Logo
Imprimir esta página

Segurança Online de Crianças e Adolescentes é tema de webinário organizado pela UNESCO, UIT e Childhood Brasil

Encontro virtual acontece em 30 de setembro e vai discutir estratégias para os planos nacionais de banda larga até 2021 que priorizem a segurança dos usuários mais jovens

Atualmente, crianças e adolescentes já representam um terço de todos os usuários da internet em todo o mundo. Até 2022, mais de 1,2 bilhão de novos usuários serão somados a essa quantidade, com crianças e adolescentes sendo o grupo demográfico online de mais rápido crescimento. Ao mesmo tempo em que se beneficiam da conectividade para a educação e o entretenimento, eles também são expostos a riscos e ameaças do mundo virtual, como assédio, bullying cibernético, desinformação, exposição à conteúdo inadequado, violência de gênero, furto e coleta de dados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada ano, 200 milhões de crianças e adolescentes são abusados sexualmente. Além disso, cada vez mais, grande parte desse tipo de violência ocorre online ou é obtida e distribuída digitalmente. Nesse caso, a internet é uma facilitadora da exploração e do abuso sexual.

Proteger crianças e adolescentes online é um desafio que requer uma abordagem global. Com isso em mente, a União Internacional de Telecomunicações, agência especializada das Nações Unidas para as tecnologias de informação e comunicação, lançou a Iniciativa de Proteção da Infância Online em novembro de 2008, que reúne parceiros de todos os setores da comunidade global. Em junho de 2020, a UIT lançou as Diretrizes 2020 sobre Proteção da Infância Online - um conjunto abrangente de recomendações para crianças e adolescentes, pais e educadores, indústria e legisladores sobre como contribuir para o desenvolvimento de um ambiente online seguro e empoderador para crianças e jovens. Acesse as Diretrizes aqui: https://www.itu-cop-guidelines.com/.

Visando a discussão desse assunto, a UNESCO no Brasil, a Childhood Brasil e a União Internacional de Telecomunicação (UIT) vão realizar um encontro virtual no dia 30 de setembro, das 15h às 16h30, com o tema: “Segurança Online de Crianças e Adolescentes: perigos e oportunidades”. O webinário terá a abertura da S.M. Rainha Silvia da Suécia, fundadora da World Childhood Foundation, e a moderação de Sandra Annenberg, jornalista e apresentadora do Globo Repórter. Acompanhe a transmissão aqui.

Participam do encontro a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto; o Diretor Regional para as Américas da UIT, Bruno Ramos; e a presidente da Childhood Brasil, Roberta Rivellino. O webinário faz parte da Semana Internacional para o Acesso Universal à Informação, que vai de 28 de setembro (Dia Mundial de Acesso à Informação) a 2 de outubro.

O evento também apresentará a versão em português do Relatório da Comissão de Banda Larga da UNESCO-UIT para o Desenvolvimento Sustentável. O documento traz informações sobre tecnologia, internet e acesso para crianças e adolescentes e busca aumentar a conscientização sobre a priorização da segurança online, apresentando estratégias para a sociedade, empresas privadas e governos trabalharem de forma articulada o combate às violências e perigos digitais.

O relatório consolida algumas estatísticas sobre o tema: uma em cada cinco crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos vê material sexual indesejado online, e 25% deles relataram sentir medo ou angústia extremos; 17% dos pais afirmaram que seus filhos já foram vítimas de bullying cibernético (em alguns países, esse número chegou a 37%); e identificou que 99% dos termos e condições de uso online foram escritos com uma linguagem muito complexa para o entendimento de crianças e adolescentes.

O webinário “Segurança Online de Crianças e Adolescentes: perigos e oportunidades” conta com o apoio da Associação Brasileira de Rádios e Emissoras de Televisão (Abert) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Webinário Segurança Online de Crianças e Adolescentes
Data: 30 de setembro
Horário: 15:00 – 16:30
Plataformas:
Página da Childhood Brasil no Facebook: https://pt-br.facebook.com/ChildhoodBrasil/
Canal da UNESCO no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC55ECiL0BM7Gmzwz1jnLS5w


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto