Brasil,

Exposição “Mandalas Brasileiras” abre calendário cultural no Palácio da Polícia, em Santos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andrea Funk
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Vernissage da artista Luciane Funk de Andrade será no próximo dia 18/02, às 17h, e pode ser visitada até 15/03. A curadoria é do artista plástico Kleber Nunes.

A picture containing indoor Description automatically generated “Mandalas Brasileiras” é o tema da exposição da artista curitibana Luciane Funk de Andrade, que será inaugurada no próximo dia 18/02, no Espaço Cultural Dr. Paulo Bonavides, no Palácio da Polícia de Santos, abrindo o calendário cultural de 2020 do espaço, com curadoria do artista plástico Kleber Nunes. A vernissage acontece às 17h e contará ainda com homenagem a policiais civis aposentados e outorga do Prêmio “Destaque Policial”. “As mandalas são imagens que se repetem dentro de um padrão em que um lado é sempre igual ao outro. Eu quis explorar este conceito misturando as mandalas com ilustrações brasileiras”, explica a artista.

Tecido, tinta emborrachada e madeira. Esta foi a base para a produção das 8 obras que estarão expostas e que apresentam desenhos relacionados ao Brasil – sua história, seus símbolos nacionais, seu povo (negros e índios) e outras representações. “A técnica utilizada foi a vontade de realização. A escolha pelos materiais se deu pela característica de tintas fáceis de encontrar em qualquer papelaria do Brasil, mostrando que a arte está na vontade de fazer. A tinta emborrachada traz para mim a memória das seringueiras, um retrato das cores das riquezas do Brasil. Madeira e tecido também são materiais originários da terra e com baixo impacto de decomposição posterior ecológica. Quero mostrar que há muita beleza na simplicidade”, explica a artista.

A close up of a sign Description automatically generated

Ela diz que todo o seu trabalho é marcado por intensa brasilidade, sem viés partidário, mas sempre de forma muito próxima à população comum, à qual se inclui, para a qual existe apenas centro, o sentido e o progresso.

Com as obras, a artista quer chamar a atenção do público para aquilo que não se pode mudar, o passado, narrativo e percursor, pra onde não se volta e quer que sua arte colabore para o resgate de um patriotismo que vai bem além da politicagem. “Esta exposição é um chamamento para olharmos para nós mesmos e para nossos semelhantes, enquanto tentamos observar o Brasil por novos ângulos”, diz Luciane.

“Eu tive muita vivência com povos e lugares que representam as raízes brasileiras e muito contato com a natureza e a minha arte expressa justamente isso, a cultura e as raízes brasileiras de natureza rica. Minha arte é puramente experimental. Tem características lúdicas e didáticas”, afirma.

A picture containing wooden, cabinet, indoor, sitting Description automatically generatedConfira as obras da exposição:

A primeira tela, intitulada ‘PAZ BRASIL’ faz alusão à bandeira nacional.

A segunda traz uma espécie de lança e reflete ‘LUTA e VIDA’ no Brasil antigo e atual.

‘SÃO PAULO por PAZ’ é o título da terceira tela e faz referência ao Estado mais rico e populoso do país. Esta peça será oferecida como presente ao Depto. de Cultura do DEINTER 6, que reúne uma peça de cada expositor que já passou pelo hall de exposições.

‘YORI YORIMAR’ é a quarta tela e significa a inocência e a sabedoria reunidas. Em tecido cinza e alto relevo emborrachado, a ilustração se destaca na moldura em madeira estilizada com casca de árvore.

A quinta e a sexta tela são apresentadas juntas numa moldura diferenciada, e trazem um retrato do Brasil em evolução, se chama INN BRAZIS (Um Brasil de muitos Brazis).

A sétima tela se chama AMERIÍNDIOS e traz na moldura um pedaço de costela e uma nadadeira de tartaruga marinha, fazendo menção aos povos originários que preservam a riqueza da fauna e da flora brasileira e que ainda não tiveram seus direitos reconhecidos conforme dita a carta magna em curso.

A oitava e última tela da coleção Mandalas Brasileiras traz a missão embutida em cada produto Nicho Éko, ‘pelo AMOR à VIDA e o RESPEITO às DIFERENÇAS”.

As 8 obras expostas fazem parte da coleção ‘Mandalas Brasileiras’ que hoje reúne mais de 100 mandalas que incluem a fauna, flora, habitat, marcos históricos e geografia do país e que são aplicadas em produtos como camisetas, moletons, canecas, postais e um jogo interativo para colorir. Mais informações pelo site www.nichoeko.com.br ou nas redes sociais (facebook e instagram) pelo perfil @nichoekobrasil. Os trabalhos são entregues em todo o Brasil e no exterior. Informações pelo (13) 99195-8748.

PERFIL

A person posing for the camera Description automatically generatedLUCIANE FUNK DE ANDRADE nasceu em 24 de maio de 1976, em Curitiba, no Estado do Paraná e já morou em muito lugares. Hoje reside em Santos, litoral paulista.

É apaixonada pelo Brasil e adora tudo que se refere à natureza. Atuou no meio artístico, no ambiente político, com comunicação e dedicou 12 anos da sua vida para causas sócio-culturais-urbanísticas e de sustentabilidade por conta própria. Peregrinou entre os dois pólos das vértices que poderiam definir um futuro com mais isonomia para todos, o que a tornou alvo de muitas represálias.

Autodidata, há um ano e meio se dedica à arte NICHO ÉKO, na qual reúne toda a sua experiência, amor pela vida, e vontade de realização na terra. NICHO ÉKO foi a escolha que encontrou para superar tudo que está fora do seu controle e reagir à crise existencial desta geração instituída sob o prisma sustentabilidade, arte, política e comunicação.

SERVIÇO – Exposição “Mandalas Brasileiras”
Artista: Luciane Funk de Andrade (Nicho Éko Brasil)
Vernissage: 18/02/2020, às 17h
Período da exposição: de 18/02/20 a 15/03/2020
Local: Espaço Cultural Dr. Paulo Bonavides – Palácio da Polícia de Santos
Endereço: Avenida São Francisco, 136 – Centro – Santos/SP
Horário: 2ª. a 6ª. feiras, das 9h às 18h
Entrada gratuita


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar