Brasil,

Oceanógrafos e docentes participam de webinar sobre a profissão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Uriarte Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Seminário online ocorre nesta sexta-feira (5)

Santa Catarina – Três alumni (egressos) e o coordenador do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Márcio Tamanaha, participam nesta sexta-feira, dia 5 de junho, de um webinar sobre a profissão. O evento online ocorre no Dia Mundial do Meio Ambiente e terá como pauta as atividades relacionadas, campos de atuação e contexto de mercado dos profissionais de Oceanografia.

Caroline Schio, presidente do Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro de Garopaba (SC), formada em Oceanografia na Univali, pós-graduada em Economia e Gestão Costeira na Universidade de Barcelona, na Espanha, e mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das convidadas do seminário. Sua paixão pelo mar a fez sonhar em transformar crianças em “guardiãs dos oceanos". Idealizou, em 2012, uma metodologia pioneira de monitoramento da zona costeira com crianças, que em 2017 se consolidou como uma tecnologia social reconhecida pelo Banco do Brasil e que ganhou o prêmio América Latina Verde na categoria Oceanos.

A oficial de Náutica da Marinha Mercante, Marina Horn, alumna (egressa) do curso de Oceanografia da Univali, também dará o seu relato sobre a profissão. Ela trabalha como auxiliar de consultoria naval na empresa Infotec Brasil (terceirizada da Petrobras) em Macaé (RJ), foi oficial de Quarto de Navegação em embarcações de Apoio Marítimo por quatro anos, trabalhando, principalmente, nas Bacias petrolíferas de Campos, Santos e do Espírito Santo. Antes de migrar para a carreira na Marinha Mercante, Marina era tenente (militar temporária). Começou a carreira profissional como funcionária terceirizada da Marinha do Brasil, participando e projetos de oceanografia física, operacional e acústica submarina.

O grupo de discussões contará ainda com Pedro Ribeiro, formado em Oceanografia na Univali, mestre em Geografia na UFSC. Ele começou o seu percurso profissional em um Instituto da Marinha do Brasil, trabalhou em empresas, atuou em institutos do segmento em Portugal e foi fiscal de Meio Ambiente em Florianópolis. Ribeiro retornou para Portugal, lá integra a equipe do CoLAB+Atlantic e atua na execução técnica no subdomínio serviços downstream e detecção remota, como responsável pela condução do projeto Atlantic –EO, uma iniciativa do GEO para compartilhamento de experiências e tecnologia de observação da terra que tenham notável impacto na sociedade.

O diálogo entre os alumni será mediado pelo professor Tamanaha, que é doutor em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univali (parcial na Sir Alister Hardy Foundation for Ocean Science - Plymouth, UK), com transmissão no Canal Oceanografia Univali, em https://www.youtube.com/channel/UC2XaW3YAoBuyKeRuJ7IGRJQ.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar