Logo
Imprimir esta página

Festival Ilumina Zona Oeste apresenta programação cultural variada dos dias 06 a 08 de novembro

Ilumina Zona Oeste - palco Ilumina Zona Oeste - palco

Com bate papo, oficinas, dança, teatro e música, iniciativas da Zona Oeste carioca, serão oferecidas para todo Brasil, pela primeira vez, de forma virtual

Entre os dias 06 a 08 de novembro, acontece o evento ‘Festival Ilumina Zona Oeste’, que este ano apresenta pela primeira vez o formato online. Em sua quarta edição, o evento trará cerca de 20 apresentações artísticas das seguintes áreas: música, dança, artes visuais, teatro e literatura, além de oficinas e bate-papos para incentivar a criatividade, as trocas de experiências e a reflexão de todos os participantes.

Durantes os 03 dias de atração, o público contará com programação intensa, dedicada a atividades que possuem os objetivos de fortalecer a rede criativa dando visibilidade às iniciativas socioculturais da Zona Oeste do Rio.

Na sexta-feira (06), a partir das 18h, acontecem oficinas de bonecas Ahosis, bate papo sobre representatividade, em homenagem a atriz Chica Xavier, dança popular com o grupo As MariAmas, audiovisual com o grupo Mulheres de Pedra, e apresentação do cantor Weber Wernec.

Já no sábado (07), tem oficinas para os fazedores de cultura, a partir das 10h, o encontro conta com oficinas como: Criação de projetos sociais inovadores, com o Instituto Ekloos, oficina de escrita criativa, captação de recursos para projetos culturais via leis de incentivos, musicalização com instrumentos musicais, oficina do plantio ao prato, bate papo sobre temas relevantes para a sociedade, como: sustentabilidade (Os ativos naturais da Zona Oeste do Rio: da Floresta do Camboatá ao Parque da Pedra Branca, do Parque do Mendanha à Baía de Sepetiba), economia criativa, comunicação popular, protagonismo negro, escrita criativa, entre outros farão parte do evento, além das atrações de batalha de rima, danças urbanas, Cia do Teatro Invisível, fechando a noite, com o rapper MV Bill.

E, não para por aí. O domingo, a partir das 9h30, ainda reserva muitas novidades, como: contação de histórias e teatro para os pequenos, manifestações da cultura popular, bate papo para quem deseja empreender com tema sobre “Como ser criativo em meio a crise”, momento de network com empreendedores da Zona Oeste, Orquestra Bela Oeste, atrações musicais e teatrais, finalizando a atração com o cantor MC Marcinho.

O Ilumina Zona Oeste é uma realização do Instituto Rio em parceria Instituto Phi, e conta ainda com o apoio de diversos artistas e parceiros independentes. Este ano, o Festival foi selecionado no edital da Concessionária ViaRio, que patrocina o projeto com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS) por meio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

As transmissões acontecerão pelas redes sociais do Festival (Facebook, Instagram e Youtube), que este ano ganhou também um site exclusivo, reunindo diversas informações sobre a Zona Oeste e seus principais atores no campo sociocultural. A visão de longo prazo é que se torne uma plataforma para difundir conteúdo e facilitar a criação de redes colaborativas na região.

SERVIÇO: Ilumina Zona Oeste

Realização: Instituto Rio

Curadoria: Pablo Ramoz

Produção: Motriz Sociocultural

Data: 06 a 08 de novembro

Classificação etária livre

Acesse a programação no site: www.iluminazonaoeste.org.br

Sobre o Instituto Rio

O Instituto Rio é uma fundação comunitária criada em 2000 com o objetivo de apoiar e fortalecer iniciativas que promovem o desenvolvimento social da Zona Oeste na cidade do Rio de Janeiro. Durante 18 anos, apoiou 265 projetos nas linhas de atuação: ações afirmativas; raça, gênero e protagonismo jovem; economia criativa e solidária; arte e cultura; geração de trabalho e renda; tecnologias sociais; desenvolvimento comunitário e institucional; direitos humanos, justiça social e cidadania; direitos sexuais e reprodutivos; comunicação comunitária e acesso às tecnologias digitais; educação afirmativa; desenvolvimento socioambiental/meio ambiente; esporte e saúde.

Confira a programação completa:

Dia 6/11 (sexta-feira)

18h às 18h30 -#Ilumina TáON - Mesa de abertura IV edição do Festival Ilumina Zona Oeste;

18h30 às 19h30 - Oficina de Bonecas Ahossis - Instituto Onikoja;

19h às 20h - A Luz da Zona Oeste é preta: uma homenagem à Chica Xavier;

20h30 - As MariAmas - Dança Popular;

21h - Mulheres de Pedra – Audiovisual;

21h30 - Weber Werneck – Cantor;

Dia 07/11 (sábado)

10h às 11h - Como criar projetos sociais inovadores - Instituto Ekloos;

10h às 11h - Oficina de Escrita Criativa: escrevendo memórias de família - Elaine Marcelina;

10h às 11h - Captação de Recursos para Projetos Culturais via Leis de incentivo - Agência do Bem;

11h às 12h - Oficina de Musicalização com Utensílios Domésticos - Agência do Bem;

11h às 12h - Do Plantio ao Prato - Fio Cruz Mata Atlântica;

11h às 12h - Como desenvolver um trabalho em rede - Instituto Phi;

14h às 15h - Os ativos naturais da Zona Oeste do Rio: da Floresta do Camboatá ao Parque do Mendanha à Baía de Sepetiba;

15h30 - Os Arteiros - Declame – Audiovisual;

16h - Sarau MargiNow - Jessé Andarilho;

16h30 - Coletivo João XXIII - Batalha de Rima;

17h - Companhia Urbana de Dança - Dança Urbana;

17h30 - CineMão – Audiovisual;

18h às 19h - Bate-papo - Eles e nós: as relações entre juventude, comunicação comunitária e mídias tradicionais;

19h30 - Cia do invisível – Teatro;

20h MV Bill – Rapper;

Dia 08/11 (domingo)

9h30 – Contação de histórias com Silvia Castro;

10h – Teatro Infantil com Cia 2 Banquinhos;

10h30 – Cultura Popular com grupo Brincantes da Pedra Branca;

11h às 12h – Bate papo com o tema “De baixo para cima: Como ser criativo e empreender em ambiente de crise?

12h – Networking com empreendedores da Zona Oeste;

13h30 – Apresentação da Orquestra Bela Oeste;

14h às 15h – Bate papo sobre Mitologia Clássica;

15h30 – Literatura com o Sarau da Favela;

16h – Apresentação da cantora Barbara B;

16h30 – Audiovisual com grupo Curta Vila Kennedy;

17h às 18h – Bate papo “Juventude rima com literatura”;

18h30 – Apresentador do cantor Antônio Curvelo, o “Tuninho do Rock”;

19h – Apresentação teatral com 7 Phocus Compania de Teatro;

19h30 – Apresentação do Cantor MC Marcinho


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto