Brasil,

O Ponto de Vista do Trabalhador – A Crise e os Empregos no Setor de Energia

Saiba como a International Trade Union Confederation está acompanhando a questão no setor

A drástica queda na demanda de energia causada pelo isolamento adotado na maioria dos países deixou o setor em alerta em diversos níveis – investimentos, preços, estratégia de produção, planejamento energético. Mas todos convergem para uma grande questão – o desemprego. A situação global dos empregos em energia e seu impacto na migração de empregos pela transição energética, será o tema da quinta edição da série O Cisne Negro e a Transição Energética, promovida pelo Instituto E+ Transição Energética.

A palestrante do evento sobre Crise, Empregos e Transição Energética será Samantha Smith, diretora do Just Transition Centre (Centro de Transição Justa) da International Trade Union Confederation, maior confederação de sindicatos do mundo. A moderação será realizada pela economista do DIEESE, Renata Belzunces.

O evento acontece dia 3 de junho, às 10 horas (Brasília).

A série O Cisne Negro e a Transição Energética é uma realização do Instituto E+ Transição Energética, que acompanha de perto os impactos que a crise global está causando no setor mundial de energia.

A palestra será ministrada no idioma inglês.

As inscrições devem ser feitas por este link: https://bit.ly/3gugWew

Sobre Samantha Smith

Como diretora do Just Transition Centre, Samantha Smith tem foco na transição justa para trabalhadores e comunidades. O Centro foi criado pela International Trade Union Confederation e parceiros para apresentar planos de transição justa em todos os níveis. Antes, Samantha atuou na WWF, maior organização de conservação do mundo, como líder na área de Clima Global e Energia, e também como diretora no WWF’s Artic Programme, trabalhando com comunidades, organizações indígenas e governo.

Samantha ocupou posições seniores na Statoil da Noruega, liderando equipes para projetos de CO2, e gerenciando a parte comercial de projetos de larga escala em energias renováveis.

Samantha iniciou a carreira em litigância corporativa especializada em finanças nos Estados Unidos. Ela recebeu vários prêmios pelo trabalho pro bono justiça racial, direitos reprodutivos e pobreza. Ela é graduada em história e direito pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Sobre Renata Belzunces

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina na Universidade de São Paulo (PROLAM/USP), onde pesquisa o tema dos dilemas e limites da ação sindical para a questão ambiental, no caso da mineração no Brasil e Peru. Mestra em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp, título obtido em outubro de 2006. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e bacharelado em Ciências Econômicas pela mesma universidade. Atualmente é técnica do DIEESE, onde desenvolve atividades relacionadas a análise do mercado de trabalho e assessoria à entidade sindical.

Sobre o Instituto E+ Transição Energética

O Instituto E+ é um think tank independente que promove o amplo diálogo com representantes de todos os setores para pautar a transição energética brasileira como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono. O Instituto E+ faz parte da rede International Network of Energy Transition Think Tanks (INETTT).

As edições anteriores da série O Cisne Negro e a Transição Energética podem ser assistidas no canal oficial do Instituto E+ no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UC46zZl90o5ozMLxJUScA65A


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS