Logo
Imprimir esta página

Sesc Pinheiros realiza o quarto encontro do projeto “Autoria Negra na Literatura Contemporânea”

Com mediação de Cidinha da Silva e participação das poetas Dinha e Fernanda Bastos

Encontro virtual acontece no dia 1º de outubro, às 20h, ao vivo, no Youtube do Sesc Pinheiros (youtube/sescpinheiros)

Autoria Negra na Literatura Contemporânea é uma série de encontros mensais ao vivo com escritoras negras da atualidade. Com curadoria de Cidinha da Silva, autora e editora na Kuanza Produções, em parceria com Daniel Ramos, técnico de literatura do Sesc Pinheiros, o projeto abre um panorama da literatura de autoria de mulheres negras no Brasil. Os encontros abrangem escritoras de diversas localidades, sempre compostos por duas autoras e com mediação da curadora Cidinha da Silva.

No dia 1º de outubro, às 20h, o projeto reúne Maria Nilda de Carvalho Mota, mais conhecida como Dinha, escritora e ativista contra o racismo e uma das fundadoras do selo editorial feminino negroperiférico Edições Me Parió Revolução, e a jornalista, poeta, e editora Fernanda Bastos; autora também dos livros: “Dessa cor” (Figura de Linguagem, 2018) e “Eu vou piorar” (Figura de Linguagem (2020), em transmissão ao vivo no Youtube do Sesc Pinheiros (youtube/sescpinheiros).

Autoria Negra na Literatura Contemporânea busca debater a produção contemporânea de literatura feita no Brasil a partir da diversidade de vozes, gêneros e sobre questões raciais que atravessam nossa sociedade e história. Tensionar o cânone literário destas relações em questão, refletindo sobre a autoria negra e feminina e mostrar a amplitude que a criação literária atinge são algumas das propostas do projeto.

O projeto já contou com a participação de: Ana Maria Gonçalves, Dione Carlos, Fernanda Miranda, Lívia Natália, Luh Maza e Tatiana Nascimento.

BIOGRAFIAS

Cidinha da Silva é mineira, escritora e editora na Kuanza Produções. Publicou 17 livros entre crônicas, contos, ensaios, dramaturgia e infantil/juvenil. “Um Exu em Nova York” recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional (contos, 2019) e “Explosão Feminista” (ensaio), do qual é coautora. Foi finalista do Jabuti (2019) e recebeu o Prêmio Rio Literatura 4ª edição (2019). Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. Seus livros estão disponíveis no site da Kuanza Produções: www.kuanzaproducoes.com.br.

Dinha - Maria Nilda de Carvalho Mota é cearense, educadora, ativista contra racismo e liderança comunitária. Uma das fundadoras do selo editorial feminino negroperiférico Edições Me Parió Revolução. Mestre e doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, é pós doutoranda em Literatura e Sociedade pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Dinha mantém um site onde todos os livros publicados pela Edições Me Parió Revolução são disponibilizados gratuitamente ao público. É autora dos seguintes livros: De passagem mas não a passeio (2006/2008), Onde escondemos o ouro (2013), Zero a zero: 15 poemas contra o genocídio da população negra (2015), Gado cortado em milprantos (2018) e Maria do Povo/María Pepe Pueblo (2019).

Fernanda Bastos é gaúcha, jornalista, poeta, tradutora e editora. CEO da Figura de Linguagem, casa editorial independente sediada em Porto Alegre, Bastos é, também, mestra em Comunicação (PPGCOM/UFRGS), além de autora dos livros “Dessa cor” (Figura de Linguagem, 2018) e “Eu vou piorar” (Figura de Linguagem (2020). A tradução de “Somente nossos corações vão debater bravamente”, da afro-americana June Jordan, lançada este ano, tem sua assinatura. Atua como repórter na TVE RS e é colunista do portal Literatura RS.

+ SESC NA QUARENTENA

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto