Logo
Imprimir esta página

Evento abordou cenário e futuro do ecossistema de inovação de Curitiba

Sebrae/PR trouxe a Curitiba Arnobio Morelix, uma das referências mundiais em ecossistemas de startups para aprofundar o assunto

O evento “Ecossistemas de inovação no mundo, com startup Genome”, promovido pelo Sebrae/PR, reuniu nesta terça (18), cerca 60 atores – pessoas que compõem o ecossistema de inovação – para debater com Arnobio Morelix, o cenário mundial e local desses modelos de negócios. Estiveram presentes representantes do governo do estado, prefeitura, universidades, associações empresarias, empresários de diversos setores, fundadores de startups, entre outros.

Arnobio é diretor de inovação da Startup Genome, instituição que estuda mais de 150 ecossistemas de inovação no mundo. O evento contou com um breve panorama global das empresas feito por Arnobio e promoveu um debate sobre o cenário curitibano, no qual participaram Cris Alessi (Agência Curitiba de Desenvolvimento), Nayana Rogal (representante do Ebanx) e Rafael Tortato, coordenador estadual do Projeto Startup do Sebrae/PR. O especialista lembra que o Brasil não está no ranking dos 30 países com ecossistemas com maior pontuação, mas que há iniciativas bem vistas e, que Curitiba, possui um grande diferencial frente a outras cidades do país.

“Esse é um momento essencial tanto para Curitiba quanto para o Paraná para catalisar as fortalezas desse ecossistema. Curitiba é o único ecossistema no Brasil com um ‘unicórnio’ fora de São Paulo. Em razão do ecossistema estar nessa situação de mudança e alavancagem, é um momento essencial para agir agora e uma oportunidade fácil de desperdiçar caso nada seja feito”, destaca.

O fortalecimento do cenário regional deve ter impacto econômico e social, gerando riquezas, trabalhos e oportunidades. Além disso, deve também alavancar mudanças, trazendo maior visibilidade e nível de confiança.

“O que gostaríamos de fazer juntos é aplicar o processo que o startup Genome desenvolveu, com o trabalho em mais de 30 países, que leva o ecossistema do ponto A ao ponto B, envolvendo a comunidade de forma que o ecossistema possa focar no ponto certo e na hora certa para mudar de patamar”, pontua Arnobio.

O evento

Durante o debate os participantes contribuíram com suas experiências, perguntas específicas e sugestões sobre o que pode ser feito para que o ecossistema curitibano seja fortalecido. Para Rafael Tortato, coordenador estadual do Projeto Startup do Sebrae/PR, esse tipo de evento proporciona o fortalecimento do cenário por meio do envolvimento e convergência dos atores.

“Trouxemos uma temática que foi a apresentação do Arnobio, que fala de ecossistemas que são referências mundiais. É do interesse de todos os presentes tornar o ecossistema de Curitiba uma referência em inovação, tanto nacional como internacional. Acreditamos que a participação e a troca de informações onde todos tiveram a oportunidade de interagir proporcionam o sentimento de pertencimento. Ações como essa fortalecem o ecossistema e todos os atores atuam de forma ativa nesta construção”, aponta o consultor.

Ricardo Pereira, CEO da startup Rooku, destaca a importância do evento para o empreendedor. “Ficamos muito dentro do nosso mundo, do nosso business e não olhamos à nossa volta. O papel de quem está nessa posição principal é olhar para o que está acontecendo no negócio, ver as oportunidades e conexões para tornar relações. Ser startup não é só desenvolver o produto, mas estar 100% conectado no mercado”, pontua.

Marcia Cavalcante, da Celepar, acredita que esse tipo de evento promove a consciência da conexão global para melhorar a atração de novas empresas e empreendedores para o ecossistema curitibano.

“O Sebrae conecta os atores do ecossistema para tentar trazer o impacto econômico do empreendedorismo. Foi um momento de tomada de consciência para que a Celepar, juntamente com a Superintendência de Inovação, fortaleça programas e instrumentos para apoiar o empreendedor e conectá-lo à rede local e região, como já está sendo feito”, comenta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto