Logo
Imprimir esta página

Primeiro BCB Shots de 2021 será uma viagem por duas décadas de jornalismo gastronômico no Brasil

Nova temporada de webinars gratuitos mostra que o BCB São Paulo continua focado em ampliar o diálogo e discutir oportunidades no universo de coquetelaria

Se em um ano o setor de bebidas mudou, imagine em duas décadas. E se esta análise for trazida por quem tem o ofício de registrar a história todos os dias? É com essa proposta que o BCB São Paulo abre a segunda temporada da série de webinars gratuitos BCB Shots, com o tema “Jornalismo etílico: um papo sobre bartenders e bares pelo olhar da mídia”. O episódio voltado para profissionais do setor de bebidas, trará a participação de grandes profissionais da imprensa especializada para explicarem como funcionam as coberturas, como o jornalismo de qualidade impacta na informação consumida pelo público, e de que forma o trabalho dos jornalistas pode impulsionar a visibilidade de bartenders, donos de bares e restaurantes, entre outros, além de estabelecimentos e eventos.

O webinar de estreia acontecerá dia 25, às 15h, e tem a Jack Daniel´s como patrocinadora. O bate-papo contará com a participação de três jornalistas que possuem uma vasta experiência no campo da coquetelaria e bares: Gilberto Amendola, repórter do jornal O Estado de S. Paulo e autor do Balcão do Giba (Estadão – Paladar); Sergio Crusco, atual freelancer de veículos como Elle Brasil, Sociedade da Mesa e O Bar Virtual; e Marcella Sobral, que assinou as colunas Pé Limpo e Novos Sabores, no Rio Show, jornal O Globo, e que foi idealizadora e entrevistadora do quadro CBN Gastronomia.

“O jornalismo deve retratar e acompanhar um mercado tão emergente como o da coquetelaria. É necessário contar a história de quem trabalha neste setor, e ainda temos um longo caminho pela frente, que envolve o aprimoramento dos próprios jornalistas interessados na área. O episódio do BCB Shots será uma oportunidade para jornalistas e profissionais de bares entenderem como podem se relacionar de forma mais produtiva e aberta”, diz Gilberto.

De acordo com Sergio, o bate-papo será importante pois apesar da quantidade de conteúdo disponível, nem todos têm qualidade. “Gostaria de ver abordagens mais aprofundadas, críticas e informativas na cobertura jornalística. Há os que só reproduzem o que a indústria de bebidas e gastronomia deseja comunicar. É preciso ir além do release”, afirma.

Já Marcella acredita que o encontro trará uma reflexão sobre jornalismo e o setor de bebidas a partir das experiências dos participantes. “Vamos discutir a importância da boa cobertura, como a relação entre profissionais da imprensa e dos bares pode ser benéfica, entre outros assuntos. Será uma conversa bem agradável”, adianta.

A Embaixadora do BCB São Paulo, Carolina Oda, e o Diretor de Educação do evento, Marco De la Roche, seguem como mediadores. Para os dois, que ajudaram na formulação do projeto, é importante que os profissionais do setor conheçam a dinâmica da comunicação para que possam se manter atualizados, sendo capazes de identificar o que é válido, e o que foi apurado e divulgado.

“O BCB Shots sempre traz pautas e pessoas de interesse para o mercado, e neste primeiro webinar, vamos ter a opinião de profissionais que estão em constante contato com novidades e conhecem muita gente do setor. Jornalistas são ótimos para abordarem sobre tendências e cenários”, diz Carolina. “A ideia é ampliar a visão da comunidade de bartenders para setores que caminham em parceria. Será uma conversa leve, cheia de informações e histórias sobre os últimos 20 anos do jornalismo gastronômico com três grandes referências”, acrescenta Marco.

Para quem quiser acompanhar o episódio, o credenciamento é gratuito e já está aberto. Com a plataforma do BCB SP, basta o usuário se credenciar uma vez para poder acessar todos os vídeos, podcasts e demais conteúdos.

Sobre os convidados:

Gilberto Amendola

Jornalista, Gilberto é atualmente repórter do jornal O Estado de S. Paulo e autor do Balcão do Giba (Estadão–Paladar). Já colaborou com o site Mixology News e com a Revista Rabo de Galo, e é autor dos livros Corações de Mentira não Pagam Aluguel e Maria Antônia – A História de uma Guerra. Gilberto também é autor das peças de teatro Sex Shop Café, A Peça é Comédia e Nos 80.

Sergio Crusco

Com 35 anos de carreira, Sergio já passou por diversas redações de jornais e revistas da imprensa paulistana e brasileira. Atualmente, atua como freelancer para veículos como Elle Brasil, Sociedade da Mesa e O Bar Virtual.

Marcella Sobral

Jornalista, Marcella já assinou a coluna especializada em bares Pé Limpo, e também a de novidades gastronômicas, Novos Sabores, no Rio Show, no jornal O Globo, onde trabalhou por 18 anos. Também já trabalhou na Revista O Globo, quando foi interina da coluna de Mauro Ventura, Dois Cafés e a Conta. Foi idealizadora e entrevistadora do quadro CBN Gastronomia. Marcella também é referência na cobertura de campeonatos da coquetelaria nacional e internacional.

Sobre o BCB Shots:

Iniciativa do Bar Convent São Paulo, principal evento de bebidas da América Latina, o BCB Shots é uma série de webinars gratuitos direcionados para bartenders, donos e gerentes de bares, restaurantes e hotéis, e demais profissionais do setor de bebidas, com informações sobre novos caminhos, tendências, e oportunidades para impulsionar carreiras.

Serviço

BCB Shots 2021
Episódio 1: Jornalismo etílico: um papo sobre bartenders e bares pelo olhar da mídia
Data: 25/05
Horário: Das 15h às 16h
Inscrições: https://bit.ly/3y3igh1


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto