Brasil,

Especial de Férias no CCBB Educativo – Arte & educação! Destaques para o público infantil!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Accioly
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Quintas, 23 e 30/01 – Atividade Extra - Contação de histórias com os arte educadores e artistas convidados.

Dias 23,24,25 e 26 de Janeiro! Lugar de Criação- Como nasce uma obra de arte – Memórias em sobreposição.

Segunda-feira, 27, úlltima chance para participar das oficinas de criação artística e cultivo com a indígena “Niara do Sol”!

Oficinas de criação artística e cultivo com a indígena Fulni-ô e Kariri Xocó Niara do Sol

O PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Em Janeiro, a programação especial de férias escolares para crianças e suas famílias, destaca as oficinas de criação artística e cultivo com a indígena Fulni-ô e Kariri Xocó, “Niara do Sol”, as apresentações coletivas de dança e muita contação de histórias com os arte educadores do CCBB Rio e artistas convidados.

No dia 27 de janeiro (segunda-feira), de 15h às 17h é a última chance para quem quer participar da Atividade Extra – Oficinas de cultivo para crianças com Niara do Sol. A ideia é começar o ano aprendendo a cuidar da vida que nos rodeia, e por isso convidamos crianças e suas famílias nas tardes das segunda-feiras para participar de oficinas nas quais Niara do Sol compartilhará práticas indígenas de cuidado e cultivo de plantas. Essas práticas estão conectadas com os saberes tradicionais presentes na exposição ‘Vaivém’, em cartaz no CCBB.

Niara do Sol é indígena Fulni-ô e Kariri Xocó, e desenvolve cursos e palestras em que apresenta sua sabedoria da natureza e práticas terapêuticas, desenvolvidas a partir dos conhecimentos dos seus antepassados, e de outras etnias com as quais ela conviveu. Ela criou várias hortas no Rio de Janeiro, no Museu de Arte do Rio, e no Morro de São Carlos, em colaboração com a Secretaria de Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro.

As oficinas acontecem no Programa Educativo, que fica no 1º andar. A distribuição de senha será 30 minutos antes da oficina. Cada oficina tem duração de 2horas e capacidade para 40 pessoas por dia.

Nos dias 23 e 30 de janeiro, às 16h haverá Atividade Extra – Contação de histórias.

Toda história tem um começo, e em janeiro começamos o ano com contação de histórias todas as quintas-feiras. Ocuparemos o térreo do CCBB com narrativas, mitos e lendas para todos, contadas por nossos educadores.

Copy of 22-07 - LC Férias (27)

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

11e12-05 - Lugar de Criação - Desde Pequeno - Livro Sensível (7)

Lugar de Criação- Como nasce uma obra de arte – Memórias em sobreposição

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro, acontecem o Lugar de Criação- Como nasce uma obra de arte – Memórias em sobreposição.

Inspirados no trabalho do artista indígena Denilson Baniwa e sua contribuição à exposição ‘Vaivém’, em cartaz no CCBB, vamos oferecer um banco de imagens coletadas em jornais, em exposições, em arquivos e em nossas memórias, para juntos olhar, misturar, reorganizar, virar do avesso e construir collages que mostrem outras perspetivas sobre nossa história. Como seria enxergar os Brasis de hoje com os saberes Guarani, Bantu, Puri ou Ketu?

Educativo CCBB 12-10-19 sala educativo (45)E para fechar o mês de janeiro com chave de ouro, nos dias 30 e 31 de janeiro, o Lugar de Criação Eu faço meu brinquedo – Jogos de linguagens vai trabalhar a comunicação e os códigos de linguagem.

As línguas são códigos que aprendemos para nos comunicar, para falar do mundo e, com sua ajuda, criar comunidades. Neste Lugar de Criação, queremos propor um jogo de composição e leitura de linguagens secretas e inventadas, códigos que, como os hieróglifos do Antigo Egito, podemos utilizar para escrever mensagens que traduzem nossas ideias sobre o mundo, e que contam histórias.

Além desses eventos oferecidos pelo CCBB Educativo, acontecem diariamente, as “Visitas mediadas”, sem necessidade de agendamento prévio, a partir de temas e horários pré-definidos. Os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB. As atividades são realizadas até o fim das exposições. Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

As Visitas Mediadas para a exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’ são as Segundas e quintas , às 12h e quartas e sextas, às 18h, com capacidade para 20 pessoas.

A grande exposição do ano “Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade” apresenta 140 peças, entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. Para a exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’. A exposição poderá ser visitada até o dia 03 de fevereiro de 2020.

As Visitas Mediadas para a exposição ‘Vaivém’ são: sexta, sábados e domingos, às 12h e segundas, quintas, sábados e domingos, às 18 horas. A partir do dia 27 de Janeiro as visitas mediadas para a expsoição VaiVém são de quinta a segunda, às 12 horas e de quarta a segunda, às 18 horas.

Visitas Mediadas VAIVEM:

“VAIVÉM” está ancorada entre três elementos: as artes visuais, o Brasil e as redes de dormir. Se trata de uma mostra que traz à tona diversas maneiras de representar e apresentar as redes de dormir em referência às construções da visualidade e da identidade brasileiras.

As obras expostas tanto remontam a diferentes momentos da história da arte no país, quanto questionam e desconstroem o imaginário advindo do senso comum sobre o que seriam, conceitualmente, o “Brasil”, a “brasilidade” e o “brasileiro”.

A exposição nasce de uma pesquisa de doutorado do curador, que decidiu transformar o trabalho acadêmico em exposição de arte e compartilhar com o público parte das obras que encontrou ao longo de seus quatro anos de pesquisa. “VAIVÉM” conta com mais de 300 obras, com recorte entre os séculos XVI e XXI, de aproximadamente 141 artistas, sendo 32 indígenas. A exposição Vaivém está aberta ao público até o dia 17 de fevereiro de 2019.

Visitas Mediadas – Patrimônio com ênfase no patrimônio, se relaciona com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro e acontecem as quarta-feiras, às 12h.

Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’.

As Visitas Mediadas em Libras são aos Sábados, a partir das 12 horas e seguem os mesmos princípios da Visita Mediada. A Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores. A Duração é de 1h com capacidade para 20 pessoas. O cadastro é realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

Sobre o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

O Programa CCBB Educativo – Arte e Educação promove diariamente ações específicas e efetivas planejadas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, da cultura, voltadas a famílias e a inclusão. Ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Serviço:

Atividade Extra – Oficinas de cultivo para crianças com Niara do Sol

Dias: 27 de janeiro

Horário: de 15h às 17h

Duração: 2h cada oficina | Capacidade para 40 pessoas cada dia

Local: Programa Educativo – 1º andar

Distribuição de senha 30 minutos antes da oficina, Programa Educativo – 1º andar.

Atividade Extra – Contação de histórias com Arte educadores do CCBB Rio

Dias: 23 e 30 de janeiro

Horário: às 16h

Duração: 1h

Local: Térreo

Lugar de Criação Férias

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

Quintas ( 23 e 30) – das 11h às 13h

Sextas, sábados, domingos – das 11h às 13h e das 15h às 17h

Lugar de Criação – Como nasce uma obra de arte – Memórias em sobreposição

Dias: 23, 24, 25 e 26 de janeiro

Quintas – das 11h às 13h.
Sextas, sábados, domingos – das 11h às 13h e das 15h às 17h

Local: Programa Educativo – 1º andar

Lugar de Criação – Eu faço meu brinquedo – Jogos de linguagens

Dias: 30 e 31 de janeiro – (Quinta e sexta-feira )

Quintas – das 11h às 13h.
Sextas, sábados, domingos – das 11h às 13h e das 15h às 17h

Local: Programa Educativo – 1º andar

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

Espaço de Convivência - ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’

Local: Exposição – 1º andar

O Espaço de Convivência da exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’ toma como ponto de partida elementos do Antigo Egito e do Egito Contemporâneo e propõe um local de encontro onde o jogo funciona como ferramenta de construção coletiva e de aprendizado, com foco na escrita de hieróglifos, tanto de palavras como de números, e nos jogos gamão e pylos.

Horário de ativação: das 10h às 20h, de quarta a segunda.

Espaço de Convivência - ‘Vaivém’

Local: 2º andar

Acompanhando ‘Vaivém’, uma exposição que investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade brasileira, o Espaço de Convivência convida o público a perceber o tempo. Horário de ativação: das 10h às 11h e das 16h às 17h, de quarta a segunda

Visitas Mediadas

Exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’

Segundas e quintas - 12h

Quartas e sextas - 18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

A exposição poderá ser visitada até o dia 03 de fevereiro de 2020.

Exposição ‘Vaivém’

Sextas, sábados e domingos, às 12h

Segundas, quintas, sábados e domingos, às 18h

A partir do dia 27 de Janeiro, as visitas mediadas para a expsoição Vai Vem são:

De quinta a segunda, às 12 horas e de quarta a segunda, às 18 horas.

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

A exposição Vaivém está aberta ao público até o dia 17 de fevereiro de 2019.

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

Visitas Mediadas – Patrimônio

Quarta – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’.

Visitas Mediadas em Libras

Sábado – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

Seguindo os mesmos princípios da Visita Mediada, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores.

Visitas Educativas Agendadas

Segundas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Quartas e Quintas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Sextas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30

Durante o período de férias escolares, de 16 até 31 de dezembro, as visitas agendadas serão reduzidas aos seguintes horários:

Segundas: 10h30, 14h30, 19h

Quartas e Quintas: 10h30, 14h30, 19h

Sextas: 10h30, 14h30

Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

E-mail para agendamento:

Atendimento telefônico em dias de semana, das 10h às 17h, no número (21)3808-2070 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

Para mais informações:

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-Rio – 1º andar e rotunda

De quarta-feira a segunda-feira, de 9h às 21h

Rua Primeiro de Março, 66 - (21) 3808-2020 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

E-mail para agendamento:

www.bb.com.br/cultura/ www.twitter.com/ccbb_rj/ www.facebook.com/ccbb.rj

Programação completa: http://ccbbeducativo.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar