Logo
Imprimir esta página

William Waack e piloto Fernando De Borthole debatem o futuro da aviação em Goiás

Perspectivas Antares Polo Aeronautico Perspectivas Antares Polo Aeronautico

Aparecida de Goiânia vai ganhar projeto altamente tecnológico com polo aeronáutico que pretende fomentar uma cadeia produtiva completa para o segmento

Em 2019 foi registrado aumento de 1,5% no número de aeronaves na região Centro-Oeste, que concentra 24% das aeronaves da aviação geral do país, segundo o mais recente boletim da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), publicado no início de setembro. No Centro-Oeste, apenas os estados de Mato Grosso e Goiás estão entre os sete maiores do Brasil em termos de frota de aeronaves da aviação geral e a região também possui 46% dos aeródromos privados do país, de acordo com o anuário do Instituto Brasileiro de Aviação (IBV).

Esse cenário, que aponta para o crescimento do setor no Centro-Norte brasileiro, será assunto em uma live com o jornalista especializado em economia e política e também piloto Willian Waack e o piloto Fernando De Borthole, do Aero Por Trás da Aviação, canal especializado em assuntos ligados na aviação no Youtube.

O encontro que acontece no dia 22 de outubro, às 19 horas, é promovido pelo grupo empreendedor do Antares Polo Aeronáutico, que será construído em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana de Goiânia e marca também o lançamento oficial do projeto que promete absorver grande parte dos mais dos 63 mil pousos e decolagens da chamada aviação geral ou executiva, realizados por ano no Centro-Oeste. O empreendimento é capitaneado pelas empresas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações.

Fernando De Borthole é piloto há 15 anos e o seu canal especializado é um dos mais acessados no País, com quase um milhão de inscritos. Ele une o conhecimento na aviação com a habilidade de comunicação e mostra os bastidores desse universo em uma linguagem simplificada. Já William Waack foi âncora do Jornal da Globo durante anos, assinou como colunista no portal G1, e apresenta atualmente o Jornal da CNN, na CNN Brasil. Mantém no Youtube um canal independente, o Painel WW, onde faz análises sobre as movimentações políticas no País. O evento on-line acontece no canal do Antares no Youtube. Para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo site antaresaeroporto.com.br.

O polo aeronáutico vai ser erguido na região metropolitana de Goiânia, na cidade de Aparecida de Goiânia, a 15 minutos do Flamboyant Shopping Center, com acesso facilitado por via expressa dupla, com um investimento de R$ 100 milhões. Com 209 hectares de área, será voltado para aviação executiva, manutenção e operações logísticas. A construção do empreendimento será em cinco fases e para o lançamento serão disponibilizados apenas 200 lotes para venda. A estrutura de apoio e a pista tem previsão de início de obras para 2021 e ficarão prontos em 2024.

A pista do Antares terá 1.800 metros de extensão, podendo receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores, bimotores, até o Embraer 195. No entorno, uma rede de serviços voltadas ao setor será consolidada.

Deverão se instalar empresas de táxi aéreo, serviço aeromédico, manutenção, hangaragem, escolas para formação de pilotos e estrutura de apoio, com comércio, restaurantes e hotel. A expectativa é atrair também indústrias, em especial fábrica de peças aeronáuticas, turbinas e motores para aviação, entre vários outros. Além de empresas voltadas para o segmento de logística.

“Os estudos feitos mostram não apenas o enorme potencial do Centro-Oeste para a aviação, como a altíssima dependência hoje da aviação executiva em relação aos grandes aeroportos. Precisamos de mais aeroportos dedicados à aviação executiva”, disse Rodrigo Neiva, diretor Comercial do Antares. Ele destaca também o fato do novo empreendimento ser capaz de atender diversas necessidades em um só lugar, com um diferencial importante, os lotes poderão ser adquiridos, o que não acontece hoje nos demais aeroportos do país.

Vale lembrar que a região Centro-Oeste tem grande parte do seu PIB ancorado no agronegócio. O Serviço Aéreo Privado atende a demanda de movimentação desse setor, conectando regiões remotas que não são atendidas pela aviação comercial, trazendo agilidade e possibilidades de rotas para a região, que também acumula o título de dono da maior frota de aeronaves agrícolas, 470 aeronaves, segundo o IBV.

*Diferenciais do Antares*

Ao todo foram necessários nove anos para aprovação do projeto. A licença da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi concedida, assim como as devidas licenças ambientais. A estrutura incluirá terminal de embarque e desembarque, posto para abastecimento, pista de acesso aos hangares (taxiway), Fixed Base Operator (FBO), estacionamento para visitantes e área para helicentro.

Para empresas dos segmentos de aviação, de logística e indústrias de maneira geral, um dos principais atrativos será sem dúvida os incentivos fiscais já aprovados. Graças a uma lei de incentivo aprovada junto à prefeitura de Aparecida de Goiânia no ano passado, as empresas que se instalarem no Antares vão pagar 2% de ISS (Imposto sobre Serviços) por 20 anos, enquanto em outras cidades o valor chega a 5%.

Além disso, a essas empresas serão concedidos 3 anos de isenção no ITU (Imposto sobre propriedade territorial urbana) e ainda alíquota reduzida do IPTU (Imposto predial e territorial urbano), variando de 0,08% a 0,3%. Além disso, toda a área do Antares foi incluída no Plano Diretor de Aparecida de Goiânia como área de interesse econômico e social do município. E foi editada uma lei específica no município que criou a área do sítio aeroportuário, com diretrizes de construção nas imediações do aeroporto e especificações para desenvolvimento da região.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto