Brasil,

Open Master ON: inscrições para formação gratuita on-line com foco em serviços públicos vão até 13 de junho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Suzane G. Frutuoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Promovido pela Agenda Pública e pela Estratégia ODS, com cofinanciamento da União Europeia, a formação, com foco em resolução de desafios dos serviços públicos, terá como tema condutor a proteção social diante da pandemia

No momento em que os efeitos da Covid-19 tornam os desafios da gestão pública ainda mais complexos, a Agenda Pública, organização especialista em aprimoramento de serviços públicos, em parceria com a Estratégia ODS e cofinanciamento da União Europeia, adaptou a metodologia do Open Master para que sejam construídas soluções de impacto nos municípios, mesmo que remotamente. Nasceu, assim, o Open Master ON, que está com inscrições abertas até 13 de junho. As sessões virtuais começam em 1° de julho. O grande tema condutor será a proteção social diante da crise provocada pela pandemia. Saiba mais no link: https://openmaster.org.br/open-master-on/.

“A formação de resolução de desafios reais ligados aos serviços públicos brasileiros é gratuita. É composta por um aprendizado que combina processos pedagógicos ativos e ferramentas digitais, permitindo a interação entre diversos atores de todo o país para construir conjuntamente respostas para a atual crise”, diz o cientista político Sergio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública.

São premissas do Open Master ON:

Aprendizado ágil: pessoas motivadas que formam pequenos times com o propósito de conhecer, pesquisar, interagir, descobrir e propor alternativas para desafios públicos reais em um processo de aprendizagem que dura 60 dias.

Aprendizagem a partir de problemas: situações concretas que inspiram e engajam os participantes.

Aprendizagem mão na massa: interações reais que ajudam a compreender limites e possibilidades de cada experiência.

Habilidades socioemocionais: estímulo constante ao desenvolvimento de empatia, ao trabalho em equipe, liderança responsável, capacidades de comunicação, negociação e gerenciamento de relacionamentos.

Autonomia e acompanhamento: liberdade para aprender, mas com metodologia de acompanhamento contínuo.

Relacionamentos significativos: pessoas e experiências gratificantes que conectam, inspiram, desafiam e marcam positivamente.

Serão selecionadas três equipes de 5 a 6 participantes que, ao longo de oito semanas, vão se dedicar a entender de forma ampla problemas concretos apresentados por gestores públicos de municípios brasileiros no contexto da crise da Covid-19. A Agenda Pública mediará sessões virtuais semanais com os grupos, tendo duração de uma hora e meia cada. Durante os encontros serão apresentadas inspirações e casos trazidos pelos próprios participantes, além de repertórios analíticos que se relacionem com o desafio.

As sessões de acompanhamento com gestores das Prefeituras que apresentaram os desafios ocorrem quinzenalmente, por telefone ou videoconferência, com duração de 30 minutos cada. Espera-se que cada participante dedique cerca de 2 horas por semana para o desenvolvimento de atividades complementares relacionadas ao projeto. Esse tempo se refere a pesquisas, análise de experiências, entrevistas, trabalhos em grupo e produção de texto.

Os desafios propostos são:

➢ Prefeitura Municipal de São Paulo: i. identificação dos invisíveis à cobertura da proteção social; ii. elaboração e implementação de políticas efetivas para os trabalhadores informais em meio à crise.

➢ Prefeitura Municipal de Bananeiras (cidade paraibana a 140 quilômetros da capital, com cerca de 22 mil habitantes): iii. fortalecimento da rede de proteção aos mais vulneráveis em cidades de pequeno porte.

Ao final do ciclo, as soluções desenvolvidas, consolidadas em artigos, serão apresentadas em webinários públicos, além da disseminação dos conteúdos junto a organizações e representantes do poder público parceiros. O produto final elaborado pelos participantes irá retratar o caminho percorrido durante todo o trajeto, com troca de informações tão valiosas quanto a solução encontrada, que poderá também ser aplicada pela Prefeitura parceira

O público esperado é de pessoas interessadas ou com experiência em gestão pública (ou áreas relacionadas) dispostas a transformar o cenário atual do cotidiano de cidadãs e cidadãos no contexto da pandemia. “Há um interesse crescente da sociedade civil em se preparar e criar caminhos para também mudar questões que afetam a população, sem esperar apenas por decisões e escolhas de governantes”, diz Sergio.

Artigos e informações das edições passadas do Open Master no www.openmaster.org.br.

Inscrições até 13 de junho no link: https://openmaster.org.br/open-master-on/.

Início das sessões virtuais: 1° de julho

Sobre

A Agenda Pública é uma organização especialista no aprimoramento de serviços públicos, que pensa, estimula e apoia a gestão pública inovadora, integrada, participativa, de qualidade com parcerias sólidas e profissionais comprometidos. Com uma década de atuação, tem como propósito trabalhar para fortalecer equipes, instituições e territórios, ampliando capacidades, oportunidades e bem-estar para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Busca tornar os serviços públicos brasileiros mais inteligentes, simples e humanos combinando os esforços de governos, da iniciativa privada e da sociedade civil para construir soluções para os grandes problemas públicos brasileiros, aprimorando de forma mensurável a oferta, o acesso e a qualidade dos serviços públicos. Está na Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)/SP; nas Câmaras Técnicas da Comissão Nacional dos ODS; e no Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Além de outras redes, integra a Estratégia ODS, uma coalizão que reúne organizações da sociedade civil, do setor privado, governos locais e a academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate sobre os ODS no Brasil. Recentemente, a rede recebeu o apoio da União Europeia para seu fortalecimento. O trabalho da Agenda Pública é reconhecido internacionalmente, por meio do Prêmio Folha 2015 e do Prêmio Fundação Schwab/Fórum Econômico Mundial 2016.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar