Logo
Imprimir esta página

Dia da Mulher: CIESP Sorocaba promove palestra com a psicanalista Rita Bragatto

Apesar dos avanços, a desigualdade de gênero ainda é algo presente nos dias atuais. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, globalmente, há uma paridade de gênero de 68%, ou seja, ainda existe uma distância de 32% para que se chegue à equidade entre homens e mulheres. Quando falamos de participação econômica e oportunidades, a distância aumenta para 41% no mundo e cerca de 35% no Brasil.

Pensando nisso, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Reginal Sorocaba, em parceria com o blog A Vida Chama, a Verbo Comunicação, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e o Seconci-SP Sorocaba, irá realizar no dia 8 de março, das 9h30 às 11h, uma palestra online ministrada pela jornalista e psicanalista Rita Bragatto.

No encontro, será abordado como a mulher moderna sofre pressões nos diversos papeis que exerce na família e na sociedade. O conteúdo será apresentado a partir da própria narrativa de Rita, que após os 40 anos de idade, quebrou paradigmas ao mudar de carreira e de país.

De acordo com Rita, ter uma data como o Dia Internacional da Mulher, que chame a atenção para questões como igualdade, liberdade e representatividade, é vital para que o processo continue avançando.

“A mulher tem uma visão multidirecionada, uma espécie de olhar 360 graus da vida. Desta forma, ela se cobra muito para ser eficiente no trabalho, para ser boa esposa, boa mãe, boa amiga, boa filha, para estar sempre atualizada e ter um corpo perfeito. O mito da ‘mulher maravilha’ ainda é muito forte. É difícil achar o equilíbrio, mas precisamos escrever novas histórias a partir de novos arquétipos. Mais do que nunca precisamos nos unir com amorosidade e compaixão. Precisamos baixar as exigências sobre nós mesmas”, pondera.

Pressões pela pandemia

Segundo a psicanalista, a pandemia e o trabalho remoto trouxeram ganhos e perdas para as mulheres. “Trabalhar de casa pode trazer benefícios para a qualidade de vida, mas é preciso ter cuidado para não cair na cilada de que o home office implique em disponibilidade absoluta. Desde o começo da pandemia, as mulheres sofreram um grande impacto negativo. A ONU Mulheres lançou um alerta mundial advertindo autoridades políticas, sanitárias e organizações sociais sobre a forma como a pandemia da Covid-19 e o isolamento social poderiam afetar as mulheres, tanto pela sobrecarga de trabalho, como pelo aumento dos índices de violência doméstica e a diminuição de acesso a serviços de atendimento”, ressalta Rita.

Para o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a importância dessa data não deve ser ficar restrita ao universo feminino. “Os homens precisam compreender a importância de se apoiar as decisões das mulheres, tanto no ambiente profissional quanto pessoal, visando construir uma sociedade onde a igualdade de participação de ambos os gêneros seja uma realidade”, destaca Syllos.

O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher conta com o apoio da Advocacia Valio e terá a participação do diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, da vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda e do presidente da ACSO, Sérgio Reze.

A participação é gratuita e aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas no site do CIESP pelo

link http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=750.

Após a inscrição, cada participante receberá o link para acessar a palestra que será feita por meio da plataforma Zoom. Outras informações pelo site www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900.

Sobre Rita Bragatto

Rita começou sua trajetória profissional aos 21 anos como jornalista. Fez cursos de pós-graduação em Comunicação e Marketing. Durante vinte anos atuou como consultora em ambientes corporativos. Depois dos 40 anos de idade foi estudar Psicanálise para autoconhecimento, se apaixonou pela área e decidiu mudar de carreira.

Em 2018, foi convidada para estudar na Libre Université du Samadeva (França), uma universidade exclusiva de terapias. Embarcou para a Europa, onde viveu durante quase dois anos, se especializando em Constelação Familiar e práticas de “mindfulness”. “Foi uma quebra muito grande de paradigmas eu deixar a minha estabilidade no Brasil para viver esta experiência, morando em três países diferentes, apenas com uma mala e uma bicicleta”, revela. De volta ao Brasil, em plena pandemia, Rita atende pacientes exclusivamente online.

Serviço:
O que: Palestra online Dia Internacional da Mulher
Data: 08 de março (segunda-feira), das 9h30 às 11h
Onde: Plataforma Zoom
Inscrições: http://www.ciespsorocaba.com.br/agendas/evento.php?id=750.
Informações: (15) 4009-2900 |


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto