Logo
Imprimir esta página

Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde está com as inscrições abertas

Nesta edição serão reconhecidas as melhores coberturas jornalísticas em saúde da América Latina em três categorias: "Jornalismo Escrito", "Jornalismo Audiovisual" e "Cobertura Diária".

Depois de um ano repleto de desafios, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde chega a nona edição, firme em seu propósito de fortalecer o jornalismo de saúde na América Latina sobretudo em um momento em que informação legítima e segura se faz tão imprescindível. As inscrições estão abertas entre até o dia 9 de junho de 2021.

O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde é uma iniciativa da Roche América Latina e da Secretaria Técnica da Fundação Gabo e procura reconhecer a excelência e a cobertura jornalística de qualidade sobre saúde na região.

O prêmio reconhece a excelência e estimula a cobertura jornalística de qualidade relacionada à saúde na América Latina. Neste ano, as categorias são Jornalismo Escrito, para trabalhos de texto jornalístico publicado em um meio impresso ou digital da AL; Jornalismo Audiovisual, trabalho jornalístico produzido e transmitido na região por canal de televisão aberto, fechado ou digital e Cobertura Diária, onde serão premiados trabalhos referências em cobertura, profundidade, clareza, e acompanhamento dos temas que surgem no dia a dia, e que mostram os desafios que os jornalistas enfrentam.

• Acesso à saúde

• Doenças não transmissíveis

• Doenças raras ou órfãs

• Inovação nos cuidados da saúde

• Inovação nos sistemas de saúde

• Regulação, reformas e políticas públicas

Levando em conta a relevância do acesso à saúde na América Latina em uma grande parte de trabalhos informativos, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde entrega uma menção honrosa nesse tema dentro de cada uma das categorias da premiação. Os trabalhos inscritos com acesso à saúde como tema principal estarão inscritos automaticamente nessa menção.

Além disso, para fortalecer novos enfoques e temas de jornalismo, o Prêmio Roche tem mais duas menções honrosas: uma em Jornalismo de soluções, que busca promover a produção de histórias que investiguem, narrem e expliquem com profundidade as repostas que instituições, comunidades e pessoas estão desenvolvendo ante os desafios da saúde na América Latina.

E outra em Cobertura Jornalística da COVID-19, que foi criada por causa da pandemia e busca premiar os trabalhos jornalísticos que abordem a sustentabilidade dos sistemas de saúde na região nesse contexto, assim como o desafio à capacidade de atender à população e sua habilidade em responder às necessidades futuras.

Vale ressaltar que todos os trabalhos inscritos ao Prêmio Roche participarão automaticamente a essas duas menções honrosas, uma vez que cumpram com os critérios descritos.

Os jornalistas que desejarem participar do prêmio devem realizar a inscrição de seus trabalhos pelo site www.premiorochedejornalismo.com. Serão aceitos materiais produzidos originalmente em espanhol ou português, publicados ou transmitidos na América Latina de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.

O vencedor de cada categoria (no caso de ser um trabalho coletivo, a equipe deverá escolher um delegado) receberá uma bolsa de até 5.000 dólares (menos taxas) para formação acadêmica em cursos, especializações ou mestrados. Além disso, receberá um troféu comemorativo e um certificado.

Os finalistas em cada uma das categorias em disputa na nona edição vão receber uma medalha e um certificado. Os autores que vencedores das menções honrosas receberão um certificado.

Para conhecer o regulamento completo, acesse a q ui .

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa internacional pioneira em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e produtos para diagnóstico, que fazem avançar a ciência e melhoram a vida das pessoas. A potência combinada da integração farmacêutica-diagnóstica sob um mesmo teto transformou a Roche na líder em medicina personalizada, uma estratégia que busca proporcionar a cada paciente o melhor tratamento possível.

A Roche é a maior empresa biotecnológica do mundo, com medicamentos autenticamente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, doenças infecciosas, oftalmologia e neurociência. A empresa também é a líder mundial em diagnóstico in vitro e em diagnóstico histológico do câncer, além de estar na vanguarda no controle da diabetes.

Fundada em 1986, a Roche busca sempre melhorar as formas de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças, assim como contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A empresa também tem como objetivo melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas, trabalhando em conjunto com todas as partes envolvidas. A Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) contém 30 medicamentos desenvolvidos pela Roche, entre eles antibióticos, antipalúdicos e remédios contra o câncer que salvam vidas. Pelo décimo segundo ano consecutivo a Roche foi reconhecida pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) como a empresa mais sustentável nas áreas de Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida.

O Grupo Roche, sediado na Basileia (Suíça), atua em mais de 100 países. No ano de 2019 deu emprego a cerca de 98 mil pessoas, investiu cerca de US﹩ 13,1 bilhões em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e suas vendas chegaram a US﹩ 69 bilhões. A Genentech (Estados Unido), por exemplo, é uma das subsidiárias do Grupo Roche, que também é acionista majoritário da Chugai Pharmaceutical (Japão). Para mais informação, consulte a página www.roche.com.

Sobre a Fundação Gabo

A Fundação Gabo tem como missão promover um melhor jornalismo e o estímulo da criatividade, com ênfase no método de workshop e na memória de seu fundador, Gabriel García Márquez. Foi estabelecida em Cartagena, na Colômbia, em 1994, e começou a operar no ano seguinte, como resultado da preocupação de Gabriel García Márquez - que iniciou sua carreira de escritor como repórter - em estimular a vocação, a ética e a boa narrativa no jornalismo.

A fundação tem 24 anos de experiência e uma equipe de mais de 30 pessoas empregadas trabalhando em prol da formação e do desenvolvimento profissional de jornalistas de toda a Ibero-América, usando como coluna vertebral de suas atividades a metodologia do workshop na prática; também foi pioneira no uso do aprendizado peer to peer no jornalismo. Desde sua fundação até dezembro de 2018, a Fundação Gabo organizou 1.291 atividades que impactaram 100 mil jornalistas dos meios de comunicação mais importantes de todos os países de língua espanhola e portuguesa da Ibero-América.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto