Brasil,

Matera apresenta futuro do Pagamento Instantâneo durante evento em São Paulo

Com mais de 30 anos de mercado, a empresa reuniu clientes para mostrar novidades e soluções sobre uma das maiores tendências mundiais de pagamentos

Na última semana, a Matera , empresa de tecnologia para o mercado financeiro, fintechs e gestão de riscos, reuniu cerca de 200 pessoas em São Paulo, para apresentar o futuro dos pagamentos durante o Instant Payments.

Sempre antecipando tendências mundiais para o Brasil, a Matera vêm conscientizando seus clientes sobre as mudanças que estão acontecendo no mercado financeiro para que todos possam se adaptar gradativamente. Durante o evento organizado pela empresa, foram abordados temas como: o que é o pagamento instantâneo, sua importância, os benefícios que oferece para as organizações e para a sociedade, a realidade dos meios de pagamentos em outros países, agenda do Banco Central para implementação no Brasil e muito mais.

Abrindo o evento, Alexandre Pinto, diretor de inovação e novos negócios da Matera, abordou as principais evoluções dos meios de pagamentos ao longo dos anos, mostrando diferenças entre o SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro) e o SPI (Sistema de Pagamento Instantâneo), bem como os públicos que podem se beneficiar com isso - bancos, fintechs, varejistas, concessionárias de serviços públicos, entre outros. "O Instant Payments" tem como objetivo desmistificar esse processo tão custoso e burocrático no qual o sistema financeiro do país se encontra, trazendo os pilares: alta disponibilidade, velocidade, conveniência, multiplicidade de casos de uso e interoperabilidade por meio de informações agregadas. Estamos vivendo uma nova era de tecnologia no mercado financeiro, os meios de pagamentos estão em constante evolução e, com isso, estamos nos aproximando cada vez mais de um sistema de baixo custo que estará disponível 24h, todos os dias da semana, durante todo o ano. Tal modelo, abre espaço para a participação de novos players no mercado, o que garante maior interoperabilidade de contas bancárias e não bancárias. "É a Internet das Contas surgindo para beneficiar a população", explica o diretor.

Já Carlos Oliveira, diretor de tecnologia da ABBC - Associação Brasileira de Bancos - propôs uma reflexão aos convidados: como um país conectado tem uma cultura de consumo tão diferente do sistema vigente? Segundo ele, o Brasil é um país avançado em tecnologia, porém, com grande lacuna no que se refere a pagamentos, vivenciando não só as altas taxas diárias para a realização de transações bancárias, mas também o tempo envolvido no processo. É preciso ter foco na melhoria que essas mudanças propõem para a experiência do consumidor, trazendo menos burocracia e mais agilidade.

Na terceira parte do encontro, o consultor de negócios da Matera, Fabiano Amaro, abordou o cenário atual, explicando porquê o Brasil é um terreno fértil para inovações. "Temos, no Brasil, 30% da população desbancarizada e a outra parte concentra seus serviços nos cinco maiores bancos do País. O crescimento de bancos digitais, as novidades trazidas pelo open banking e pagamentos instantâneos abrem um mar de possibilidades para a população que sofre com taxas abusivas há tantos anos", explica.

Também durante o evento, Carlos Netto, CEO da Matera, explicou que o SPI abrange débito, crédito, pagamento de contas, transporte, impostos, entre outras coisas, e que terão como identificador celular, e-mail, CPF ou CNPJ, no caso de empresas. Dessa maneira, por meio do QR Code, todos terão acesso fácil e rápido aos pagamentos instantâneos, sem custos durante as transações, podendo, com o tempo, substituir TEDs, DOCs e cartões. "Isso proporciona o fim do intermediário de pagamento, ou seja, o dinheiro sai direto da conta do pagador para a do recebedor", explica o CEO.

Ao longo dos anos, a Matera tem liderado a transformação digital, estando sempre preparada para atender as principais demandas do mercado financeiro, anunciando e antecipando tendências e mostrando novas possibilidades de ganhos para varejistas, bancos tradicionais,fintechs e gestão de riscos. "Desenvolvemos soluções que ajudam nossos clientes a democratizar o acesso ao sistema financeiro, sempre aproveitando as oportunidades que surgem no mercado. Desenvolvemos um core bancário integrado ao Sistema de Pagamento Instantâneo e também oferecemos o StandIn, por exemplo, produto que permite que as operações aconteçam 24x7x365 (24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano), possibilitando que os clientes façam transações mesmo em casos de instabilidades do sistema", conta Netto.

Para finalizar o evento, Bruno Samora, gerente da B.U. de Varejo da empresa, aprofundou a conversa mostrando os benefícios do StandIn. O Instant Payment é uma das iniciativas da Matera que estão alinhadas ao cronograma divulgado pelo Banco Central do Brasil. Seguindo a agenda do BC, a expectativa é que a nova modalidade entre em vigor em novembro deste ano.

Sobre a Matera

A Matera é uma empresa de tecnologia que oferece soluções que transformam a maneira como as pessoas realizam transações financeiras. Com 30 anos de mercado, a companhia é referência em inovação em plataformas de open banking, conta digital e pagamento, combinadas à disrupção e rapidez das startups com a experiência de instituições consolidadas. A Matera atua nos segmentos financeiro, varejo e de gestão de riscos, e vem expandindo suas operações globalmente. Para saber mais, acesse: http://www.matera.com.



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