Brasil, 14 de Dezembro de 2019

Cabíria Festival terá sessão infantil e dedicada a mães e pais com bebês na Cinemateca do MAM

EVENTO AUDIOVISUAL SOBRE REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES E INCENTIVO À DIVERSIDADE TEM SESSÃO DE CINEMA ADAPTADA PARA RECEBER BEBÊS E CRIANÇAS

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual realiza sua primeira edição entre os dias 22 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro. Na programação, totalmente gratuita, haverá na Cinemateca do MAM conteúdo dedicado ao público infantil, no sábado 23, às 11h30m, e no domingo, 24, às 15h, a sessão será acolhedora para mães e pais acompanhados de bebês e crianças, e também aberta ao público em geral. Serão exibidos quatro curtas-metragens, entre eles, o premiado “Lé com Cré”, de Cassandra Reis, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, e o longa-metragem “Los Silencios”, de Beatriz Seigner, que teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores de Cannes. Esse último foi escolhido para a “Sessão Mães & Filh_s – Cinema e Maternidade” que recebe, especialmente, as mães com seus bebês ou crianças, mas pais também são bem-vindos.

Integram à sessão infantil, no sábado, os curtas “Lé com Cré”, de Cassandra Reis, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019; “Vivi Lobo e o Quarto Mágico”, de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo; “Fábula da Vó Ita”, de Joyce Prado e Thalita Oshiro Meireles; e “Orun Ayiê, A Criação do Mundo”, de Jamile Coelho e Cintia Maria. Após a exibição está programado um bate-papo com as realizadoras Cassandra Reis, Mariana Lopes e Isabelle Santos.

No domingo, é a vez da coprodução colombiana, brasileira e francesa “Los Silencios”, dirigida por Beatriz Seigner, que teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2018. A “Sessão Mães & Filh_s – Cinema e Maternidade”, adaptada para mães acompanhadas por seus bebês e crianças - com luzes e volume mais amenos, fraldário, tapete especial para bebês, papeis e giz de cera à vontade. Em seguida, haverá bate-papo com a diretora. Entre o real e o fantástico, o filme conta a história de Nuria, Fabio e sua mãe, Amparo, que fogem de conflitos na Colômbia para uma ilha desconhecida na fronteira entre o país, o Brasil e o Peru. A classificação indicativa é livre.

SÁBADO – DIA 23

11h30m – 12h10m
Cinemateca do MAM

SESSÃO INFANTIL

Lé com Cré (SP, 2018, 5'29", Doc, Animação) de Cassandra Reis
Vivi Lobo e o quarto mágico (PR, 2019, 13', Ficção, Animação) de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo
Fábula da vó Ita (SP, 2017, 5'25", Ficção, Animação) Joyce Prado Thalita Oshiro Meireles
Orun Ayiê, A Criação do mundo (BA, 12’, 2015, Ficção, Animação) de Jamile Coelho e Cintia Maria
Sessão seguida de bate-papo com as realizadoras
Classificação indicativa: Livre
* Retiradas de senhas uma hora antes

DOMINGO - DIA 24

15h – 17h
Cinemateca do MAM

SESSÃO Mães & filh_s – Cinema e Maternidade
Los Silencios (Colômbia/Brasil/França, 2019, 90', Drama) de Beatriz Seigner
Sessão seguida de bate-papo com Beatriz Seigner
Classificação indicativa: Livre
* Retiradas de senhas uma hora antes

O FESTIVAL

O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual realiza primeira edição entre os dias 22 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro. Com programação gratuita, o evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro que desde 2015 incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras, sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”. A iniciativa ocupará três espaços da capital fluminense: a Cinemateca do MAM, o Cinemaison Rio e a Fundação Casa de Rui Barbosa; e se orgulha em ser viabilizada graças a muitas parcerias e quase 300 apoiadores, de uma campanha bem-sucedida de financiamento coletivo.
O festival conta com diversas parcerias, entre elas: Embaixada da França no Brasil, Cinemaison Rio, Cinemateca do MAM, Fundação Casa de Rui Barbosa, Projeto Paradiso, Video Camp, Instituto Dona de Si, ETC Filmes, Projeto Visionárias, Maquinário Narrativo, Tertúlia Narrativa, FRAPA – Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, ROTA – Festival do Roteiro Audiovisual (Rio de Janeiro), Pandora Filmes, Olhar Distribuição, Vitrine Filmes, Canal Curta, entre outras.

Notícias ::

Mais Itens ::