Brasil,

2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake e Leroy Merlin seleciona 15 projetos inédito

O 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake e Leroy Merlin, voltados a estudantes universitários e recém-formados, selecionou 15 projetos que apresentam e propõem soluções inovadoras que respondem a desafios atuais do cenário social, cultural, político e econômico. A presente edição sugeriu como tema CIRCULAR, instigando proposições e discussões sobre a palavra como forma, sinônimo de deslocamento, movimento, comunicação, troca, renovação, sustentabilidade, entre outras percepções que o termo pode trazer.

Ao todo, houve 133 inscritos provenientes de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Coube ao júri, composto por Guilherme Falcão, Indaia Militão, Luís Antônio Jorge,Luiza Crosman, Pedro Moraes, Priscyla Gomes e Rodrigo Ohtake, a seleção dos 15 projetos.

Nessa etapa cada proponente receberá o valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) para a execução do protótipo do projeto e contará ainda com orientações particulares, por um dos jurados.

Além disso, os projetos desenvolvidos estarão expostos no Instituto Tomie Ohtake, a partir de 26 de março de 2020. Na abertura da exposição serão anunciados os vencedores, que serão premiados com cursos livres de design em instituições internacionais, com passagem, hospedagem e alimentação.

“Para a Leroy Merlin é muito importante patrocinar esse prêmio. Falar de cultura no Brasil é motivo de muito orgulho, pois estamos influenciando um pouco a consciência das novas gerações inseridas nas universidades munidas de ferramentas para impactar positivamente a sociedade e o planeta. Essa parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a Leroy Merlin empodera os jovens e da oportunidade de apresentarem seus projetos sobre o circular, para um futuro melhor! Já estamos no segundo ano consecutivo trabalhando no prêmio, autoral, que já rendeu diversos projetos positivos para a sociedade”, comenta Andressa Borba, Gerente de Aprendizagem e Sustentabilidade da Leroy Merlin

Conheça os projetos selecionados

Aplicativo Composto (web), Maria Eduarda Iranaga, (UFPR - Universidade Federal do Paraná);

Arrudeio (gráfico), Maria Beatriz Mendonça de Oliveira, (Unit - Universidade

Tiradentes – SE);

Banco de Resíduos Têxteis (serviço), Brunna Gonçalves Ramos, (UEL – Universidade Estadual de Londrina);

Binder – Resumos e Mapas Mentais (educação), Pedro Henrique Santana Castro, (UNIFACS - Universidade Salvador);

Do cangaço ao skate: um possível diálogo estético (moda), Carlos Eduardo de Castro Cruz, (Faculdade Santa Marcelina);

Espaço Nômade (arquitetura), Giovani Lemos Damasio, (UEM - Universidade

Estadual de Maringá);

Hortas Verticais, Horizontais e Cooperativa aplicadas em conjunto habitacional popular (arquitetura), Gabriela Chiappa da Rosa, (UFN - Universidade Franciscana);

Luminária Ó (produto), Clara Acioli, (UFRJ - Universidade Federal do Rio de

Janeiro);

Remonta, (moda), Bruno Alves, Gabriela Padua, (ESAMC Uberlândia);

REMONTE - Estudo de abrigo efêmero emergencial (arquitetura), Julia Lins e Silva Dutra, Maria de Castro Viana, (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco);

Shellpod - Uma Visão Crítica da Habitação Emergencial, (arquitetura), Leonardo Zanatta, (UPF - Universidade de Passo Fundo);

Um lugar para todas (arquitetura), Laura D Valdivieso, Marta Benito, (USP -

Universidade de São Paulo);

UP LAB (arquitetura), Natália Fernanda Vieira Zoilo, Mariana Rodrigues Fozzatti, Thiago de Paula Nardelli, (PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas);

Voluta (tecnologia), Gabriela de Sá Garay Corrêa, (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul);

w.e.s - what eccentric specs! (produto), Helena Resende Ribas (UFPR – Universidade Federal do Paraná).

Sobre a Leroy Merlin

Consolidada no Brasil desde 1998, a Leroy Merlin é especializada em construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem. A excelência em atendimento e variedade de produtos fazem com que a empresa seja a grande referência do mercado. Segundo os dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO) a Leroy Merlin é líder do mercado varejista da Home Center. São mais de 80 mil itens divididos em 15 setores: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, tapetes, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardinagem, ferragens, organização, pintura, decoração, iluminação e cozinha.

São 41 lojas Leroy Merlin espalhadas por dez estados brasileiros e o Distrito Federal, além do E-commerce, que atende todo o país. As lojas são equipadas com serviços especiais como mesa de bricolagem, fábrica de cores, espaço projeto, corte de madeira e vidro, coleta seletiva e drive-thru.

A preocupação com a sustentabilidade se reflete nos processos internos. Esforço que começa a ser reconhecido internacionalmente. São 23 lojas já receberam a certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental. A Certificação AQUA-HQE é considerada uma das certificações ambientais mais importantes do mundo. Criada em 2008 pelo Grupo Qualitel, organismo francês de certificação de empreendimentos, e desenvolvida e adaptada à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, ela visa não apenas racionalizar o uso da água e da energia elétrica nas construções, mas também promover o conforto e bem-estar da comunidade ao redor.

Por tudo isso a Leroy Merlin se destaca como uma das melhores empregadoras do mercado varejista brasileiro, figurando no ranking anual Great Place to Work Brasil, divulgado em parceria com a Revista Época, de 2013 a 2019. Ficou em 23º lugar na lista das melhores em 2019.

Notícias ::

Mais Itens ::