Brasil,

Jacques Marescaux é homenageado na 19ª edição do Prêmio Personalidade França-Brasil

Fundador do IRCAD, cirurgião teve percurso pioneiro em prol da inovação em saúde, trajetória que conta com sólidas parcerias com o Brasil

Na noite de quinta-feira (28), a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ) agraciou o cirurgião e fundador do IRCAD, Jacques Marescaux, com o Prêmio Personalidade 2019, por seu percurso pioneiro em prol da inovação em saúde, trajetória que integra sólidas parcerias com o Brasil. O evento aconteceu no hotel Fairmont Copacabana, reunindo 250 pessoas entre membros de empresas associadas à Câmara e representantes institucionais.

“Este prêmio tem um valor muito especial em razão de tudo que meus parceiros brasileiros me aportaram nesses dez anos de extensão internacional de nosso Instituto, o IRCAD”, disse Marescaux em seu discurso de agradecimento pela homenagem.

O homenageado também revelou que pretende ampliar o alcance das cirurgias minimamente invasivas, através da experiência de sucesso adquirida nas sedes brasileiras do IRCAD, desenvolvida em parceria com o Hospital de Amor, em Barretos (SP), e a UnitedHealth Group, no Rio de Janeiro, instituições presididas respectivamente por Henrique Prata e José Carlos Magalhães, presentes na cerimônia de premiação.

“Graças à nossa sólida equipe franco-brasileira, pudemos nos engajar recentemente na criação de três novos Institutos na África, China e Estados Unidos. E estamos apenas no começo: meu desejo é que, nesses dois institutos brasileiros, se desenvolva uma equipe de pesquisa internacional combinando as forças existentes na França, no Brasil, em Taiwan e na África”, disse ele.

O presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, Nour Bouhassoun, ressaltou a importância de celebrar a cooperação técnica franco-brasileira na área de saúde. “É uma grande honra e satisfação estar aqui hoje, nesta homenagem à colaboração entre nossos países em prol da excelência médica e da inovação em saúde, através da personalidade visionária e pioneira do Dr. Jacques Marescaux”, disse antes de entregar o Prêmio ao homenageado da noite em conjunto com Gilberto Ururahy, coordenador da Comissão de Saúde, membro da Diretoria e do Conselho da Câmara.

Bouhassoun destacou ainda os importantes resultados que o IRCAD conquistou com seus parceiros durante o período de atuação no Brasil: “Em oito anos, a parceria com a França levou a instituição a ocupar patamares de liderança mundial na utilização de técnicas de cirurgia minimamente invasivas, e representou a capacitação de cerca de 11 mil médicos cirurgiões de diversas especialidades, vindos de mais de 30 países”.

O presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, lembrou a importância da participação do setor privado em iniciativas voltadas à promoção da saúde. “É preciso ampliar o olhar social para a saúde pública no Brasil. O professor Marescaux é um exemplo de profissional que ao longo de sua trajetória teve esse olhar, o qual precisa ser compartilhado também pela iniciativa privada para que possamos construir a sociedade que queremos”, afirmou.

Após a entrega do Prêmio Personalidade, os convidados presentes participaram do tradicional jantar anual assinado por renomados chefs: Rolland Villard, Jérôme Dardillac, Fréderic Monnier e Flávia Quaresma conceberam o menu da noite sob o signo da Comissão Arte de Viver.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::