Logo
Imprimir esta página

Japan House São Paulo e Embaixada do Brasil em Tóquio realizam estreia de espetáculo teatral japonês inspirado na literatura de cordel

Estreia da peça - Lampião Nô Inferno - Kageaki Smith Estreia da peça - Lampião Nô Inferno - Kageaki Smith

A peça "Hell Says Noh" (Lampião Nô Inferno), uma releitura da obra "A Chegada de Lampião no Inferno", de José Pachêco, será transmitida pelo canal do Youtube da JHSP. Para aprofundar o tema, a diretora da peça, Soraya Umewaka, e o mestre nô, Naohiko Umewaka, conversarão sobre fusão artística Brasil-Japão e sobre o teatro tradicional japonês

Em uma parceria especial, a Japan House São Paulo e a Embaixada do Brasil em Tóquio promovem, no dia 29 de setembro, às 20h, no canal do Youtube da instituição cultural , a estreia, no Brasil, do espetáculo teatral japonês Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno), de fusão artística com a literatura de cordel brasileira. No dia 30, às 20h, será realizada uma live exclusiva sobre a apresentação, com a presença da diretora e do ator principal da peça e mediação de Angela Mayumi Nagai, especialista brasileira no Teatro Nô, e de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

Apresentada no Japão em novembro passado, no marco da ponte olímpica do Rio a Tóquio, a produção teatral Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno), foi concebida pela Embaixada do Brasil em parceria com a diretora e especialista em Nô, Soraya Umewaka, como estratégia inovadora de levar a cultura brasileira ao público japonês por meio da fusão com expressões culturais nipônicas, artes marciais e tecnologia multimídia. O espetáculo baseia-se em uma reinterpretação por Umewaka da obra literária “A Chegada de Lampião no Inferno”, de José Pachêco, importante autor brasileiro de textos de cordéis do século XX.

A peça traz o mestre Naohiko Umewaka, que faz parte de uma tradição familiar de mais de 600 anos no Teatro Nô, no papel do folclórico Rei do Cangaço, Lampião, em uma riqueza singular a partir do intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, com a união de clássicos estilos como é o caso do Cordel e do Teatro Nô. Na produção, Lampião tentará entrar no inferno e será impedido por Satanás, cujas palavras surgirão via projeção digital. No transcorrer do espetáculo, uma batalha acontece entre Lampião e os guardiões dos portões do inferno, representados por Yoko Mori, especialista em Capoeira, e Miki Nakamachi, campeã de Karatê, duas lendárias práticas de artes marciais. Musicalmente, o enredo é acompanhado pelo grupo de percussão Barravento, formado por músicos japoneses, bem como pela dupla brasileira, radicada no Japão, Via Brasil.

Complementando a programação especial da estreia de Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno), no dia 30, às 20h, a Japan House São Paulo promove uma conversa, via Zoom, com a diretora Soraya Umewaka e o Mestre Nô Naohiko Umewaka, ator protagonista da peça, com mediação compartilhada entre Angela Mayumi Nagai, pesquisadora e especialista do Teatro Nô; e Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo. “Estou ansiosa para compartilhar com vocês uma conversa com meu pai, um Mestre Nô, que também interpretou Lampião, sobre a originalidade e o humor da Literatura de Cordel e a natureza profunda do Teatro Nô.”, declara Soraya. Esta atividade contará com tradução simultânea para o português e o japonês

Sobre o espetáculo, que teve repercussão muito positiva em Tóquio, a diretora prossegue: “Esta produção surgiu como um meio para comunicar a beleza da Literatura de Cordel - especificamente a história de A Chegada de Lampião no Inferno – sob o olhar do Teatro Nô.” Soraya complementa: “Em um momento em que precisamos ser inovadores sobre a forma como compartilhamos experiências teatrais, nos sentimos muito felizes em fazer parceria com a Japan House São Paulo, para que o público brasileiro possa, virtualmente, assistir à estreia de Hell Says Noh”.

Para o Embaixador do Brasil em Tóquio, Eduardo Saboia, a iniciativa canaliza o poder das artes e da cultura para fortalecer, ainda mais, a relação entre ambos os países. “Esta parceria entre a Embaixada e a Japan House São Paulo permitirá que o público brasileiro se engaje com o Teatro Nô, da mesma forma que o público japonês conheceu a literatura de cordel e expressões brasileiras visuais, musicais e de dança. Essa etapa da parceria completa um círculo de intercâmbio cultural. Como um círculo envolvendo Brasil e Japão, essa troca não termina; ao contrário, sempre nos une, como os vínculos humanos que ligam nossas duas sociedades. É simbólico que nossa parceria se concretize justamente quando celebramos os 30 anos da comunidade brasileira no Japão.”

Ainda sobre a parceria, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, declara: “Ficamos muito honrados e felizes por promover a apresentação exclusiva no Brasil de Hell Says Noh, uma obra que simboliza tão bem o elo entre os povos brasileiros e japoneses. A potência da união de elementos como a literatura de cordel e o Teatro Nô é muito forte e evidencia o papel fundamental da arte no diálogo entre povos, entre culturas, como elemento de aproximação.” Em 2018, a Embaixada do Brasil em Tóquio apresentou a exposição “DŌ: a caminho da virtude”, concebida pela Japan House São Paulo e exposta em sua sede também em 2018. Agora, com Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno), é realizado o caminho inverso. “Esta nova parceria com a Embaixada reforça nossa atuação como plataforma para difusão do Japão, bem como a importância fundamental do intercâmbio para o enriquecimento cultural”, completa Natasha.

No Japão, Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno) foi produzida e organizada pela Embaixada da República Federativa do Brasil no Japão em parceria com a Associação Brasil-Japão de Cultura e Economia (ANBEC), com o apoio da Panasonic Corporation.

Japan House São Paulo

Première Espetáculo teatral: Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno)

Quando: 29 de setembro, às 20h (Duração 40 minutos)

Onde: Canal do Youtube da instituição

Participação livre e gratuita

Legendas em português

Live Hell Says Noh (Lampião Nô Inferno) com Soraya Umewaka, Naohiko Umewaka, Angela Mayumi Nagai e Natasha Barzaghi Geenen

Quando: 30 de setembro, às 20h (Duração 60 minutos)

Onde: ZOOM

Informações sobre como participar: www.japanhousesp.com.br

Tradução simultânea

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto