Brasil, 7 de Dezembro de 2019

Sobramfa promove curso intensivo para melhorar desempenho de médicos

Segundo o diretor Marco Aurelio Janaudis, médicos que atuam com prevenção, atenção primária, doenças crônicas e cuidados paliativos aprendem a conciliar Medicina baseada em evidências com Medicina Humanista

O curso prático para médicos oferecido pela Sobramfa tem dois módulos de imersão: o básico, realizado em apenas uma semana, e o estendido, com duração de quinze dias. Ambos são destinados a profissionais em atuação e podem ser personalizados de acordo com interesses específicos dos candidatos. O objetivo é otimizar o desempenho profissional de médicos que trabalham com prevenção, atenção primária, pacientes crônicos e de alta complexidade, além de cuidados paliativos – sempre buscando conciliar a Medicina baseada em evidências com a Medicina Humanista.

Há quase 30 anos, a Sobramfa iniciou sua trajetória como Sociedade Brasileira de Medicina de Família – muito antes de o termo ser tratado com fins políticos e ganhar contornos que diferem do ideal da Medicina centrada no paciente. Na última década, entretanto, a instituição ampliou sua atuação – principalmente na área da Educação. A partir daí, passou a se chamar Sobramfa – Educação Médica & Humanismo, oferecendo um dos melhores estágios em Medicina do país, além de diversos outros cursos e atividades culturais. A entidade promove, inclusive, o principal congresso do segmento – que está em sua 23ª edição.

Na opinião do médico e diretor Marco Aurelio Janaudis, há uma clara percepção de que os estudantes ingressam na faculdade de Medicina ansiando por tratar e curar pessoas e, ao longo dos seis anos regulamentares, acabam se afastando dos pacientes e centrando esforços nos tratamentos, novas tecnologias e recursos de ponta. Ou seja, o foco se desloca da pessoa para a doença. “A consequência disso são pacientes quase sempre insatisfeitos com o distanciamento dos médicos, com a falta de interesse numa aproximação que só contribui para melhorar o desempenho profissional e a aceitação do doente diante de tratamentos às vezes árduos”.

Janaudis diz que o curso intensivo para médicos conta com atividades teóricas e práticas. “Em nossas reuniões científicas semanais, há sempre discussões de casos clínicos e artigos científicos. Já na parte prática, como o braço assistencial da Sobramfa realiza cuidados continuados a cerca de 13 mil pacientes de hospitais privados e operadoras de saúde, além de 600 pacientes de flats especializados no atendimento ao idoso, os candidatos podem acompanhar de perto o trabalho desenvolvido por uma equipe sempre atenta à construção de vínculos. Com relação aos pacientes em cuidados paliativos, o médico aprenderá técnicas para melhor discutir a possibilidade de morte, a dar notícias difíceis, a lidar com a frustração de não ser capaz de curar a todos e ainda assim transmitir segurança ao paciente e sua família de que estará atento e presente até o fim.” Mais informações: https://sobramfa.com.br/curso-de-imersao-para-medicos/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS