Brasil, 7 de Dezembro de 2019

Suíte Gloss de Mila Caramelo e Mila Saraiva ganha destaque na Casa Cor Bahia 2019 como um ambiente feminino e automatizado

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Os 35m2 da Suíte Gloss traduzem muito bem a atitude da mulher de hoje: moderna, prática e objetiva, mas que também é empoderada do seu lado feminino

Em sua segunda participação na CASA COR Bahia, o escritório MM8 Arquitetura e Interiores, de Mila Caramelo e Mila Saraiva, apresenta um dos mais modernos projetos da mostra, a Suíte Gloss. A inspiração veio da Digital Influencer Carol Lisbôa, que emprestou sua feminilidade e a rotina de blogueira para as profissionais criarem uma conexão com o romantismo e a linha tecnológica dos novos tempos, antenadas com o desejo de automação e de um maior conforto.

“É o quarto da mulher feminina e cheia de atitude”, comenta Mila Caramelo. Segundo ela, o florescer da It Girl de Moda e Beleza, Carol Lisbôa, serviu de inspiração para a escolha de uma paleta de cores em tons rosados, tendência do Verão-2020. “Demos o toque mais romântico ao projeto, que ainda tem como referência estética pontual o beje, a terracota e o dourado, trazendo um glamour refinado ao ambiente, com um brilho discreto. Adotamos também linhas suaves e um design arredondado, tanto no mobiliário como nas peças de decoração, no tapete orgânico floral”, ressalta.

O conceito do projeto foi executado em parceria com Simone Drouillard, da Textil, loja especializada em tecidos, e que há 13 anos confecciona uma extensa linha de produtos para decoração em um atelier próprio. “A proposta foi contribuir para um ambiente delicado, feminino e que encantasse meninas, moças e mulheres de todas as idades. Trouxemos um rosa mais adulto, como nas cortinas, trabalhando nuances de duas tonalidades. Na almofada, quebramos o ambiente liso com uma estampa em tons rosáceos e escolhemos uma pezeira para a cama com uma malha tramada muito acolhedora. Eu adorei e minha filha e irmã também. Mila Caramelo e Mila Saraiva conseguiram trazer conforto para todos os lados e agradar todas as idades”, comenta.

"Mas a mulher atual também é forte, tem poder de decisão e muita atitude. Por isso o quarto da blogueira também é super conectado e automatizado, com comandos de IoT para várias funções e inovações tecnológicas por meio de um iPad que fica estrategicamente repousado na mesa de cabeceira, de um painel na parede e até pelo celular. A presença do preto nas janelas e luminárias amarra todo o conceito. Mas o que mais tem chamado a atenção é o nosso closet, especialmente por conta da penteadeira, que traz soluções móveis dentro da bancada e um espelho tecnológico, com multifunções, desde a variação de cores e temperaturas a músicas que ajudam a compor as diferentes cenas e necessidades do dia a dia da mulher de hoje. Tudo otimizando ao máximo o espaço de 35m2”, completa Mila Saraiva.

E nessa era digital, onde as novas tecnologias estão revolucionando o mundo em todas as áreas, um ambiente inteligente faz muita diferença. A integração de todos os equipamentos por meio de um keypad na parede, pelo celular e também por comando de voz foi garantida por meio da tecnologia inovadora da Homelife, numa parceira exclusiva do escritório MM8 com Bruno Goelzer.

“Trouxemos essa novidade para a mostra e nos dedicamos 100% ao projeto da Suíte Gloss, que achamos um espetáculo, para garantir uma automação moderna e eficiente. Conectamos todos os itens de áudio, vídeo, iluminação e climatização, por exemplo, sem fio e sem poluição visual, pois não há necessidade de obra, as intervenções são mínimas. Outra vantagem é que a tecnologia possui um sistema próprio e não sobrecarrega a rede de wi-fi do cliente. Conseguimos aproveitar várias ideias de Mila Caramelo e Mila Saraiva para criar diferentes possibilidades de cenas dentro do ambiente, como uma bancada móvel na penteadeira, explica Goelzer. Segundo ele, tudo pode ser controlado de dentro da residência ou até mesmo da rua, apertando um simples botão, o que traz mais ainda mais conforto e segurança para o cliente.

Carol Lisbôa confessa que está animada com tudo. "Fiquei encantada com o projeto, poderia ser o meu quarto de verdade. Adorei os tons que as meninas trabalharam, o closet está maravilhoso, tem tudo a ver comigo. O espelho inteligente é maravilhoso, se precisar fazer uma maquiagem, é só escolher a opção de luz fria para poder enxergar direito. E se for um momento pra relaxar é possível escolher cenas que também mudam com diferentes imagens. A tecnologia ainda permite uma interatividade com o celular para tocar música. Fantástico. Nunca vi um quarto na Casa Cor para uma jovem com esse ar romântico e ao mesmo tempo voltado para uma mulher de atitude, nesse momento de empoderamento feminino em que vivemos. Os detalhes são muito especiais, tenho certeza de que todo mundo vai amar”, garante.

Parcerias de excelencia

O sucesso da execução do closet da Suíte Gloss ainda tem respaldo nos 30 anos de atuação da Romanza Portinox Ambiente na fabricação de móveis personalizados. A marcenaria industrial trabalha com produto 100% MDF, acabamento e puxadores diferenciados, e oferece certificado de garantia. Destaque para o painel amadeirado, que reveste todo quarto na cor toscana, e para a lâmina marmorizada Pietra, no fundo do closet, lançamento na CASA COR Bahia. A penteadeira motorizada também tem atraído muita gente para o ambiente, com elevação por controle remoto e celular. As gavetas são iluminadas, com divisores internos de acrílico e estofado aveludado. “Já temos muitas encomendas para replicar o projeto com as novidades, atendendo a demandas de mulheres de todas as idades. É o lançamento dos modulados com o MDF Pietra na Suíte Gloss, onde fizemos uma composição no tom vanila, que parece uma laca fosca”, revela Tatiane Rodê, diretora de Relações Públicas da marca, dirigida há dez anos pelo empresário Márcio Oliveira.

O mobiliário com design exclusivo da rede de moveis de luxo Breton ajudou a arrematar a elegante composição da Suíte Gloss com poltronas da marca paulista criada por Annete e Marcel Rivkind, em 1967, com loja franqueada em Salvador comandada pela empresária Jô Abreu Oliveira, sob gerência de Márcio Sobral. “É a nossa primeira vez na Casa Cor Bahia, mas a parceria com Mila Caramelo e Mila Saraiva é antiga. Elas representam muito bem a imagem e o conceito de família da Breton e fizeram essa aposta nacional quando resolveram fazer um ambiente que também reflete o estilo da Breton”, valoriza Sobral, que também comemora os pedidos de novos clientes que estão se encantando com o projeto do escritório MM8.

E foi justamente uma das poltronas da Breton que foi customizada pela estilista Luciana Galeão, a pedido de Mila Caramelo e Mila Saraiva, em função do tema Sustentabilidade desta nova edição da CASA COR Bahia. “Pensamos na parceria com Luciana pois admiramos o seu trabalho e a forma peculiar com que ela mistura arte e sustentabilidade na criação de peças únicas, elegantes e contemporâneas. A proposta foi a realização de uma intervenção artesanal na poltrona Brownie da Breton, que integra o mobiliário da Suíte Gloss”, comenta Mila Caramelo. “O desafio foi utilizar sobras de tecido de couro sintético da Breton na concepção de uma nova imagem para a poltrona, valorizando o design da peça em harmonia com o projeto do quarto”, completa Mila Saraiva.

A estilista Luciana Galeão ficou radiante com a encomenda. “Fiquei muito feliz com o convite, pois já admirava o trabalho do escritório de Mila Caramelo e Saraiva, e também porque este ano o evento tem a sustentabilidade como tema, pois trabalho há muitos anos criando soluções para a utilização de resíduos”, declara a estilista, que levou dois dias construindo essa nova composição, a partir de desenhos e bordados de flores.

“As meninas escolheram o tecido em tons de telha terracota e eu selecionei as tiras de couro em tons de bronze e caramelo para compor a cartela de cores do projeto. O bordado traz flores gráficas com técnicas de upcycling que reforçam a sustentabilidade do projeto e a costura acompanhou a silhueta da poltrona com um acabamento minuncioso, tudo feito à mão, como se seguisse a anatomia e a linhas sinuosas do corpo feminino”, imagina Luciana, com a experiência de quem também atua moda.

Unindo criatividade e muito conhecimento na área de iluminação voltada para a arquitetura e design de interiores, Mila Caramelo e Mila Saraiva também desenvolveram um projeto luminotécnico e de luz arquitetural com a consultoria de Magali Santana, da Luminata. “Ela entende muito bem a importância da iluminação para um projeto, atua há 30 anos nessa área e tem muita experiência de CASA COR. Foi uma parceria perfeita, pois sabemos que o tipo e a intensidade da luz em um ambiente têm o poder de criar diferentes cenas e exploramos muito bem o conceito feminino do clima que pretendíamos criar na Suíte Gloss”, justifica Mila Caramelo. A sócia, Mila Saraiva, comenta que a parceria com Magali ajudou a transformar o espaço. "Começamos a trabalhar juntas desde o início e conseguimos construir um ambiente com uma luz bem suave, que valorizou ainda mais cada detalhe e contribuiu muito para criar o clima agradável que a Suíte Gloss pedia”.

Magali Santana faz essa tradução com muita harmonia e há muito tempo acompanha o trabalho das profissionais, com quem tem uma ótima sintonia. “Adoro as meninas, nos ouvimos muito, foi uma criação a seis mãos. Discutimos o projeto, confiamos nas ideias e o resultado foi muito bacana. A luz arquitetural deixou a Suíte Gloss muito delicada e feminina e o banheiro ganhou uma luz técnica de boa qualidade. A iluminação também tirou partido da sobreposição da parede com a madeira, destacou o designer italiano da luminária Nemo e os pendentes na cama como se fossem duas joias, brincos com uma pérola no meio, reforçando o conceito de Mila Saraiva e Mila Caramelo no feminino. Para fazer o contraponto, escolhemos uma luminária preta, trazendo uma cena mais dura e forte”, completa, com a experiência de quem também sabe surpreender com a beleza dos opostos.

Aval da curadoria e dos visitantes

Em visita à mostra, a arquiteta recém-formada Sabrina Sampaio, disse que se identificou bastante com a Suíte Gloss. “É o quarto que toda mulher sonha. Gostei muito do tom de rosa milenial e da pegada mais tecnológica. É o que a arquitetura tem que unir, beleza, funcionalidade e tecnologia. O espelho automatizado é perfeito para a mulher se maquiar ouvindo um som diferente e o ambiente supriu todas as necessidades de uma blogueira”, avalia.

A pedagoga aposentada Regina Athayde Barreto foi outra visitante que se apaixonou pelos detalhes do closet. "Achei lindo de morrer, descolado e super digital, já fiz minha selfie do espelho tecnológico e vou levar a ideia para casa”, revela.

O curador da CASA COR Bahia 2019, Carlos Amorim, afirma que o projeto da Suíte Gloss de Mila Caramelo e Mila Saraiva reflete muito bem o novo momento da mostra. “Elas já são profissionais maduras, criaram um projeto excepcional, de muita qualidade e com uma quantidade de tecnologia embarcada que trouxe muitas novidades para a CASA COR Bahia, como itens de automação que facilitam a vida no dia a dia. É uma suíte para uma mulher jovem e funciona como um quarto dinâmico e encantador. O projeto é lindo, atual e tem ainda uma pegada de sustentabilidade que aproxima a natureza do interior, com uma parede verde espetacular. Enfim, as meninas arrasaram”, parabeniza.

Há quatro anos trabalhando juntas, Mila Caramelo e Mila Saraiva assinam projetos de design de interiores e de arquitetura para espaços residenciais e comerciais, além de retrofit e têm planos para a área de hotelaria.

SERVIÇO
O quê: Mila Caramelo e Mila Saraiva apresentam a Suíte Gloss na Casa Cor Bahia 2019
Onde: Horto Florestal - Rua Estácio Gonzaga, 210
Visitação: Até 08/12 - De terça a sexta, das 16h às 22h; sábados e feriados, das 15h às 22h; e aos domingos, das 15h às 21h