Brasil,

FAMA Museu realiza oficinas infantis ministradas por artistas da mostra “Meios e processos de criação”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Participantes serão sensibilizados a vivenciar o processo criativo de cada um dos oficineiros por meio do desenho, da gestualidade e das diferentes linguagens artísticas Participantes serão sensibilizados a vivenciar o processo criativo de cada um dos oficineiros por meio do desenho, da gestualidade e das diferentes linguagens artísticas

Programação de fevereiro traz atividades gratuitas para crianças aos sábados, nos dias 15 e 29 de fevereiro

Nos sábados, 15 e 29 de fevereiro, o FAMINHA, programa da Fábrica de Arte Marcos Amaro -- FAMA Museu, voltado para crianças e familiares, oferece oficinas e ações educativas ministradas pelos artistas da exposição Meios e processos de criação - em cartaz até 1 de março na instituição. Os participantes serão sensibilizados a vivenciar o processo criativo de cada um dos oficineiros por meio do desenho, da gestualidade e das diferentes linguagens artísticas que compõem a arte contemporânea.

As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail (), pelo telefone (11 4022 4828) ou pelo WhatsApp (11 97503 2565).

Confira a programação completa:

· 15 de fevereiro -- sábado

10h às 12h -- “A linha como gesto”, com Marília Scarabello e Malu Loeb
Faixa etária: a partir dos 12 anos
A oficina propõe a experimentação e a construção de gestos a partir da linha, tendo como elementos disparadores os trabalhos das duas artistas. Em um primeiro momento, haverá uma visita à exposição e uma proposta de conversa entre o grupo para falar sobre cada uma das obras, os processos envolvidos, quais significados carregam, o que possuem em comum e, principalmente, em qual ponto os trabalhos tomam direções distintas ainda que partam da mesma materialidade: a linha. A partir da conversa, será proposta uma atividade prática: a construção de uma ação pela FAMA, usando como matéria carretéis de linhas. A elaboração da ação e a ação em si serão registradas em vídeo pelas artistas.

Marília Scarabello é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especializou-se em Cenografia Teatral no Espaço Cenográfico e é mestra em Artes Visuais pela Unicamp. Como artista, possui um trabalho que transita entre a fotografia, desenho, arquitetura, com uma pesquisa direcionada às questões que envolvem a ideia de território.

10h30 às 12h -- “Desenho Expandido”, com Fábio Florentino
Faixa etária: a partir dos 7 anos
A oficina pretende explorar a linguagem do desenho, que nasce da observação, da gestualidade e da compreensão inerente de mundo, atentando à percepção visual, ao reconhecimento espacial e a expressividade por meio do uso das linhas. Desenho Expandido propõe um diálogo por meio da ludicidade e da linguagem da criança, com a obra Silêncio Hidrográfico II, desenvolvida durante os encontros do grupo Meios e Processos, na Fábrica de Arte Marcos Amaro. Os participantes serão convidados a fazer um desenho em grande formato, inspirado em elementos naturais coletados pela FAMA.

Fábio Florentino é formado em Artes Plásticas pela FAFICILE (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí) -- SP. Especializou-se em Linguagens da Arte pela Universidade de São Paulo -- SP. Seus trabalhos analisam os meandros do misticismo, vinculados às relações de coexistência entre o ser humano e o meio natural, lançando luz nas tensões ambientais decorrentes da presença humana, articulando arte e biologia. Visita com frequência os efeitos da temporalidade, propondo reflexões sobre o efêmero e a transitoriedade da matéria. Interessa-se pelo desenho ambidestro de grande dimensão e o próprio corpo como ferramenta articuladora de desestabilização.

· 29 de fevereiro -- sábado

10h às 11h -- “A Casa -- Infância”, com a artista Lídice Salgot
Faixa etária: a partir dos 6 anos
A oficina A Casa -- Infância envolverá uma roda de conversa e atividades de desenho e modelagem sobre a casa e a infância. Os participantes serão convidados a desenhar suas moradas da infância e atual e a completar o cenário com pequenos objetos que lembram detalhes de suas casas, utilizando massinha de modelar.

Lídice Salgot é natural de Piracicaba; vive e trabalha na cidade. Bacharel em Publicidade -- FAAP -- Faculdade de Comunicações e Artes, trabalhou em agências de propaganda e empresas de comunicação na área de mídia em São Paulo (SP). Nas artes visuais, atua há mais de 30 anos com participação em exposições individuais e coletivas, além de salões com prêmio aquisitivo, medalhas e menção honrosa. Desde 2017 faz parte do Grupo de Estudos “Livros de artista, livros objetos: entre vestígios e apagamentos” que acontece na Casa Contemporânea, Vila Mariana -- São Paulo (SP).

11h às 12h -- ” O cão chupando manga e a tempestade no copo d’agua” -- Desenhando os Ditados Populares” com Tangerina Bruno
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Na exposição Meios e Processos, a dupla Tangerina Bruno apresenta 3 desenhos criados a partir de ditados populares. A partir desse conceito, os artistas desenvolveram uma atividade para o público infantil. Como é um “cão chupando manga”? E como se faz uma “tempestade em copo d’água”? A partir dessa expressão e desse ditado popular, de forma lúdica, as crianças poderão dar asas à imaginação e investigar essas duas representações através das cores, formas, traços e colagem sobre papéis. Os ditados/expressões populares, temas da oficina, podem ser alterados, escolhidos em comum acordo entre instituição e artistas.

Letícia e Cirillo -- do Tangerina Bruno -- são irmãos gêmeos e trabalham a quatro mãos e duas cabeças, da concepção à execução. Assinam com o seu sobrenome, Tangerina Bruno. Vivem e trabalham em Porto Ferreira -- SP. A produção da dupla se inicia em 2013, com a pintura. A partir de 2018, começam a desenvolver também trabalhos em outras linguagens, como a fotografia, desenho, escultura e objeto. Dentre as participações em exposições, destacam-se a individual Piruá, no Centro de Arte Contemporânea W, e as coletivas em instituições como o Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, e o Museu de Arte, de Ribeirão Preto, no espaço Aurora, em São Paulo, a Mostra de Artes da Juventude (Sesc) e salões como o Novíssimos (Galeria IBEU) e o Salão de Praia Grande. A formação dos irmãos se deu através de cursos livres, como aulas de pintura com o artista Manoel Veiga e grupos de acompanhamento e interlocução como o Artistas na FAMA, com orientação de Katia Salvany; o Ciclo Jundiaí no Sesc, com orientação de Ana Paula Cohen, Thiago Honório e Andrey Zignnatto; o Grupo de Estudo e Produção de Arte Contemporânea, no Instituto Tomie Ohtake, com orientação de Paulo Miyada e Pedro França, e acompanhamento com o crítico Mario Gioia, em Ribeirão Preto.

Sobre o Projeto Meios e Processos

O Projeto Meios e Processos, realizado pelo Educativo da Fábrica de Arte Marcos Amaro, representa o desejo da FAMA de estruturar um ambiente propício para a orientação, a partilha e a pesquisa em criação artística, bem como promover o reconhecimento, projeção e inserção de artistas do interior paulista no circuito da arte. Pretende possibilitar o aprofundamento na experimentação dentro de um contexto de produção e reflexão, alinhados com a arte contemporânea.

O foco no artista e em seus processos de criação coincide com o desejo do Educativo FAMA de gerar espaços de compartilhamento de saberes, tendo em vista a aproximação com metodologias e práticas poéticas.

Serviço:

FAMINHA -- programação de fevereiro
Período: 15 e 29 de fevereiro.
Horários variados, de acordo com a atividade.
Inscrições: pelo e-mail (), pelo telefone (11 4022 4828) ou pelo WhatsApp (11 97503 2565).
Gratuito.

Fábrica de Arte Marcos Amaro - FAMA Museu
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu -- SP.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado de 11h às 15h
Entrada gratuita


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar