Logo
Imprimir esta página

Comasp Comemorará 21 Anos e Lançará Calculadora Cecarbon no Dia 9 de Dezembro

Inscrições gratuitas para evento virtual já estão disponíveis

O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), irá realizar webinar no dia 9 de dezembro, às 9 horas, para comemorar os 21 anos do Comasp. A Secretaria Nacional da Habitação e a Embaixada da Alemanha irão abordar a importância da cooperação de diversos agentes na promoção da sustentabilidade na construção.

Na ocasião será feito o lançamento da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, uma ferramenta online, voltada para o setor de edificações, que auxilia o usuário na mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa, decorrentes do uso de materiais, transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) e empresas associadas ao SindusCon-SP.

Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP e Fábio Villas Bôas, coordenador do Comasp farão a abertura do evento e, na sequência será a vez do painel chamado Ontem e Hoje, que terá a participação de Artur Quaresma Filho, conselheiro Consultivo Vitalício do SindusCon-SP e Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP.

O painel Instrumentos para avançar na sustentabilidade da construção, será apresentado por Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do Comasp e Philipp Höppner, coordenador da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), que também é realizadora do evento.

Daniel Wagner, assessor técnico da GIZ fará o lançamento da CECarbon. A apresentação das funcionalidades da ferramenta será realizada por Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital e Elisa Guida, consultora da Pangea Capital. Na sequência, Wagner e Lilian irão apresentar as oportunidades e os engajamentos da calculadora.

Veja abaixo a programação preliminar:
9h | Painel 1
Abertura
• Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP
• Fábio Villas Bôas, coordenador do COMASP
Comasp 21 anos - ontem e hoje
• Artur Quaresma Filho, conselheiro Consultivo Vitalício do SindusCon-SP
• Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP
Formas de cooperação - importância do engajamento de múltiplos setores na promoção de sustentabilidade na construção
• Annette Windmeisser, ministra Conselheira da Embaixada Alemã - a confirmar
• Alfredo Eduardo dos Santos, secretário Nacional de Habitação - a confirmar
9h45 I Painel 2
Palestra Magna
10h20 I Painel 3
Instrumentos para avançar na sustentabilidade da construção
• Philipp Höppner, coordenador da GIZ
• Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do COMASP
Lançamento da CECarbon - calculadora de consumo energético e emissões de carbono na construção civil
• Daniel Wagner, assessor Técnico da GIZ
11h00
Intervalo
11h10
CECarbon - Apresentação das funcionalidades da calculadora
• Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital
• Elisa Guida, consultora da Pangea Capital
Oportunidades e engajamentos
• Daniel Wagner, assessor Técnico da GIZ
• Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do COMASP
12h20 – 12h30
Debate e encerramento

Apoiam o evento: ABESC – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, APEMEC – Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística, CBH-AT– Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê, ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, ABRAMAT- Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações, AESAS – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, CB002, CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, SECOVI-SP- Sindicato da Habitação, SINDINSTALAÇÃO – Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo.

As inscrições gratuitas já estão disponíveis aqui.

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto