Logo
Imprimir esta página

Despolarize! e Redes Cordiais lançam série de lives para debater os impactos da polarização na sociedade e formas de resgatar o diálogo

Dominic Barter é o convidado de estreia e falará sobre a importância do diálogo entre polos de opinião, nesta sexta-feira, 22, às 18h

A polarização social se aprofundou, e, com ela, a violência das manifestações espontâneas, especialmente nas redes sociais. Posições radicais, não importa se de esquerda ou de direita, levam ao discurso de ódio e à propagação de notícias falsas. Por isso, os projetos Despolarize! (@despolarize_) e Redes Cordiais (@redescordiais) se uniram no lançamento de uma série de lives semanais que discutirão o assunto e trarão estratégias de como resgatar o diálogo perdido. Serão cinco lives com diferentes convidados e a produção em conjunto de conteúdo sobre o tema, para ser espalhado nas redes sociais e grupos de mensagem, contribuindo para que internautas entendam a importância do diálogo e da informação de qualidade.

O convidado de estreia, nesta sexta-feira, dia 22, às 18h, é Dominic Barter, precursor de Comunicação Não-Violenta no Brasil. Residente no país há 28 anos, Dominic foi aprendiz e colega de Marshall Rosenberg, considerado o pai da Comunicação Não-Violenta, e se dedica a mais de duas décadas ao desenvolvimento de sistemas sociais de diálogo e parceria nas áreas de justiça, educação, cultura e política há 25 anos. Orientou os primeiros projetos pilotos de Justiça Restaurativa no Brasil e hoje tem projetos em quatro continentes.

Segundo Dominic, uma das chaves para semear e manter um diálogo saudável é fazer a distinção entre a forma e o sentido, ou seja, buscar entender o significado por trás das palavras usadas e da maneira como alguém disse algo.

Este sentido pode ser identificado por valores e necessidades simultaneamente compartilhados por todo ser humano, porém expresso de maneiras diferentes em cada contexto. Dominic lembra que ouvir empaticamente, ou seja, ouvir a pessoa e não somente o que ela diz, facilita esse encontro com a humanidade compartilhada mesmo por trás de posições adversárias.

“Vemos a falta de uma conexão comum entre as pessoas, uma união que respeita as diferenças. Esta falta está rasgando o tecido social, o entendimento mútuo em cima do qual toda convivência depende. A ausência de diálogo é fatal. Assim a capacidade dialógica está cada vez mais urgente no atual cenário”, analisa Dominic.

Uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada no ano passado, revelou que para 32% da população brasileira não vale a pena conversar com pessoas de posições políticas opostas. O resultado ficou acima da média dos 27 países observados no estudo (24%).

As outras lives serão sobre como conversar com quem não acredita na pandemia; como as fake news aprofundam a polarização; como despolarizar os algoritmos e imprensa e polarização.

Sobre o Despolarize!

O Despolarize é um projeto independente que busca garantir a convivência democrática por meio da mudança de comportamento nos diálogos. Apresentando conteúdos interativos, dicas de como conversar sobre temas polêmicos, estimulando esses diálogos com respeito e argumentações. A equipe do projeto, criado pelo Politize! em parceria com Poço, constantemente atualiza a plataforma com informações para colaborar ainda mais com este momento, trazendo conteúdos e também novas abordagens.

Sobre o Redes Cordiais

O Redes Cordiais é um projeto de educação midiática que treina influenciadores digitais a identificar e combater notícias falsas e discursos de ódio nas redes sociais. Em dois anos, o RC construiu uma rede de 136 influenciadores, dos atores Paolla Oliveira e Fernanda Lima ao YouTuber Felipe Castanhari e o ativista social Raull Santiago, que já passaram por workshops presenciais do Redes e tiveram uma introdução à educação midiática, checagem de notícias e Comunicação Não-Violenta. Juntos, esses influenciadores falam com 70 milhões de seguidores, para quem repassam o conhecimento apreendido nos treinamentos do Redes Cordiais. Os workshops têm abordagem multidisciplinar e a proposta é engajar mais e mais tribos na construção de redes menos tóxicas.

Serviço

A urgência do diálogo, com Dominic Barter

22 de maio, sexta-feira, às 18h


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto