Logo
Imprimir esta página

São Roque/SP Ganha Exposição Interativa 'Por Dentro de Alice no País das Maravilhas'

Cenógrafa Alexandra Cavassana instala ilustração do Coelho, feita originalmente por Darcy Penteado na década de 1960, na rua Rui Barbosa, Centro de São Roque/SP - (Créditos: Divulgação) Cenógrafa Alexandra Cavassana instala ilustração do Coelho, feita originalmente por Darcy Penteado na década de 1960, na rua Rui Barbosa, Centro de São Roque/SP - (Créditos: Divulgação)

- Por meio de app, público poderá participar do jogo interativo “Caça à Alice” e ganhar recompensa ao completar as fases

- Ilustrações serão expostas em vias públicas e em locais diferentes para evitar aglomerações e seguindo os protocolos sanitários relacionados à Covid-19

Uma perspectiva diferente do famoso “País das Maravilhas” poderá ser vista pelos habitantes e visitantes da cidade de São Roque (SP). Na exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado”, o público é convidado a apreciar o olhar diferenciado do artista sobre a obra originalmente escrita por Lewis Carroll em 1865. As 76 ilustrações da mostra foram feitas por Darcy na década de 1960 e utilizadas nas edições brasileiras do livro de 1970 e na comemorativa, lançada em 2005, ambas publicadas pela Companhia Editora Nacional. Adaptadas para o evento, as imagens foram reproduzidas em cartazes, impressões e grafites espalhados pela cidade.

A mostra terá uma dinâmica diferente, pensada para garantir a segurança dos espectadores relacionada aos protocolos sanitários e evitar o contágio com a Covid-19. Para tanto, as obras estarão dispostas em 12 pontos diferentes de São Roque – cidade localizada a aproximadamente 70km da capital paulista e terra natal do artista. Para saber como chegar até elas, os interessados devem baixar o aplicativo Caça à Alice (disponível apenas para Android). Já os usuários de outros sistemas operacionais precisarão solicitar informações e interagir com o WhatsApp oficial da exposição, por meio do número (11) 99407-1427.

No app, os usuários encontrarão informações sobre a exposição, conhecerão um resumo da história de Darcy Penteado, terão acesso aos locais em que as obras estão disponibilizadas e ainda podem participar de um jogo interativo. Para isso, é necessário se dirigir aos locais indicados e, por meio do aplicativo, fazer a leitura do QR Code encontrado em cada local. Será um código para cada ponto (12 no total) e quem completar todos desbloqueará um certificado de conclusão personalizado.

Esquina (jornal com temática homossexual que vigorou de 1978 a 1981), pioneiro e militante do movimento LGBTQIA+ no Brasil. Viveu sete anos na Europa, expondo e retratando personalidades das artes e do cinema, como Audrey Hepburn (a “bonequinha de luxo”). Participou de diversas bienais nacionais e internacionais, realizou inúmeras mostras individuais no Brasil e no exterior. Seus quadros fazem parte de acervos distribuídos por todo o mundo, como a colagem “Eu”, exposta na galeria principal do Masp, em São Paulo (SP).

Seus principais prêmios foram: cartaz para a II Bienal de São Paulo; Saci; Bienal de Teatro; Disco de Ouro e Jabuti (Melhor Capa de Long-play e Melhor Ilustrador, respectivamente).

Darcy Penteado dedicou mais de 40 anos à arte em suas múltiplas facetas. O artista doou em testamento parte de sua obra para sua cidade natal, onde se encontra o acervo mantido e administrado pela Prefeitura Municipal por meio da Divisão de Cultura.

Serviço
Exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas:
uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado
Data: de 30 de abril a 30 de julho
Onde: São Roque/SP (veja o mapa)
Classificação indicativa: Livre
Usuários de Android podem fazer o download do aplicativo “Caça à Alice”
Usuários de outros sistemas devem entrar em contato por WhatsApp: (11) 99407-1427
Exposição gratuita
Redes sociais: @alicepordarcypenteado (Instagram e Facebook)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto