Logo
Imprimir esta página

Live aborda temática Plano Nacional de Vacinação e Pessoas com Deficiência

Fique sabendo mais sobre o Plano Nacional de Vacinação e PCDs durante o bate-papo das especialistas

No final de março, Flávia Albaine e Viviane Landim se juntaram em uma live para discutirem o Plano Nacional de Vacinação em relação às pessoas com deficiência.

De um lado Albaine, criadora do projeto Juntos pela Inclusão Social, Defensora Pública de RO e membro integrante da Comissão de Pessoas com Deficiência e Comissão dos Direitos da Mulher da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos. Do outro Landim, especialista em direito médico e da saúde e atuante exclusivamente na área para os autistas e pessoas com deficiência na saúde suplementar.

“Eu realizo lives semanais no meu perfil do Instagram e convidei a Flávia para participar, pois já acompanho o trabalho frente à Defensoria há algum tempo e sou uma grande admiradora de seu trabalho. Resolvemos trazer um tema atual e ela propôs o plano nacional imunização e PCDs, inclusive por ela ter expedido três recomendações para inserir as PCDs no grupo prioritário”, conta Viviane Landim.

Segundo a advogada, muitas pessoas com deficiência estão com dúvidas acerca do plano nacional de imunização, por isso, elas resolveram trazer a informação para o público que muitas vezes são considerados os invisíveis da sociedade devido às barreiras atitudinais e de acessibilidade.

“O ponto alto do bate-papo foram as recomendações 73 e 19 do Conselho Nacional de Saúde, a discussão da ADPF 756 no STF (Superior Tribunal Federal), que está sendo discutido sobre o plano”, sugere.

Repercussão positiva após a live

Para Viviane outro momento importante da live foi quando a Dra. Flávia trouxe os fatores sociais que demonstram que as PCDs são vulneráveis e devem estar no grupo prioritário, pois há um risco aumentado de contaminação diante das dificuldades.

“Isso como pessoas com deficiência físicas que utilizam cadeiras de rodas para se locomoverem e acabam colocando as mãos na rodas e estas tocam no chão; os autistas e pessoas com deficiência intelectual para usar máscaras devido às questões sensoriais; pessoas com deficiência auditiva que muitas vezes tocam as mãos no rosto para se comunicar e assim por diante”, exemplifica.

Diante do sucesso que foi a live ocorreu uma grande repercussão, onde diversas pessoas após live elogiaram, solicitaram as recomendações e o plano nacional imunização.

“Estamos gratas que, de alguma maneira, estamos trazendo informação de qualidade para pessoas com deficiência, que não podem ser esquecidas por todos os níveis governamentais e pela sociedade”, salienta Landim.

De acordo com Flávia, as pessoas com deficiência têm lutado para a inclusão prioritária na vacinação contra a Covid-19.

“Há diversos argumentos que justificam tal inclusão, tanto no âmbito jurídico, no âmbito social, assim como no âmbito médico. Na live nós procuramos passar como está tal perspectiva na atualidade e em âmbito federal”, finaliza Albaine.

Quer conferir a live sobre o Plano Nacional de Vacinação?




Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto