Logo
Imprimir esta página

Barbearias da periferia do Rio de Janeiro se tornam tema de filme de Emilio Domingos

Entre navalhas e tesouras, nasceu uma nova estética própria das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Nasceu também o documentário “Deixa na Régua”, do premiado Emilio Domingos (A Batalha do Passinho/Favela é Moda), a ser exibido no Curta!. Assim como em seus outros filmes, o diretor afirma a intenção de retratar o cotidiano periférico, pouco enfocado pelos grandes meios de comunicação das metrópoles.

A produção mostra as movimentadas barbearias da Zona Norte carioca como pontos de encontro entre jovens. Domingos documenta a transformação desses espaços em ambientes de sociabilidade e debate sobre diversos assuntos, sempre com graça e leveza, e a partir da voz dos frequentadores e dos barbeiros Belo, Deivão e Edi.

Além da autoestima trazida por um corte de cabelo estiloso, essas barbearias também são lugares onde relações humanas se desenvolvem, ultrapassando as barreiras do meramente comercial e consolidando vínculos de amizade e afeto. A exibição é na Sexta da Sociedade, 15 de janeiro, às 22h25.

Série traz reflexões de Graça Machel, política moçambicana que foi casada com Mandela

Com a proposta de provocar reflexões e apresentar novos caminhos para a experiência humana, a série “Fronteiras do Pensamento”, dirigida por André Brandão e Ricardo Carioba, traz grandes intelectuais contemporâneos que muito têm a contribuir através de suas perspectivas sobre o mundo, a vida e o futuro.

O primeiro dos quatro episódios da temporada se concentra na política e ativista moçambicana Graça Machel, uma das mais importantes vozes africanas da atualidade. Ex-Ministra da Educação e Cultura de Moçambique, Machel foi nomeada pela ONU para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância, em 1990. Sua atuação a aproximou do líder sul-africano Nelson Mandela, com quem se casou em 1998. A exibição é na Quinta do Pensamento, 14 de janeiro, às 20h30.

Segunda da Música – 11/01

21h – “O Som e o Silêncio” (Série) – Episódio: “Violão”

No estúdio, o músico Guinga reverencia os construtores de violões e arremata: “Não quero vender uma imagem falsa da relação que eu tenho com o instrumento: eu durmo com o violão ao meu lado desde que eu tenho 16 anos. Sempre dormi sozinho pra poder dormir com o violão do meu lado”. O luthier Lineu Bravo recebe o percussionista Marcos Suzano, apresentador da série, em sua oficina e lhe diz: “Guinga é um dos maiores melodistas que esse país, ou até esse planeta, já viu”. Direção: José Joffily, Pedro Rossi. Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de janeiro, terça-feira, às 01h e às 15h; 13 de janeiro, quarta-feira, às 09h; 16 de janeiro, sábado, às 17h30; 17 de janeiro, domingo, às 08h45.

Terça das Artes - 12/01

22h - “Sonhos Em Movimento” (Documentário)

Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo “Kontakthof”. Em vez de empregar os bailarinos da sua famosa companhia, ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. O documentário é sobre a história desses jovens e a dança. Direção: Anne Linsel, Rainer Hoffmann. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de janeiro, quarta-feira, às 2h e às 16h; 14 de janeiro, quinta-feira, às 10h; 17 de janeiro, domingo, às 15h.

Quarta de Cinema – 13/01

22h20 – “Banquete Coutinho” (Documentário)

O documentário propõe um olhar abrangente sobre a obra do cineasta Eduardo Coutinho. Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme? A partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo, o filme mantém acesas as inquietações do cineasta, falecido dois anos após a entrevista. Diretor: Josafá Veloso. Duração: 74min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de janeiro, quinta-feira, às 2h20 e 16h20; 15 de janeiro, sexta-feira, às 10h20; 16 de janeiro, sábado, às 15h35; 17 de janeiro, domingo, às 22h35.

Quinta do Pensamento – 14/01

20h30 – “Fronteiras do Pensamento” (Série) – Episódio: “Graça Machel”

A moçambicana Graça Machel é considerada uma das mais importantes ativistas africanas da atualidade. Este episódio revela a mente de Graça, que até hoje atua defendendo ações pela educação das crianças e das mulheres. Direção: André Brandão, Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de janeiro, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30; 16 de janeiro, domingo, às 19h45; 18 de janeiro, segunda-feira, às 08h30.

Sexta da Sociedade – 15/01

22h25 – “Deixa na Régua” (Documentário)

Os salões de barbeiro das favelas e dos subúrbios são os lugares onde a nova estética da periferia nasce e se expande. Ponto de encontro dos jovens, os "barbeiros" se tornaram espaços de troca dessa juventude. “Deixa na Régua” entra nesse universo e, entre cortes, giletes e tesouradas, mostra o que se passa na cabeça dos barbeiros e de seus clientes. Diretor: Emilio Domingos. Duração: 73 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 16 de janeiro, sábado, às 02h25 e às 14h15; 17 de janeiro, domingo, às 21h15; 18 de janeiro, segunda-feira, às 16h25; 19 de janeiro, terça-feira, às 10h25.

Sábado – 16/01

22h - “Jack Kerouac: O Rei dos Beats” (Documentário)

Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levou a literatura americana a novos níveis de criatividade e inspirou mudanças culturais e sociais. Desde sua infância católica, passando por seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, “Jack Kerouac: O Rei dos Beats” é, ao mesmo tempo, uma detalhada biografia e um comovente drama. Direção: John Antonelli. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de janeiro, domingo, às 09h.
Domingo – 17/01

09h20 – “Sons Brasilis” (Série) – Episódio: “Funk”

O funk tem sua origem nos EUA nos anos 1950, derivado da soul music. Uma música originariamente tocada e consumida por negros. Chegou ao Brasil na década de 70, ainda com letras em inglês, mas logo depois foi apropriado pela periferia, que abarcou o ritmo com a criação dos primeiros bailes funks. Nos anos 2000, houve um boom do funk no mercado e o impulsionamento de vendas de músicas, discos e videoclipes transformaram o gênero numa indústria que gera milhões ao ano. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e tem a participação de DJ Marlboro, MC Leonardo e Tati Quebra Barraco, entre outros. Diretora: Adriana L. Dutra. Duração: 26 min. Classificação: Livre.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um canal brasileiro que aprovou e viabilizou, através do fundo setorial, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Grande parte do conteúdo esta disponível também no Curta!ON, no Now e na plataforma Tamanduá.tv.br.

Siga o Curta! nas redes sociais: www.instagram.com/canalcurta, www.facebook.com/canalcurta, twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto