos estão liberadas para alunos previamente matriculados, bem como a Central de Atendimento, Odontologia, Biblioteca e a visitação à exposição “Trabalhadores Ilustrados”. Visitantes maiores de 60 anos ainda não estão liberados para atendimentos presenciais.

Para mais informações e agendamentos, acesse:

https://centralrelacionamento.sescsp.org.br
https://inscricoes.sescsp.org.br

+ SESC NA QUARENTENA

O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto