Brasil,

Tributação, combate à lavagem de dinheiro e impactos da Covid-19 no terceiro setor são alguns dos temas do Festival ABCR 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliane Jerônimo Bueno
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Com formato 100% online, o evento acontece nos dias 29 e 30 de junho (segunda e terça) e, entre os vários temas, abordará as lives solidárias, o recorde histórico nas doações no país, combate à lavagem de dinheiro, além de ações focadas na Covid-19 e os impactos da pandemia no setor

Nos dias 29 e 30 de Junho (segunda e terça), a partir das 9 horas, acontece a 12ª edição do Festival ABCR, maior conferência de captação de recursos da América Latina e uma das principais no mundo. Sob o tema Ousar para Avançar, a iniciativa da ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos conta com organização da Necta e reunirá mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais. Serão mais de 120 horas de conteúdo, volume inédito e, pela primeira vez, o Festival será realizado 100% no formato digital.

Entre os vários temas da programação do evento, destacam-se os debates sobre combate à lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo, todas no contexto do terceiro setor, além da tributação de impostos que impacta diretamente o segmento. Também serão apresentados debates focados no tamanho da generosidade dos brasileiros no atual momento de pandemia da Covid-19, por meio da presença de empresas que têm se destacado e que irão expor suas ações voltadas para a melhoria do atual cenário.

O diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro, ressalta que o cenário atual exige ainda mais resiliência das entidades e a definição de uma nova forma de atuação, com uma legislação que atenda as necessidades do setor, além de considerar o papel essencial do uso da tecnologia, como, por exemplo, as lives solidárias. "Percebemos de forma clara que, assim como os demais setores, o de capitação de recursos também sofre os impactos da pandemia. A sociedade passa por uma transformação e o nosso segmento também precisa acompanhar. Assim, a proposta do Festival é reunir os diversos atores com o objetivo de gerar oportunidades e diálogos que resultem em ações efetivas", disse.

De acordo com o estudo "Impacto da Covid-19 nas OSCs brasileiras: da resposta imediata à resiliência", coordenado pelas consultorias Mobiliza e Reos Partners, 73% das organizações brasileiras terá redução de recursos este ano, sendo que, desde o início da pandemia de Covid-19, houve uma queda na captação de recursos de organizações da sociedade civil e, apesar das restrições, 87% delas estão oferecendo atendimento às populações afetadas.

DESTAQUES

O Festival ABCR 2020 contempla 7 plenárias, 90 sessões paralelas, 3 masterclasses, 15 sessões de Pré-Festival, mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, além de 10 Eixos Temáticos, Eixo Escola Aberta do Terceiro Setor, Sessões exclusivas Parceiros ABCR, 10 "coronacases" de captação, entre outros destaques.

"Em 2019, realizamos uma edição que superou às expectativas da organização e participantes, resultando na maior edição do Festival. Para 2020, inovamos e aumentamos o alcance do evento e dos temas abordados, considerando as necessidades das empresas e do setor no atual momento de pandemia. É importante destacar que o Monitor das Doações Covid-19, ferramenta liderada pela ABCR, atingiu a marca de mais de R﹩ 5 bilhões e 600 milhões mapeados como doações para o combate ao coronavírus. Esse fato demonstra a generosidade dos brasileiros em minimizar os efeitos do coronavírus e a importância do tema na edição 2020", disse o diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro.

FORMATO INOVADOR

Pela primeira vez, o Festival será realizado 100% no formato digital, graças às tecnologias aplicadas no desenvolvimento da iniciativa e ao aplicativo exclusivo, totalmente focado na interação dos participantes e dedicado às ações antes, durante e pós-evento, permitindo ampliação do alcance do encontro.

"Essa edição é especial e marca o compromisso da ABCR no país e, graças às tecnologias empregadas para a realização do formato online, o Festival 2020 será ainda maior, reforçando o seu objetivo principal, que tem foco no debate e troca de conhecimento sobre como mobilizar mais recursos para as organizações da sociedade civil e as causas", completou João Paulo Vergueiro.

MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO

O Festival ABCR 2020 reunirá especialistas nacionais e internacionais, representantes de organizações e empresas, além da Mentoria Expressa, com sessões/reuniões de 45 minutos com participantes do Festival e um mentor de tema específico.

A programação do evento é voltada para atender os diferentes níveis de conhecimento dos participantes (inicial ou básico, avançado e internacional), com temas nos seguintes eixos: Mobilização de Muitos; Mobilização de Grandes Valores; Parcerias Empresariais; Gestão, Liderança e Estratégia organizacional; Ética, Transparência e Confiança; Comunicação e Engajamento; Cultura de Doação; Geração de Renda; Negócios de Impacto; Marco Regulatório/Parcerias Governamentais e desafios do novo contexto; e Inovação e diversificação de formas de captação no terceiro setor. Além do Eixo Escola Aberta do Terceiro Setor, Sessões exclusivas Parceiros ABCR, 10 "coronacases" de captação, entre outros temas.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

29 de junho

9h00: Abertura do Festival ABCR 2020

09h30: Palestra de Abertura - A inspiração que move o Terceiro Setor, com o David Hertz, chef e empreendedor social, que em 2016 fundou a Gastromotiva, organização que promove a gastronomia social.

15h - Palestra Inovação Pós-COVID: um bate-papo com Marcelo Iniarra, especialista internacional em digital e inovação e CEO da Marcelo Iniarra; e Flávia Lang Revkolevsky, diretora geral da Pitanga.Mob. O debate será sobre a transformação digital que já estava ocorrendo e agora está mais rápida, com foco no que está acontecendo ao redor do mundo e como utilizar o poder das pessoas, a inovação e a comunicação para desenvolver o seu programa de captação de recursos.

16h - Plenária 2 - Nunca doamos tanto em tão pouco tempo no Brasil - os números da doação. A sessão debaterá sobre as doações durante o período do coronavírus. O Monitor das Doações COVID 19 , da ABCR, mostra mais R﹩ 5 bilhões e 600 milhões doados, um recorde em mobilização para uma única causa. Qual o impacto desse movimento? Como fazer a generosidade continuar depois da pandemia? Palestrantes: Edu Lyra, escritor e fundador da Gerando Falcões; Ana Carolina M. B. Matarazzo, diretora-executiva do Movimento Bem Maior; Joana Lee Ribeiro Mortari, diretora da Associação Acorde; e do Michel Freller; vice-presidente do Conselho Deliberativo da ABCR ABCR e CEO da Criando.

18h: Plenária 3 - O olhar de quem está investindo, encerra o primeiro dia do evento e conta com três investidores sociais, familiares e corporativos, com abordagem para entender o olhar de quem está doando, tanto durante a pandemia como em momentos de normalidade. Participam: Marcia Kalvon Woods, presidente do Conselho Deliberativo da ABCR; Renata Cavalcanti Biselli, gerente de Desenvolvimento Social do Banco Santander; Rodrigo Paipponzi, diretor executivo da Editora Mol; e José luiz Egydio, presidente da Fundação Jose Luiz Egydio Setúbal.

30 de Junho

9h - Início

Alguns destaques da programação do segundo dia do Festival ABCR:

10h - Palestra: Captação de Recursos em tempos de Covid-19, com Vivian Fasca, diretora de Captação do Greenpeace. A experiência do Greenpeace Brasil se reinventando durante a quarentena para continuar na busca por doadores e recursos para financiar as atividades da organização.

11h - Plenária 4 - ITCMD: acabando com o imposto sobre doações - Por que é tão importante acabar com o imposto sobre doações filantrópicas? O debate será sobre o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e a proposta de emenda constitucional, apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que tem como objetivo garantir que esse imposto não seja cobrado nunca mais das organizações. Palestrantes: Andrea Peçanha, conselheira da ABCR; e Aline Viotto, coordenadora de Advocacy do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - GIFE.

13h30 - Plenária 5 - A explosão das Lives Solidárias - Quase todo dia tem live musical, e quase todas promovem a doação para alguma causa ou instituição, sendo que mais de 16 milhões já foram doados a partir das lives. O debate traz quem tá na linha de frente dessa iniciativa. Palestrantes: Ana Flavia Godoi, especialista em Desenvolvimento Institucional da AFG Consultoria; Túlio Goldemberg, gestor de Marketing e Eventos do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA); e Isabella Vieira, gerente de Trade Marketing do Ame Digital.

14h30 - Sessão Filantropia Comunitária em Tempos de Covid-19 - A partir de frentes de ação importantes durante o enfrentamento da Covid-19 acionadas pela filantropia comunitária, como a mobilização de recursos locais, desenho e implementação de fundos emergenciais e produção de informação e conhecimento, a seção apresentará características comuns da atuação dos membros da Rede, procurando evidenciar a rapidez de resposta, o alcance de suas ações, o modelo de atuação e sua importância em situações de emergência como a que estamos vivendo. Palestrantes: Allyne Andrade, superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos; Graciela Hopstein, coordenadora Executiva da Rede de Filantropia para a Justiça Social; Selma Moreira, diretora executiva do Baobá - Fundo para Equidade Racial; e Roberto Vilela de Moura Silva, diretor executivo da Tabôa Fortalecimento Comunitário.

15h30 - Plenária 6 - O Dinheiro do Terceiro Setor: combatendo fraudes e garantindo acesso a recursos. Esse debate é fundamental: o que as organizações estão fazendo para garantir que as fraudes, cometidas por pessoas que não são comprometidas com o setor, não afetem as doações para as instituições sérias e dedicadas. Abordagem sobre a GAFI/FATF, organização que fiscaliza e regulamenta globalmente as medidas dos governos para combater lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Palestrantes: Gustavo Huppes, assessor de Advocacy Internacional da Conectas Direitos Humanos; Fernanda Mioto, gerente Administrativa e Financeira da Conectas Direitos Humanos; João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR; e Laís de Figueirêdo Lopes, Advogada Sócia do SBSA Advogados.

A programação completa está disponível em: http://festivalabcr.org.br/programacao-completa/

O Festival ABCR 2020 conta com o patrocínio das empresas: Ambev; Doare, Trackmob; Umbigo do Mundo; Criando; SocialDocs; Doks; ISetor; Lima Reis Advogados; e InstItuto ACP.

E apoio Institucional das organizações: Associação Brasileira De Fintechs (Abfintechs); Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale); Associação Paulista de Fundações (APF); Audisa; Club de Fundraising; Conselho Regional de Administração de São Paulo; Conselho Relações Públicas; Cultura e Mercado; Escola Aberta do 3° Setor; Federação das APAEs do Estado de São Paulo (Feapaes-SP); Fundo Internacional Sócio Ambiental (Ficas); Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif).

Além: Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig); Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife); Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS); Instituto Bancorbrás; Instituto Doar; Instituto Filantropia; Movimento Bem Maior; Neurônio; Nossa Causa; Observatório Do 3° Setor; Phomenta; Ponteaponte; Prosas; Rede de Filantropia para a Justiça Social; e Worldwide Initiatives for Grantmarker Support (Wings).

20 ANOS DA ABCR

O tema da edição 2020, Ousar para Avançar, faz referência a atuação da ABCR no país que, nas duas décadas de trabalho junto aos diferentes públicos, vem promovendo ações fundamentais com foco na sustentabilidade financeira do Terceiro Setor e desenvolvimento da captação de recursos das organizações da sociedade civil, com atuação fundamental no atual cenário da pandemia da Covid-19. A organização desenvolve ações e projetos de conhecimento (boletim enviado para mais de 40 mil pessoas), incidência política - advocacy (Marco Bancário da Doação e Dia de Doar) e desenvolvimento profissional (Cursos e o Festival).

SERVIÇO
Festival ABCR 2020 - Ousar para Avançar
Data: 29 e 30 de junho de 2020
Local: 100% digital
Inscrições: http://festivalabcr.org.br/inscricoes/
Mais Informações: www.festivalabcr.org.br
Promoção e Organização: Necta (www.nectainova.com.br)

Sobre o Festival ABCR

A ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma associação sem fins lucrativos, que atua pela promoção da sustentabilidade financeira do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da captação de recursos das organizações da sociedade civil. A ABCR é composta por profissionais associados, sendo composta por uma rede de captadores e mobilizadores associados, somando 300 membros dos diferentes Estados do país. Fundada em 1999, a ABCR desenvolve ações e projetos na área de conhecimento (boletim enviado para mais de 40 mil pessoas), advocacy (Monitor das Doações COVID 19 e Dia de Doar) e desenvolvimento profissional (Cursos e o Festival).

Há 12 anos, a ABCR realiza o Festival ABCR, iniciativa que tem o objetivo de debater e trocar conhecimento sobre como mobilizar mais recursos para as organizações da sociedade civil e as causas. O Festival é o maior evento de captação de recursos da América Latina.

CFRE

Os participantes do Festival ABCR receberão 16 pontos que poderão ser utilizados para emissão da certificação internacional CFRE, mais importante diploma existente na captação de recursos, sendo que mais de 5.000 profissionais em todo o mundo são certificados CFRE.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar