Brasil,

Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico apresentam a célebre Missa Solemnis de Beethoven

Orquestra Sinfônica Municipal e Coro Lírico apresentam a célebre Missa Solemnis de Beethoven

Concertos acontecem na sexta (13), às 20h, e domingo (15), às 17h

Uma das obras mais sublimes de Ludwig van Beethoven, Missa Solemnis, será executada nesta sexta (13), às 20h, e domingo (15), às 17h. A apresentação terá a regência do maestro Roberto Minczuk, com a participação do Coro Lírico, sob a preparação do maestro Mário Zaccaro, e as solistas Carla Filipcic Holm (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Aníbal Mancini (tenor) e Michel de Souza (Baixo).

Apesar de não ter a mesma popularidade da sinfonia n° 5 e da nona, a obra se caracteriza como o ápice de suas peças sagradas e aborda as alegrias e o sofrimento da humanidade na busca pela redenção. A peça foi composta em quatro anos, entre 1819 e 1823, e estreou em São Petersburgo em 1824. Em sua trajetória musical, Beethoven apenas escreveu duas missas, sendo a primeira, Missa em Dó Maior. op. 86 (1807), considerada um fracasso.

Em Missa Solemnis o compositor expande o gênero coral, entrelaçando os estilos de música da igreja com a de concerto. A peça foi escrita ao mesmo tempo que a Nona Sinfonia, considerada a obra-prima do Beethoven e que estreou em seguida também em São Petersburgo.

Messias Cante Junto

No sábado, 14 de dezembro, às 17h, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano apresentam o programa Messias Cante Junto. Acompanhados dos solistas Aníbal Mancini (tenor), Luciana Bueno (mezzo), Michel de Souza (baixo), e Joyce Martins (soprano), Orquestra e Coro interpretam trechos de O Messias, obra mais conhecida de Georg F. Häendel. O público é convidado a cantar junto as passagens que serão interpretadas em inglês, sob as batutas do maestro Roberto Minczuk, regente titular da OSM.

Serviço:

MISSA SOLEMNIS

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Coro Lírico Municipal
Roberto Minczuk, regência
Carla Filipcic Holm, soprano
Luciana Bueno, mezzo soprano
Aníbal Mancini, tenor
Michel de Souza, baixo

Programa
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Missa Solemnis

Duração aproximada: 80 minutos
Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 40 / R$ 30 / R$ 12

Vendas: pelo site theatromunicipal.org.br ou na bilheteria do Theatro Municipal.

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.

MESSIAS CANTE JUNTO

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Coral Paulistano
Roberto Minczuk, regência
Joyce Martins, soprano
Luciana Bueno, mezzo soprano
Aníbal Mancini, tenor
Michel de Souza, baixo

Programa
GEORG F. HAENDEL
O Messias (trechos)

Duração aproximada: 70 minutos
Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 30 / R$ 20 / R$ 12

Vendas: pelo site theatromunicipal.org.br ou na bilheteria do Theatro Municipal.

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.

Mais informações:

CARLA FILIPCIC HOLM
SOPRANO

Natural de Buenos Aires, a soprano Carla Filipcic Holm estudou na Universidad Nacional de las Artes e no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, em Buenos Aires, e, mais tarde, na Hochschule für Musik, em Nuremberg. Recebeu os prêmios Clarín de Revelação em Música Clássica (2004), primeiro lugar no Bienal Festivales Musicales (2005), Melhor Cantora (Associação de Críticos Musicais, 2010) e Konex (2019). Especializou-se em repertório alemão com Siegfried Jerusalem e Reiner Goldberg, na Alemanha. Entre os papéis que desempenhou na América Latina e na Europa estão Agrippina, Fiordiligi, Donna Anna, Donna Elvira, Vitellia, Elettra, Contessa, Elisabetta de Valois, Magda Sorel, Tatiana, Suor Angelica, Agathe, Elisabeth, Marschallin, Ariadne e Isolde. Desde seu início musical, mantém intensa atividade com repertório recitalista e sinfônico, cantando em teatros como o Teatro Colón (Buenos Aires), Sodre (Montevidéu), Theatro Municipal (São Paulo), Carnegie Hall e David Geffen Hall (Nova York), e Kunsthalle (Viena).

LUCIANA BUENO
MEZZO SOPRANO

Estreou em O Barbeiro de Sevilha como Rosina. Desde então tem se apresentado como Carmen (Carmen), Donna Elvira (Don Giovanni), Lola (Cavalleria Rusticana), João (João e Maria), Suzuki (Madame Butterfly), Meg Page (Falstaff), Giulietta (Os Contos de Hoffmann), La Cenerentola (Cenerentola), Romeo (I Capuleti e I Montecchi), Mãe (Poranduba), Teresa (Magdalena), Mãe/Xícara Chinesa/Libélula (O Menino e os Sortilégios de Ravel), Marguerite (A Danação de Fausto), Dido (Dido e Aeneas), Miss Jessel (The Turn of the Screw) e Mãe (O Menino e a Liberdade, de Ronaldo Miranda). Foi solista em O Messias, de Haendel, Requiem, de Verdi, Missa em Dó Menor, de Mozart, Missa em Dó Maior e Nona Sinfonia de Beethoven, e na Sinfonia Nº2, de Mahler. Estudou com Pier Miranda Ferraro (Itália) e Leilah Farah (Brasil). Atualmente desenvolve repertório com Ricardo Ballestero.

ANIBAL MANCINI
TENOR

O tenor Anibal Mancini é membro do elenco estável do Theatro São Pedro de São Paulo. Entre suas performances recentes destacam-se os concertos de gala no Theatro São Pedro com as interpretações de Cessa di più Resistere (Conde de Almaviva, O Barbeiro de Sevilha), A Te o Cara (Arturo, I Puritani), trechos de A Flauta Mágica (Tamino, Mozart) e de La Belle Hélène (Offenbach), além de canções de Puccini e Zandonai. Em 2016, apresentou-se no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Theatro São Pedro com a ópera Dom Quixote de Massenet (Rodriguez). Também interpretou As Bodas no Monastério, de Prokofiev (Antonio), Falstaff, de G. Verdi (Fenton), La Donna del Lago, de Rossini (Uberto), Gianni Schicchi, de Puccini (Rinuccio). Também cantou a ópera O Menino e a Liberdade, de Ronaldo Miranda (Rapaz), a estreia mundial da ópera Fedra e Hipólito, de Christopher Park (Hipólito), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, entre outras. Foi um dos vencedores do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, em 2011, e, em 2013, foi nomeado Revelação Lírica pelo Blog Ópera e Ballet. Estudou canto na Unirio com Mirna Rubim e Carol McDavit. Em 2019, interpretou o Conde de Almaviva em O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, O Messias, de Haendel, e Camilo de Rossilon, em A Viúva Alegre, de Franz Lehár, no Theatro Municipal de São Paulo.

MICHEL DE SOUZA
BAIXO

Michel iniciou os estudos musicais e a carreira no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, sua cidade natal. Em 2007, recebeu o 1o prêmio em música de câmara no concurso Maria Callas e, depois, graduou-se em órgão com nota máxima e louvor pela Escola de Música da UFRJ, onde também estudou canto. É mestre com distinção pela Royal Scottish Academy of Music and Drama e fez parte do programa Jette Parker na Royal Opera House Covent Garden em Londres. Tem atuado em óperas como As Bodas de Fígaro, de Wolfgang A. Mozart, A Flauta Mágica, também de Mozart, La Bohème, de Giacomo Puccini, e Carmen, de Georges Bizet. Participou do programa Emerging Artist da Scottish Opera na temporada 2010/2011, fez parte do Ensemble de solistas do Grand Thèâtre de Genève 2014/2015 e, recentemente, fez uma série de apresentações com a Orchestre National de Lyon.

JOYCE MARTINS
SOPRANO

Fez sua estreia internacional no papel de Adina (O Elixir do Amor), na cidade de Augusta, na Itália. Estudou com Lenice Prioli e Isabel Maresca, faz orientação vocal com Eliane Coelho e trabalha repertório com os pianistas Rafael Andrade e Daniel Gonçalves. Foi integrante do Opera Studio da Escola Municipal de Música, de 2016 a 2018. No Theatro Municipal de São Paulo, interpretou Hannah (A Viúva Alegre), na série Meu Primeiro Municipal, foi solista na Missa de Leonard Bernstein e foi a primeira dama em A Flauta Mágica. Atuou como Elisetta (Il Matrimonio Segreto) e Dona Mercedes (Colombo), no Theatro São Pedro. Atualmente, interpreta Carlotta Giudicelli, no musical O Fantasma da Ópera, em São Paulo. Recebeu a Medalha de Prata no primeiro Berliner International Music Competition (Alemanha), o Prêmio Especial no Concorso Internazionale Lirico Premio Boni (Itália), foi vencedora do V Concurso Jovens Solistas (OSMG), laureada com a Medalha Carlos Gomes e premiada nos concursos Maracanto e Art Livre, e foi Melhor Intérprete no Concurso Carlos Gomes. Trabalhou com nomes como Guy Simpson (EUA), Valentina Pellegi e Marcelo Giordanni (Itália), Roberto Minczuk, Ligia Amadio, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, Victor Hugo Toro e Gabriel Rhein-Schirato (Brasil).

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
COMPOSITOR

Considerado o maior e mais influente compositor da história da música clássica ocidental, o alemão Ludwing van Beethoven é uma das figuras centrais da passagem entre as eras clássica e romântica. Aos 12 anos, já havia sido nomeado cravista da orquestra da corte de Bonn e, mais tarde, se aproximou do piano. Depois de se mudar para Viena, sua carreira alavancou como pianista e compositor. O compositor passou por momentos de muito sofrimento após ficar surdo em decorrência de uma doença degenerativa, mas apesar disso sua produção não parou. Inovando tanto na linguagem como no conteúdo, seu legado inclui nove sinfonias – as famosas Nº 5 e 9 –, cinco concertos e 32 sonatas, ambas para piano, entre elas as Patética, Apassionata e Ao Luar. Diferente de muitos, Beethoven foi aclamado enquanto vivo.

*programação sujeita a alterações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS