Brasil, 10 de Dezembro de 2019

Mano Brown apresenta show inédito no SescTV com sucessos do grupo Racionais MC’s em repertório

Foto: André Peniche Foto: André Peniche

Atração do Festival Batuque 2018, o rapper canta ainda músicas de parcerias com outros artistas e fala sobre seu álbum solo “Boogie Naipe” (2016)

Gravado no Sesc Santo André durante o Festival Batuque 2018, o show do Mano Brown, rapper e vocalista paulistano do grupo Racionais MC’s, será exibido pelo SescTV no dia 4 de dezembro, quarta, às 22h. Em sua setlist, ele toca desde canções do Racionais MC’s até músicas feitas em parceria com outros cantores, como Naldo Benny, Devasto, BK’, Djonga, Emicida, Rael e Rincon Sapiência (assista também em sesctv.org.br/aovivo).

Em entrevista, o artista argumenta sobre a importância do batuque e da percussão em seu trabalho, elementos que surgiram na construção do seu estilo antes mesmo do rap chegar ao Brasil, de fato. ‘’Quando comecei, achava que percussão era tudo relacionado a tambor e batida, e o rap eu não sabia classificar o que era. Depois percebi que os melhores rappers [internacionais] cantavam de forma percussiva. Aqui [no Brasil] era algo desconhecido’’, explica. Ele comenta, ainda, sobre como uma apresentação do grupo estadunidense de hip hop Run-D.M.C no MTV Awards mudou sua vida e o fez decidir seguir a carreira atual. ‘’Eles tinham presença, já no Brasil o racismo fazia com que as pessoas preferissem se esconder’’, resgata o cantor.

Mano Brown revela, também, seu interesse pelo cinema e, com isso, como começou a fazer música com história – a primeira foi Mano na Porta do Bar, faixa do álbum Raio X do Brasil (1993). “Eu costumo pensar que meu rap é cinema: gosto de situar as pessoas com aquilo que já viram antes; não pode ser totalmente vago e abstrato. Não sei como é essa linguagem, meu trabalho é concreto’’. Como referências cinematográficas, ele cita filmes como Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), de Héctor Babenco; O Homem da Capa Preta (1986), de Sérgio Rezende; Cidade de Deus (2002) de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e Boyz n the Hood (1991), de John Singleton.

Questões de racismo e religião no País também foram discutidas, além de relembrar da dificuldade que os fãs tiveram de aceitar seu projeto solo Boogie Naipe (2016), por medo da banda Racionais MC’s acabar. Brown explica que nunca teve o sonho de gravar um disco sozinho para ser livre pois tem essa sensação dentro do grupo.

Neste show, o rapper se apresenta ao lado dos MCs de apoio Dri, Big da Godoy e Ylsão Negredo; e dos dançarinos Ronaldo e Willian. No repertório, estão as composições de sua autoria: Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella); Eu Sou 157; Da Ponte Pra Cá; Quanto Vale o Show?; Finado Neguin; Jesus Chorou; Homem na Estrada; e Vida Loka (Parte II), além de músicas feitas junto com outros compositores, são elas: Diário de Um Detento, com Jocenir; Benny e Brown, com Naldo Benny; e Céu é o Limite, com Devasto, BK’, Djonga, Emicida, Rael, Rincon Sapiência.

A edição 2019 do Festival Batuque acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, sábado e domingo, das 17h às 23h, no Sesc Santo André. Dentre as atrações está Ghostface Killah, um dos mais importantes e bem-sucedidos rappers norte-americano. O festival conta também com Black Alien, Xis, Tássia Reis e Rincón Sapiencia, entre outros nomes do hip hop.

Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Festival Batuque 2018: Mano Brown
Estreia: 4/12, quarta, às 22h.
Reapresentações: 5/12, quinta, às 2h e às 12h; 8/12, domingo, às 3h, às 18h e às 24h.
Classificação Indicativa: 12 anos
Produtora: Fuego Digital.

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Notícias ::

Mais Itens ::