Logo
Imprimir esta página

Clássico Cult Dos Anos De 1980, Fogo e Paixão Estreia No Belas Artes à La Carte Em 24/06

Dirigida pelos arquitetos Isay Weinfeld e Marcio Kogan, a comédia traz participações de Fernanda Montenegro, Rita Lee, Nair Belo, Regina Casé e Fernanda Torres

Era o final da década de 1980, quando chegou aos cinemas um filme paulistano de baixo orçamento e muita sagacidade que fazia um retrato divertido de sua época, e nasceu para se tornar cult. FOGO E PAIXÃO, que estreia no Belas Artes à la carte em 24/06, é a história de uma excursão turística muito maluca pelas ruas de uma cidade latino-americana sem nome.

Filmado em São Paulo durante 2 meses, o longa foi escrito e dirigido pelos arquitetos Isay Weinfeld e Marcio Kogan, amigos de longa data que, em comum, além da profissão, tinham a paixão por cinema e, em especial, Ingmar Bergman. “Desde o primeiro momento não parávamos de falar de cinema e conhecemos novas paixões como os filmes de Andy Warhol, e todo o cinema experimental americano, obviamente Fellini, e por último alguém que poderia ser nosso tio: Jacques Tati”, contam os diretores.

A formação da dupla em arquitetura contribuiu maneira como realizaram seu primeiro e único longa. “A estética do filme é fortemente influenciada pela nossa carreira de arquitetos que estava começando naqueles anos. O interessante é que posteriormente o cinema influenciou o nosso processo de fazer arquitetura.”

Experimentalismo é uma palavra que bem define FOGO E PAIXÃO, que traz nos papeis principais Mira Haar e Cristina Mutarelli, como duas jovens em busca de um amor. Na excursão, conhecem um nobre, interpretado por Carlos Moreno, e ambas começam a investir nele. Entre um ponto turístico e outro, como Parque do Ibirapuera, Prédio da Bienal e Monumento à Independência, o filme é marcado por participações de um elenco bem famoso, que inclui Rita Lee, Fernanda Montenegro, Nair Belo, Fernanda Torres, Regina Casé, Monique Evans e Paulo Autran, entre outros.

“O interessante é que todo o elenco básico vinha do genial Pod Minoga, um grupo de teatro experimental dirigido por Naum Alves de Souza, com atuação em São Paulo durante os anos 70. Adorávamos a trupe, que trouxe uma estranheza nas interpretações. Já as participações especiais foram acontecendo naturalmente com grande carinho pelo filme dos mais importantes nomes da dramaturgia brasileira naquele momento.”

Nas três décadas, desde o lançamento em 1989, o longa atingiu um status de cult, ganhado fãs por todo o país, que agora têm a chance de o rever, pela primeira vez, no streaming. “O filme foi em uma contracorrente do cinema brasileiro extremamente baseado na Embrafilme e seu controle carioca. Foi exibido também num circuito alternativo com bastante sucesso na época. O grupo Pod Minoga também contribuiu para isso.”

Weinfeld e Kogan encontram até paralelos entra a época da produção e lançamento de FOGO E PAIXÃO e o período atual da história do país provando o longa nunca perde o interesse. “O filme foi feito no final de uma era, e foi lançado em um destes tristes momentos deste país quando um congelamento de preços tentava segurar uma inflação gigantesca. Apesar de termos vindo de outro momento triste que foi a ditadura militar, e estarmos olhando agora deste momento também triste, o filme me parece alienado de tudo. Talvez seja legal porque não dá para aguentar todos estes momentos tristes deste país.”

FOGO E PAIXÃO será lançado no streaming no Belas Artes à la Carte.

Sinopse

Dirigido por dois arquitetos de prestígio, o filme conta a história de cidadãos de diversas partes do mundo que se reúnem para participar de um projeto de visitação à uma cidade latino americana - sem localização revelada.

Ficha Técnica
Direção: Isay Weinfeld e Marcio Kogan
Roteiro: Isay Weinfeld e Marcio Kogan
Elenco: Mira Haar, Cristina Mutarelli, Carlos Moreno, Rita Lee, Fernanda Montenegro, Nair Belo, Fernanda Torres, Regina Casé, Monique Evans, Paulo Autran
Direção de Fotografia: Pedro Farkas
Trilha Sonora: Sérvulo Augusto e Gil Reyes
Montagem: Mauro Alice
Gênero: comédia
País: Brasil
Ano: 1989
Duração: 90 min.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Sobre o À LA CARTE

O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto