Logo
Imprimir esta página

Sesc 24 de Maio inicia o ano de 2021 com a terceira edição do Cinetruque com atividades para fazer em casa

Cursos práticos e teóricos com inscrições, bate-papos, vídeo novela, entre outras atrações fazem parte da terceira edição do Cinetruque que começa em janeiro

https://inscricoes.sescsp.org.br
https://www.instagram.com/sesc24demaio
https://www.youtube.com/sesc24demaiovideos
https://www.facebook.com/sesc24demaio

O Sesc 24 de Maio inicia o ano de 2021 com a terceira edição do Cinetruque com cursos, oficinas, tutoriais e bate-papos sobre cinema para participar sem sair de casa. As atividades se iniciam no dia 09 de janeiro e vão até o mês de fevereiro pelo YouTube, Facebook e Instagram da unidade.

O projeto é inspirado nos filmes de “cinema raiz”, de trucagem, feitos muitas vezes sem grandes recursos, mas com resultados divertidos. Parte deles passavam nas Sessões da Tarde da TV Globo nos anos 80, 90 e 2000.

Iniciado em 2019, sob o nome de Cinetruque - Especial Férias de Inverno 2019, o projeto teve sua segunda edição em 2020, o Cinetruque II - Férias Nada Frustradas de Verão, que levaram ao público do Sesc 24 de Maio diversas atividades presenciais relacionadas a cinema de baixo custo. Devido a pandemia do COVID-19, a programação desta vez acontece de forma online e recebe o nome de Cinetruque em Casa!

Confira o vídeo publicado em nosso Instagram para divulgar o Cinetruque aqui.

Esta e outras ações fazem parte de uma gama de programações online propostas pelo Sesc 24 de Maio em tempos de pandemia, que podem ser acompanhadas pelas redes sociais da unidade, no Instagram, Facebook e YouTube.

Confira a programação abaixo:

CINETRUQUE EM CASA!

Figurino Gambiarra - com Quiosco Cultural

André Fernandess apresenta uma série de ideias para a criação de acessórios, armaduras e robôs para toda a família, utilizando materiais simples e de fácil acesso. São quatro vídeos publicados no YouTube, cada um com uma temática diferente e lançados quinzenalmente:

09/01: Transformers
23/01: Máscara multifaces
06/02: Armaduras medievais
20/02: Máscara de monstro

Quiosco Cultural é um ateliê itinerante idealizado pelos multiartistas André Fernandess e Kauê Fernandess, pai e filho, que transitam por diversas áreas da arte levando para ONGs, escolas, universidades, centros culturais e Sescs diversas vivências artísticas.

SERVIÇO
Figurino Gambiarra com Quiosco Culural
Datas: 09/01, 23/01, 06/02 e 20/02, sábados às 18h00
Local: YouTube e Facebook do Sesc 24 de Maio
Classificação: a partir de 10 anos
Gratuito

Criação de Storyboard - com Anita Cavaleiro

Curso prático sobre criação de roteiros gráficos para produções audiovisuais (propagandas, videoclipes, vídeos de internet, filmes, animações etc.) utilizando o software livre Storyboarder e editores de imagem digital gratuitos. Através do desenho, serão abordados os conceitos básicos da linguagem cinematográfica como enquadramentos, movimentos de câmera e transições de cena. Com Anita Cavaleiro, educadora de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio. Inscrições a partir de 05/01.

SERVIÇO
Criação de Storyboard com Anita Cavaleiro
Datas: de 12 de janeiro a 02 de fevereiro, terças às 15h00
Local: Curso pelo Microsoft Teams, com inscrições a partir de 05/01 em inscricoes.sescsp.org.br
Classificação: a partir de 14 anos
Gratuito

Objetos de Cena - com Anita Cavaleiro e Tatiane Colevati

Oficina aberta a todos os públicos através de vídeos quinzenais publicados no YouTube e Instagram da unidade, em formato de tutorial para ensinar a confeccionar objetos cênicos para produções audiovisuais, utilizando como base materiais simples e facilmente encontrados em casa. Com as educadoras de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio Anita Cavaleiro e Tatiane Colevati.

SERVIÇO
Objetos de Cena com Anita Cavaleiro e Tatiane Colevati
Datas: 28/01, 11/02 e 25/02, quintas às 10h00
Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sesc 24 de Maio
Classificação: a partir de 10 anos
Gratuito

Imagem em movimento: história e poética do vídeo - com Victor Guerra

Curso teórico em seis encontros sobre o panorama da história e das novas formas e campos do vídeo. Os participantes serão introduzidos às principais correntes responsáveis pelo descolamento dessa mídia junto ao Cinema e sua importância no tensionamento diante do andamento da TV até chegar a novas formas de produção que envolve as redes sociais. É um curso com muitas referências teóricas e práticas para que curiosos e artistas possam encontrar pontos de semelhança e ruptura dentro das extremidades do vídeo. Com Victor Guerra, educador de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio. Inscrições a partir de 07/01.

SERVIÇO
Imagem em movimento: história e poética do vídeo com Victor Guerra
Datas: de 14 de janeiro a 18 de fevereiro, quintas, às 19h00
Local: Curso pelo Microsoft Teams, com inscrições a partir de 07/01 em inscricoes.sescsp.org.br
Classificação: a partir de 16 anos
Gratuito

Cinetruque Drops - com Tatiane Colevati

Quinzenalmente a educadora de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio Tatiane Colevati traz informações divertidas sobre diversos temas: Efeitos especiais curiosos; Curiosidades sobre o Oscar e outras premiações; Cinema Nacional e Cinema versus Streaming.

SERVIÇO
Cinetruque Drops
Datas: 15/01, 29/01, 12/02 e 26/02, sextas às 18h00
Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sesc 24 de Maio
Classificação: a partir de 10 anos
Gratuito

Histórias de Dentro de Casa - Parte II O Retorno (vídeo novela) - com Anita Cavaleiro, Luiz Ricas, Tatiane Colevati e Victor Guerra

Histórias de Dentro de Casa Parte II - O Retorno é a continuação em vídeo da audionovela dos educadores de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio, lançada em agosto de 2020. As novas aventuras dos protagonistas dentro de suas casas acontecem em 3 episódios lançados semanalmente, que terão direito a viagem no tempo, transmutação, realidades paralelas e, claro, um e-mail muito importante para responder. Com os educadores de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio Anita Cavaleiro, Luiz Ricas, Tatiane Colevati e Victor Guerra.

SERVIÇO
Histórias de Dentro de Casa - Parte II O Retorno (vídeo novela) - com Anita Cavaleiro, Luiz Ricas, Tatiane Colevati e Victor Guerra
Datas: de 03 a 17 de fevereiro, quartas às 15h00
Local: YouTube e Instagram do Sesc 24 de Maio
Classificação: a partir de 10 anos
Gratuito

Introdução ao curta-metragem de baixíssimo orçamento - com RZP Filmes

Nesse curso, todas as etapas de realização de um curta-metragem de baixíssimo orçamento serão abordadas, desde roteiro, pré-produção, captação e edição. A ideia da atividade é estimular a criatividade dos participantes e mostrar que é possível produzir bons curtas com muita inspiração e poucos recursos, tirando o melhor de equipamentos simples e das habilidades de cada um. São seis encontros semanais com inscrições a partir do dia 12/01.

A RZP Filmes é formada por Mariana Zani e Joel Caetano, dois produtores independentes que há mais de 15 anos produzem filmes e trabalham com Oficinas, Workshops, Palestras e Instalações de Cinema e audiovisual para todas as idades, profissionais ou não.

SERVIÇO
Introdução ao curta-metragem de baixíssimo orçamento - com RZP Filmes
Datas: de 20 de janeiro a 24 de fevereiro, quartas, às 19h00.
Local: Curso pelo Microsoft Teams, com inscrições a partir de 12/01 em inscricoes.sescsp.org.br
Classificação: a partir de 16 anos
Gratuito

Cinetruque Convida - bate-papos sobre Cinema e Vídeo Feitos em Casa - com educadores de Tecnologias e Artes do Sesc SP

Cinetruque Convida é uma série de bate-papos sobre "cinema feito em casa" com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo. O Sesc 24 de Maio convida educadores de outras unidades para compartilharem suas experiências em diversas áreas do audiovisual, traçando um paralelo com a sua ação educacional nos espaços em que atuam, dentro e fora do Sesc.

22/01: Roteiro e Pré-produção - com Mauricio Pinheiro (Sesc Sorocaba) e Sergio Segal (Sesc Campinas)
05/02: Cinema de Criança - Com Erika Kogui (Sesc Pompeia) e Filipe Miranda (Sesc Campinas)
19/02: Adaptações e Gambiarras no Cinema - com Felipe Calixtre (Sesc Jundiaí) e Daniel Seda (Sesc Av. Paulista)

SERVIÇO
Cinetruque Convida - bate-papos sobre Cinema e Vídeo Feitos em Casa - com educadores de Tecnologias e Artes do Sesc SP
Datas: 22/01, 05/02 e 19/02, sextas, às 15h00
Local: Atividade pelo Microsoft Teams, com inscrições uma semana antes de cada bate-papo em inscricoes.sescsp.org.br
Classificação: a partir de 16 anos
Gratuito

Sonoplastia e Trilha Sonora - com Luiz Ricas

Curso prático em quatro encontros sobre criação de paisagens sonoras e noções de trilhas para produções audiovisuais (propagandas, videoclipes, vídeos de internet, filmes, animações, etc) utilizando o software livre Audacity e outros editores de som ou vídeo gratuitos. Através do som, serão abordados os conceitos básicos do som na linguagem cinematográfica como semiótica, movimentos através do som, paisagem e desenho sonoros e transições de cena. Com Luiz Ricas, educador de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio. Inscrições a partir de 02/02.

SERVIÇO
Sonoplastia e Trilha Sonora - com Luiz Ricas
Datas: de 09 de fevereiro a 02 de março, terças, às 19h00
Local: Curso pelo Microsoft Teams, com inscrições a partir de 02/02 em inscricoes.sescsp.org.br
Classificação: a partir de 16 anos
Gratuito

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições – inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté –, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto