Brasil,

Em meio à quarentena e lembrando os 30 anos do ECA, Sesc São Paulo promove atividades online para a Semana Mundial do Brincar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Kulcsar
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Edição de 2020 vai até 31 de maio, com o tema “Brincar entre o Céu e a Terra”

Estatuto da Criança e do Adolescente foi marcante ao reconhecer a importância de brincar, praticar esportes e divertir-se

Evento ajuda a lembrar que, mesmo diante da realidade da pandemia da Covid-19, as crianças precisam exercitar o brincar dentro de casa

Brincar entre o Céu e a Terra é o tema da Semana Mundial do Brincar, que este ano realiza todas as suas ações entre os dias 23 e 31 de maio no Portal e nas redes sociais do Sesc São Paulo e de suas unidades na capital, interior e litoral. A ideia é chamar toda a sociedade à reflexão e debate sobre a importância do ato de brincar na vida humana.

No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, o Sesc São Paulo lembra que, além dos direitos fundamentais à vida e à saúde, o ECA também reconhece a importância de brincar, praticar esportes e divertir-se como aspectos essenciais do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade de crianças e adolescentes.

Mas e agora? Como contribuir para que o direito ao brincar das crianças seja respeitado, mesmo durante a quarentena?

A campanha é realizada no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013. Neste ano, em decorrência da complexa realidade da pandemia da Covid-19, o evento destaca que as crianças nunca param de brincar. Diante de um cenário global que impõe novas reflexões e formas de ver e viver o mundo, torna-se imprescindível acolher essa necessidade.

O tema chama a atenção para proteger e cultivar a imaginação e o devaneio da criança, reconhecendo que estes estão conectados e se alimentam do ser e o estar no universo da infância. Ou seja, a referência ao céu e a terra coloca em conexão o imaginar e agir como potências da criatividade e singularidade das crianças.

Outro aspecto relacionado ao tema é a homenagem aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), importante marco para o reconhecimento da criança como sujeito de direitos e instrumento para a garantia de direitos a brincar, imaginar, criar, ser e estar no mundo com encantamento.

Com brincadeiras, musicalização, montagem de espaços para brincar, oficinas, contações de histórias, investigações sensoriais, rodas de conversa, em diversos formatos, como textos, vídeos e ações ao vivo, a Semana traz a proposta de exercitar o brincar dentro de casa e convoca o cuidado dos adultos para que elas brinquem nesses espaços domésticos com segurança e afeto.

Pela singularidade do contexto, as telas serão um meio, mas não o foco, para viabilizar o brincar no concreto e para que as propostas alcancem as crianças. O uso das tecnologias, neste sentido, é indicado com a mediação de qualidade de um adulto que acompanhará a criança.

Acompanhe a Semana Mundial do Brincar nas redes sociais do Sesc São Paulo ou acessando: sescsp.org.br/semanamundialdobrincar

Programação:

Contação de história: Quem conta seus medos se espanta
Com Susana Diniz
Quando: 28/5 (quinta-feira), 10h30
Onde: Instagram do Sesc Consolação (instagram.com/sescconsolacao)
Conta a história para a primeiríssima infância, o mistério da casa mais esquisita da rua, onde crianças acreditavam que morava uma bruxa. Ou seria apenas uma pessoa com medo da felicidade? A divertida aventura convida ao brincar entre repetições de canções e imitações de bichos. E o valor do aconchego da família, que encoraja para encarar qualquer desafio. Susana Diniz é contadora de histórias com 20 anos de trajetória em pesquisa e atuação na arte de narrar. Consultora e treinadora de comunicação lúdica, arte-educadora brincante e atriz.

Oficina: Um cantinho para brincar e cantar
Com Sheila Ferreira
Quando: 29/5 (sexta-feira), 10h30
Onde: Instagram do Sesc Consolação (instagram.com/sescconsolacao)
Nesta live dedicada às crianças e famílias, Sheila Ferreira e sua filha Clara irão propor brincadeiras do universo infantil e músicas para cantar e alegrar a tarde. Sheila Ferreira é Educadora Musical Licenciada em Música pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Integra a equipe do Centro de Música do Sesc Consolação desde 1998 nas áreas de Voz e Musicalização, e foi preparadora vocal do elenco do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), dirigido por Antunes Filho. É compositora e integrante de grupos vocais.
Bate-papo ao vivo: Brincando da Terra ao Céu e vice versa

Conversa entre Lucilene Silva e Adelsin sobre o significado e importância do brincar na vida das pessoas
Quando: 29/5 (sexta-feira), das 18h às 19h
Onde: Instagram do Sesc Osasco (instagram.com/sescosasco)
Lucilene Silva e Adelsin são integrantes da Casa das 5 Pedrinhas, fundada por Lydia Hortélio, e trabalham com a pesquisa, o fortalecimento e a irradiação dos movimentos da cultura das crianças e da gente menina do Brasil. Lucilene coordena a OCA Escola Cultural na Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, e Adelsin desenvolve parcerias com diversas ONGs em Minas Gerais e no Ceará.

E agora, quem brinca comigo?
Com Tati Fávaro e Plínio Teodoro
Dia: 30/5, sábado
Horário: 17h30
Onde: Instagram do Sesc Jundiaí (instagram.com/sescjundiai)

Diálogo e reflexão sobre a capacidade que todas as mães, pais ou adulto de referência possuem de contar histórias, brincar, cantar com as crianças, levando afeto e reforçando vínculos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar