Brasil,

Instituto Cultural J. Safra resgata história e acervo do Museu de Artes e Ofícios em novo livro da coleção “Museus Brasileiros”

Lançado anualmente desde 1982, série de obras do instituto cultural tem como objetivo preservar a memória da arte e da cultura no país

O Instituto Cultural J. Safra lança nesta terça-feira (10/12) uma obra inteiramente dedicada à preservação da memória do Museu de Artes e Ofícios, que possui um dos mais importantes acervos culturais sobre a história do trabalho no país.

Produzido em parceria com o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, o Serviço Social da Indústria (SESI - FIEMG) e a Secretaria Especial da Cultura, o livro reproduz algumas das obras mais icônicas do acervo, que é composto por um volume superior a 2.500 peças datadas dos séculos 18 ao 20.

A ordem de exposição do acervo no livro segue a mesma lógica apresentada no museu. Os corredores e salas que ocupam o edifício dão lugar a diferentes capítulos nas 340 páginas do livro. Separados por grandes temas, eles transitam entre ofícios do transporte, do comércio, da mineração, da cerâmica, da terra, entre outros. Todos os capítulos oferecem um olhar detalhado sobre setores tradicionais da indústria, que deram origem a muitas das profissões atuais.

O livro também resgata imagens e histórias sobre o local que abriga o acervo. Os dois prédios que compõem o museu foram, no passado, estações de trem prestigiadas na capital mineira. Com o declínio do transporte ferroviário no país, no entanto, caíram em desuso. As estações foram revitalizadas e unificadas em um único prédio para receber o museu, que abriu as portas em 2005. O prédio tornou-se novamente referência na capital mineira, estimulando mais uma vez o desenvolvimento da região central da cidade.

A coleção de livros do Instituto Cultural J. Safra teve início em 1982 para preservar a história de importantes museus ao redor do Brasil. Desde então, todos os anos contaram com o lançamento de uma nova obra. Hoje, a série é referência e fonte permanente de consulta e pesquisa para todos os estudiosos e interessados em arte.

Na coleção, estão ícones do cenário cultural brasileiro, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), a Pinacoteca, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu Nacional, entre muitos outros.

A edição de 2019 da coleção será lançada no próprio Museu de Artes e Ofícios. Para a solenidade, foram convidados representantes do Banco Safra, do museu e de seus parceiros.

Serviço

Evento de lançamento do livro “Museu de Artes e Ofícios”
Data: 10 de dezembro de 2019
Horário: 19h
Local: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro, Belo Horizonte, MG
Contato:

Sobre o Banco Safra

O Banco Safra S.A é o quarto maior banco privado do País, por ativos totais. Atingiu, em 30 de junho de 2019, patrimônio líquido de R$ 12,4 bilhões, crescimento de 18,8% em relação a igual período do ano anterior, e os seus ativos totais somaram R$ 188,4 bilhões.

A marca Safra, reconhecida mundialmente pela tradição, segurança e gestão conservadora dos seus negócios, está presente em 25 países na América do Norte, América Latina, Caribe, Europa, Ásia e Oriente Médio.

O Banco oferece uma carteira completa de serviços e produtos, atuando em todas as áreas do setor financeiro, sempre focado nas necessidades especiais e exclusivas de seus clientes. Além dos serviços básicos de conta corrente, poupança, cheques, cartões, pagamentos, cobranças, câmbio e previdência, o cliente pode contar com toda tradição e experiência do Safra nas operações de empréstimos, financiamentos, subscrição de valores mobiliários, administração de fundos de investimento, atividades de corretagem, seguro e a SafraPay.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS