Brasil, 7 de Dezembro de 2019

Aliança Francesa apresenta a exposição “Chandelier Kitihawa”

CAB Veuve cambodge_0902DEFLOUIS 2 CAB Veuve cambodge_0902DEFLOUIS 2

Pela ocasião do Dia da Consciência Negra, a Aliança Francesa apresenta a exposição “Chandelier Kitihawa”, do premiado fotógrafo francês Nicolas Henry, um conto em imagens, sobre a história mundial da escravidão, que se passa entre a África e as Américas.

Entre a ficção e a realidade, a mostra identifica heróis negros dos processos de descolonização e celebra a força, a resiliência de homens, mulheres e crianças diante das adversidades, na busca por uma sociedade justa e igualitária

A exposição fica aberta na Galeria Aliança Francesa Botafogo, de 21 de novembro à 29 de fevereiro de 2020. Entrada gratuita!

A Galeria Aliança Francesa Botafogo abre na quinta-feira, dia 21 de novembro de 2019, às 19 horas, a exposição “Chandelier Kitihawa”, do premiado fotógrafo francês Nicolas Henry.

“Chandelier Kitihawa” é um conto em imagens sobre a história mundial da escravidão, que se passa entre a África e as Américas. Uma pesquisa histórica minuciosa feita para identificar os heróis negros dos processos de descolonização, a dor causada, as utopias e o que a exemplaridade africana contribui para a humanidade.

A história adquire uma ressonância universal a partir da solidariedade histórica entre os nativos e os afro-americanos. A série proposta por Nicolas celebra a força e a resiliência de homens, mulheres e crianças diante das adversidades e destaca a importância de reconhecer a história uns dos outros, com o objetivo de atingir uma coexistência pacífica e harmoniosa.

O título da mostra rememora Kitihawa, esquecida na história, filha do cacique ameríndio Potawatomi e esposa do colono Jean-Baptiste Pointe Du-Sable, fundador de Chicago. O projeto recebeu o apoio da cidade de Chicago e o Illinois Art Council, e foi criado para o DuSable Museum of African American History, que sediou uma exposição em 2017 com curadoria de Tiphanie Babinet.

De acordo com o projeto Chandelier Kitihawa, ainda em construção, o artista pretende reintroduzir heróis importantes nas lutas pela emancipação nas Américas e na África. Como um eco da história, para falar sobre o mundo de hoje, onde a desigualdade, a violência e a pobreza ainda marcam o cotidiano das minorias.

Henry combina o envolvimento da comunidade e a expressão pessoal com a fotografia, a técnica de teatro, a iluminação cinematográfica e o suporte e cenografia feitos à mão. O resultado é uma série de contos fotográficos que obscurecem a linha entre ficção e realidade, todos atestando a importância de apreciar a diversidade cultural em nossa busca por uma sociedade justa e igualitária.

“Todas as culturas são diferentes, mas a humanidade é uma comunidade única, que compartilha valores, um passado e um futuro. Todas as pessoas são diferentes, e isso é uma força para todas as sociedades, para a criatividade e a inovação. Existem 7 bilhões de formas de “ser humano”, mas nós estamos juntos como membros da mesma família, todos diferentes, mas igualmente buscando respeito aos direitos e à dignidade.”

A mensagem da UNESCO move o trabalho narrativo de Henry, que honra a coragem daqueles que lidam com as consequências de grandes eventos históricos até os dias de hoje. A série busca instigar a compaixão do público e inspirar a ação pela mudança. Além das 54 imagens do projeto que serão projetadas, o artista trará uma dúzia impressas em tecido para a exposição com a Aliança Francesa.

O projeto forneceu uma plataforma criativa onde os participantes puderam trocar ideias, enfrentar os desafios enfrentados por suas comunidades e expressar suas esperanças e ideias para o futuro.

Sobre o artista

Formado na École des Beaux Arts de Paris, Nicolas Henry é um premiado fotógrafo, diretor, produtor e artista plástico francês, conhecido por criar trabalhos participativos que revelam as histórias pessoais e coletivas de comunidades de todo o mundo. Seu estilo pessoal transita entre retratos, teatro e instalações de arte. Seu trabalho já foi exibido em diversos países, como a Alemanha, Estados Unidos, Coreia do Sul e Argentina.

Seu livro “Les Cabanes Imaginaires autour du monde – World´s in the making ”, sobre a sua série de retratos sobre antepassados de todo o mundo, chamada “Cabanes de nos grands-parents”, sobre comunidades de mais de quarenta países, foi publicado em 2016 e ganhou o prêmio literário “Prix Méditerranée du livre d’art” em 2017.

Sobre a Aliança Francesa

Com 134 anos de atividades no Brasil, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 37 associações e 68 unidades.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC).

A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras, além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro oferece 25% de desconto em todos os cursos regulares, Ateliês, Seniors, entre outros para os servidores estaduais e municipais do Rio de Janeiro.

Serviço:
Evento: Exposição “Chandelier Kitihawa” do fotógrafo francês Nicolas Henry
Local: Galeria da Aliança Francesa - Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo
Vernissage com a presença do artista: 21 de novembro de 2019 (Quinta-feira), às 19h
Encerramento da mostra: 29 de fevereiro de 2020 (Sábado)
Horário: De 2ª a 6ª, de 10h às 19h - Sáb, de 08h às 12h
Entrada franca.

https://www.nicolashenry.com/kitihawas-chandelier
www.rioaliancafrancesa.com.br

https://www.facebook.com/aliancafrancesarj

https://www.youtube.com/user/aliancafrancesarj

https://www.instagram.com/rioaliancafrancesa/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS