Logo
Imprimir esta página

A Secretaria de Agricultura de SP realiza webinar Pescado é Saúde, trazendo muita informação sobre o alimento que vem das águas

Evento virtual ocorre em 14 e 15 de junho e contará com especialistas de diferentes Instituições dedicados ao tema; confira a programação

Já é um lugar comum dizer que consumir pescado é um hábito alimentar saudável e que faz bem à saúde. Seja da pesca ou da aquicultura, nutricionistas e especialistas em alimentação frequentemente nos aconselham a inserir os organismos aquáticos em nossas refeições. Do mesmo modo, chegam até nós, através de notícias e entrevistas, pesquisas que atestam os benefícios de se consumir peixes, crustáceos, moluscos etc. O que nem sempre nos damos conta, é da importância econômica das atividades aquícolas e o quanto de ciência e tecnologia estão presentes nessa cadeia produtiva. Apesar de tudo isso, o brasileiro ainda não é considerado um grande consumidor de pescado. Ainda que algumas regiões do país façam dos peixes e frutos do mar uma presença constante no cardápio, em outras eles pouco aparecem na mesa.

Tendo em vista a importância dos organismos aquáticos na alimentação e visando promover seu consumo pela população paulista e brasileira, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), realiza o webinar Pescado é Saúde. O evento virtual, que acontece nos dias 14 e 15 deste mês, contará com a presença de pesquisadores do Instituto de Pesca (IP-APTA) e de outros órgãos da Secretaria, como Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cdrs/Cati), Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), além de especialistas convidados de Universidades brasileiras e representantes da iniciativa privada.

Buscando abranger a amplitude do tema, o evento contará com 6 painéis temáticos divididos nos dois dias, discutindo aspectos relevantes sobre todas as etapas da cadeia do pescado -- da água à mesa do consumidor. Além dos aspectos nutricionais, serão tema de debate sistemas de produção, industrialização, sustentabilidade, sanidade e aspectos socioeconômicos da aquicultura e pesca.

Alinhado às tendências relativas ao consumo de pescado e à uma percepção ampla da cadeia, um dos painéis abordará, no primeiro dia do evento, o tema Sustentabilidade do pescado e o consumidor. Contando com a presença das pesquisadoras do IP Rúbia Tomita e Maria Anne Chalita, o espaço discutirá algumas ações do Instituto voltadas ao consumo sustentável dos organismos aquáticos e sua relação com conceitos inovadores, como os Peixes Não-Convencionais (Penacos).

Outro painel, no dia 15, tem o intuito de fazer um apanhado sobre o que podemos esperar para a cadeia de pesca e aquicultura nos próximos anos. Intitulado Pensando o futuro da cadeia produtiva do pescado, o espaço trará o engenheiro agrônomo Fernando Jesus Carmo, da Cdrs/Cati, para apresentar um levantamento das unidades de piscicultura do Estado de SP, junto com o pesquisador do IP Marcelo Ricardo, que abordará inovação e pesquisa na área.

Para a diretora-geral do IP, Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, que estará presente na cerimônia de abertura, essa será uma oportunidade interessante de interação entre os diferentes agentes do setor e o público interessado no tema. “Eventos como o Webinar Pescado é saúde, que integra diversos especialistas da iniciativa privada e órgãos públicos, como a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, são de grande importância para os agentes da cadeia produtiva do pescado e para a sociedade consumidora, pois trazem dados e informações de interesse de todos”, enfatiza a gestora.

Serviço
Webinar Pescado é Saúde
Data: 14 e 15 de junho
Horário: 14h às 18h
Local: Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (https://www.youtube.com/agriculturasp)
Gratuito

Programação
14/06 – 14h às 18h
Abertura
Cenário atual econômico e social da cadeia do pescado
Importância do pescado para a saúde
Sustentabilidade do pescado e o Consumidor

15/06 – 14h às 18h
A Industrialização e os produtos de pescado – o que é melhor consumir?
Rastreabilidade, certificação e inocuidade: onde ganha o consumidor?
Pensando o futuro da cadeia produtiva do pescado


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto