Brasil,

Casa-Museu Ema Klabin disponibiliza programação cultural online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Aguilera
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Casa-Museu Ema Klabin disponibiliza programação cultural online

Pelas redes sociais do museu, o público poderá escutar apresentações inéditas de violonistas que já dividiram o palco com grandes nomes , matar saudades de grupos que já se apresentaram no museu, fazer download gratuito da Revista Digital “Mulher e Seus Saberes” e saber mais sobre a coleção

A Casa-museu Ema Klabin, em São Paulo, continua com uma série de ações online para levar informação, cultura, reflexão e diversão ao público. A cada semana tem novidades com atividades culturais para toda a família no projeto #CasaMuseuEmCasa.

Todas quintas-feiras do mês de maio, às 17 horas, no Canal do YouTube do Museu tem programação musical com apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências. Entre eles, a participação de Matheus Alves, Isabel Luiza, Andrea Perrone e Duo Fryvan. O projeto é uma parceria da Casa- Museu Ema Klabin com o Violão e Ponto.

O primeiro a se apresentar no dia 7 de maio, é Matheus Alves que interpretará duas composições próprias: ‘La Jobiniana’ e ‘Tarde de Sol’.

O músico integra o Quinteto Instrumental Picumã, grupo de fusão da música platina com diversas outras vertentes mundiais e que recentemente gravou um álbum com o multi instrumentista Arismar do Espírito Santo. Também está nos preparativos para lançar seu 1° trabalho solo, intitulado "Violão Regional", onde passeia por ritmos regionais com suas composições autorais, com a participação de grandes músicos da cena instrumental do RS.

Na semana seguinte, dia 14 de maio, sempre às 17h, a violonista Isabel Luiza interpreta os Movimentos 1 e 3 da ‘Sonata Mexicana’, de Manuel Ponce.

Dia 21 de maio é a vez da violonista, cantora e compositora porto-alegrense Andrea Perrone interpretar ‘For Fun’ e ‘High’, ambas de sua autoria. Em 2019 Andrea dividiu o palco com o lendário músico André Geraissati, em uma parceria para o Projeto Violão Brasileiro do SESC SP.

Quem finaliza as apresentações de violão é Duo Fryvan . Formado em 2012 pelos violonistas Fredy Pietz e Ivan Sakavicius, o duo interpreta as peças de sua autoria: ‘Galápagos’ e ‘Simples como Ser’ Os músicos que se apresentaram na Europa e em diversos festivais em São Paulo, já dividiram o palco com o Duofel. A apresentação no Canal do YouTube da Casa-Museu Ema Klabin acontece no dia 28 de maio, às 17h.

Além das apresentações de violão , você poderá relembrar shows completos de grupos musicais que se apresentaram pelo Programa Tardes Musicais. Em maio, serão destaques os shows de Ana Flor de Carvalho , Guilherme Kafé, Palimpsesto, Benny Goodman, Sextet Revival e Café Tango .

E todas as terças-feiras você poderá conferir uma música inédita de grupos que já se apresentaram no programa Tardes Musicais, como o "Conjunto João Rubinato" e Mental Abstrato.

Download gratuito: Revista Digital “Mulher e Seus Saberes”

O protagonismo feminino nas artes-plásticas, dança, música, fotografia, literatura, moda, e na imprensa estão em artigos reunidos na Revista Digital “Mulher e Seus Saberes”, em disposição para download gratuito no site da Casa-Museu Ema Klabin.

O periódico, que reúne grandes especialistas, traz em suas 170 páginas relatos de experiências da programação cultural realizada no Museu. A coordenadora do Núcleo de Cursos, Palestras e Publicações da Casa-Museu Ema Klabin, Ana Cristina Moutela Costa, convidou alguns desses especialistas que irão expor nas redes sociais do museu um pouco sobre seus artigos. Entre eles Ana Beatriz Demarchi Barel que aborda a representação da mulher e do universo feminino; Tânia de Luca que fala sobre a mulher na Imprensa ; Cláudia Heynemann, que conta sobre Cientistas mulheres perseguidas por regimes que as impediram de exercer suas profissões e Karin Phillipov que faz uma viagem do feminino na Coleção de Ema Klabin.

Outro artigo que chama atenção é o da pesquisadora Laura Formighieri que foca no trabalho de mulheres performers no contexto da América Latina. O artigo dedica-se a observar de que modo artistas que carregam as marcas identitárias de ser mulheres e latino-americanas pensam e produzem performances a partir de uma perspectiva feminista e decolonial.

Mitologia Grega:

O Educativo do museu também preparou uma série de atividades sobre a coleção de Ema Klabin para as mídias sociais. A proposta “Obra Em Sua Casa”, por exemplo, convida o público a refletir sobre uma obra da coleção de Ema Klabin que não está exposta no museu e pertence a reserva técnica, estimulando a percepção visual e a descoberta de novos significados. Para o dia 13/05, aproveitando a semana do Dia das Mães, será discutida a xilogravura “Mulher Amamentando” da artista Fayga Ostrower. Para o dia 27/05, as litografias de Maria Bonomi.

O público também saberá mais sobre os mitos, contos populares e histórias que se escondem por trás dos detalhes de peças da Coleção Ema Klabin (Mitologias da Coleção). Em maio, o educativo do museu irá destacar a Mitologia Grega. A partir de duas obras da coleção, “Ariadne”, do francês Jean-Baptiste Greuze (dia 20/05) e “Triunfo de Baco e Ariadne” do artista italiano Giovanni Battista Gaulli (dia 27/05) serão contadas histórias que atravessam os séculos e falam sobre o mito de Teseu e Ariadne. Após ouvir os áudios, o público será convidado a fazer uma ilustração sobre a história e tirar uma foto que será compartilhada nas redes sociais da Casa-Museu. Basta marcar a foto com #CasaMuseuEmCasa ou enviar para o e-mail .

E quem segue as redes sociais da Casa-Museu Ema Klabin também ficará sabendo mais sobre a Casa-Museu Eva Klabin. As duas instituições, a primeira em São Paulo e a segunda no Rio de Janeiro, reúnem notáveis coleções e desenvolvem programações que estarão no foco dessa conversa realizada pelos educativos, por meio de um podcast.

Sentiu saudades do museu?

Você pode realizar visitas virtuais no Google Arts & Culture no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/

Serviço:

Casa-Museu Ema Klabin: #CasaMuseuEmCasa

Apresentações exclusivas : Casa-Museu Ema Klabin e Violão e Ponto:

7 de maio 2020, 17h - Matheus Alves interpreta duas composições próprias: ‘La Jobiniana’ e ‘Tarde de Sol’.

14 de maio 2020, 17h- Isabel Luiza interpreta os Movimentos 1 e 3 da ‘Sonata Mexicana’, de Manuel Ponce.

21 de maio 2020, 17h- Andrea Perrone interpreta ‘For Fun’ e ‘High’, ambas de sua autoria.

28 de maio 2020, 17h - Duo Fryvan interpreta as peças ‘Galápagos’ e ‘Simples como Ser’, autoria dos músicos.

Músicas inéditas: Sobem no Canal do YouTube do Museu todas as terças-feiras, sempre às 17 horas – Conjunto João Rubinato (5/5) e Mental Abstrato (12, 19 e 26 /5) .

Relembre Shows completos: Ana Flor de Carvalho , Guilherme Kafé, Palimpsesto, Benny Goodman, Sextet Revival e Quinteto Café Tango . Shows já disponíveis no Canal do YouTube

Revista Cadernos da Casa-Museu vol. 1, Mulheres e seus Saberes (2019), cujos artigos serão apresentados por seus autores no mês de maio. Download gratuito

Mitologias da Coleção – mitologia grega – 20/05- história “O Fio de Ariadne, Teseu e o Minotauro”, e 27/05 -“O Deus romano Baco e seu encontro com Ariadne”. Marcar a foto com #CasaMuseuEmCasa ou enviar para o e-mail .

Obra Em Sua Casa - 13/05 será discutida a xilogravura “Mulher Amamentando” da artista Fayga Ostrower. Dia 27/05, as litografias de Maria Bonomi

Podcast - Ema e Eva Klabin - 27/05


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar