Brasil,

Canal exibe produções inéditas com o compositor e pianista Cristovão Bastos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eloá Cipriano
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Os novos episódios de Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil vão ao ar em 23/2, domingo, às 22h

O SescTV exibe no dia 23/2, domingo, às 22h, o documentário da série Passagem de Som e o show do Instrumental Sesc Brasil com o compositor, arranjador e pianista carioca Cristovão Bastos. Premiado duas vezes com o Prêmio Sharp, sendo uma em 1992 pelo álbum Bons Encontros com o violonista Marco Pereira na categoria Melhor Disco Instrumental e outra em 1998 pela canção Resposta ao Tempo com o compositor Aldir Blanc - interpretada por Nana Caymmi -, o instrumentista já realizou outras parcerias com grandes nomes da música brasileira, entre eles Paulinho da Viola, Chico Buarque e Miúcha. A direção geral das duas produções é de Max Alvim. (Assista também em sesctv.org.br).

No programa Passagem de Som, o pianista encontra o especialista ambiental Nelson Maciel para conhecer o Jardim Botânico, localizado em Água Funda, na capital de São Paulo. Durante o passeio, Bastos explica que estudou por seis anos acordeão e só depois o piano entrou em sua vida, já com 17 anos, numa situação ao acaso. Para ele, os dois instrumentos são bem diferentes de se adequar, uma vez que o primeiro funciona como instrumento de contato e o segundo como percussivo.

O músico relembra sua ligação com os gêneros aprendidos na época em que se dedicava ao acordeão. ‘’Eu tive um envolvimento muito grande com o baião porque estudei numa escola que o diretor era muito amigo do Zé Gonzaga, irmão do Luiz Gonzaga, que também foi sanfoneiro, cantava e compunha; e o choro, na rua que eu morava passava uma banda regional tocando’’. Bastos fala sobre seu processo de composição: “Quando componho no piano, existe uma relação orgânica e as notas vão surgindo. No violão, normalmente cantarolo para ouvir as notas que estão surgindo na minha cabeça e procuro a harmonia’’, diz. Segundo o músico o que diz se a nota é boa é o ouvido, ele não segue muitas regras.

Dentre os diversos feitos em sua carreira, o pianista fala de sua participação como solista no álbum Memórias Chorando (1976), de Paulinho da Viola e da composição da música Choro pro Waldir em homenagem ao mestre Waldir Azevedo. Ao falar sobre o uso do piano no chorinho, ele relembra ainda o papel importante de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth na popularização do instrumento no gênero.

Em sequência, no Instrumental Sesc Brasil, Bastos apresenta arranjos de MPB ao lado de Jamil Jones, no baixo elétrico; Maurício Carrilho, no violão 7 cordas; Marcus Thadeu, na bateria e percussão; e Eduardo Neves, na flauta e no sax soprano. No repertório, canções autorais feitas em parceria com grandes nomes do cenário musical brasileiro como Abel Silva Paulinho da Viola, Chico Buarque e Maurício Carrilho. As músicas tocadas no show são: Raios de Luz; Não Me Digas Não; Um Choro pro Waldir; Choro Saudoso; Todo Sentimento; Tua Cantiga; Polca do Jequitibá; Choro dos Mestres; e Aquiles na Gafieira.

Músicos: Cristovão Bastos (piano); Jamil Joanes (baixo elétrico); Maurício Carrilho (violão 7 cordas); Marcus Thadeu (bateria e percussão); e Eduardo Neves (flauta e sax soprano).

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:
Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil: Cristóvão Bastos
Estreia: 23/2, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 24/2, segunda, a partir das 16h30; 25/2, terça, a partir das 9h30; 26/2, quarta, a partir das 11h; 27/2, quinta, a partir das 13h; 29/2, sábado, a partir das 14h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção Geral: Max Alvim
Produtora: Canal Independente

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar