Brasil, 5 de Dezembro de 2019

Fundação do ABC organiza ‘5° Fórum de Sustentabilidade’

Com inscrições gratuitas pelo site da FUABC, evento ocorrerá em 21 de novembro, no campus da Faculdade de Medicina do ABC

O Departamento de Qualidade da Fundação do ABC, por meio do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade, programou para 21 de novembro a quinta edição do “Fórum em Saúde e Sustentabilidade”, cujo objetivo é dar visibilidade a ações socioambientais relevantes, assim como promover a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e meio ambiente. Com inscrições gratuitas pelo site www.fuabc.org.br/forum, o evento das 8h às 16h será no Anfiteatro David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (Av. Lauro Gomes, 2.000 - Vila Sacadura Cabral).

Entre os palestrantes estará o coordenador do Programa Estadual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Governo do Estado, Vital de Oliveira Ribeiro Filho, que também preside o Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis. O convidado falará sobre “A sustentabilidade na gestão dos serviços de saúde”. Já a engenheira de produção química, Mirna Suzin, abordará o tema “Compostagem nos serviços de saúde”, enquanto o químico e professor do curso de Gestão em Saúde Ambiental da FMABC, Rodrigo Romão, comandará palestra sobre “Qualidade de água e a importância nos serviços de saúde”. Por fim, a integrante da coordenação estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Francisca Maria Lima Araújo, cuidará de explanação sobre “A reciclagem e os resíduos dos serviços de saúde”.

AMIGO DO MEIO AMBIENTE

No período da tarde, o 5° Fórum em Saúde e Sustentabilidade da FUABC terá a apresentação dos trabalhos das unidades da Fundação do ABC que participarão do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – certificação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo concedida anualmente às melhores práticas sustentáveis desenvolvidas em serviços de saúde públicos ou privados, de todo o País, que prestam assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na edição de 2018, oito unidades da FUABC apresentaram projetos. São elas: Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), Hospital Nardini de Mauá, Hospital Estadual de Francisco Morato (HEFM), Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá, Contrato de Gestão São Mateus, AME Praia Grande, UBS Vila Marchi de São Bernardo e Faculdade de Medicina do ABC.

Em 2019, a entrega do Prêmio Amigo do Meio Ambiente será durante a abertura do 12º Seminário Hospitais Saudáveis (SHS2019), dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O tema do evento este ano é “A Saúde pelo Clima: Liderando cadeias produtivas sustentáveis e de baixo carbono”.

Notícias ::

Mais Itens ::